Hangouts On Air

Hangouts On Air

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Com Hangouts On Air, faça videoconferências de forma simples e prática

Paulo Figueiredo
por Paulo Figueiredo em 15/08/2014 19h50

O Google Hangouts On Air é um serviço de streaming de vídeo do Google+, integrado ao YouTube, que permite aos usuários conversar com até dez pessoas ao vivo em uma vídeo-conferência, disponibilizando a transmissão para qualquer usuário conectado na rede no mesmo momento. O serviço tem sido utilizado por celebridades, veículos de comunicação e acadêmicos do mundo todo pela alta capacidade de disseminação e também pela gratuidade do serviço.

Para começar, acesse a página e selecione “Iniciar Hangout On Air”. Você poderá convidar os círculos ou pessoas específicas para participar do diálogo online, mas também contará com a opção de abrir a transmissão para a participação do grande público. Neste caso, qualquer espectador com webcam e microfone pode entrar na conversa, desde que haja uma vaga disponível dentre o limite de dez participantes por vez.

Ferramentas que contam pontos

Para que você tenha tempo de avisar aos amigos e ao público em geral sobre um Hangout que pretende criar, é possível agendar uma transmissão. O agendamento funciona assim como você já faz para convidar amigos para os eventos no Google+. Além disso, é possível conferir a entrada de usuários na transmissão mesmo antes do início do evento: por isso, dá para atrasar o início do vídeo e avisar os espectadores enquanto um convidado importante ainda não está online.

Durante uma transmissão, também é possível compartilhar telas e programas no desktop ou fazer desenhos; tudo com facilidade, atingindo o público com fins didáticos. Uma outra opção é compartilhar links em formas de vitrine, editar arquivos coletivamente no Google Drive, ajustar a qualidade de vídeo, entre outras possibilidades que você pode encontrar no botão “Adicionar aplicativos” (desenvolvedores externos podem adicionar ferramentas a qualquer tempo na plataforma).

Plataformas mobile

A ferramenta também possui a versão mobile. Mas atenção, ao iniciar um Hangout On Air qualquer pessoa poderá encontrar a transmissão no Google+ ou YouTube por meio de pesquisas. Para conversas íntimas, evite utilizar a ferramenta.

Cuidados com a transmissão

É importante lembrar que, mesmo em uma transmissão ao vivo, o Google não permite que direitos autorais de terceiros sejam violados. Músicas e vídeos que estejam sendo reproduzidos na tela do criador ou dos participantes da vídeo-chamada podem ser detectados pelo Content ID - um detector automático da empresa que identifica violação de direitos de propriedade. Felizmente, não é preciso ter receio: o criador de um Hangout On Air pode facilmente expulsar qualquer participante “sem noção” com apenas um clique.

Após a transmissão ao vivo, o vídeo é automaticamente convertido em uma gravação disponibilizada no YouTube e no Google+, que pode ser acessada através dos mesmos links em que era possível encontrar a transmissão ao vivo.

Faça hoje mesmo uma vídeo-conferência! Baixe grátis Hangout On Air no TechTudo Downloads.

Nossa opinião

O Hangouts On Air é um serviço bem encaixado dentro das possibilidades do Google+. Apesar da rede social sofrer ainda da ausência de usuários cativos, o serviço de transmissão de vídeo promete grandes histórias para o futuro, principalmente por ser ao vivo, gratuito e eficiente. Se aproveitar desde agora, o usuário poderá conversar com grandes personalidades do mundo contemporâneo e fazer uma série de interações que vai guardar na memória.

As conferências ao vivo não são mais novidade desde que, há dez anos atrás, o Skype lançou um serviço vOIP para que famílias pudessem se comunicar por webcam entre computadores. O Google, com o Hangouts, trouxe a experiência mais próxima dos usuários de redes sociais e mensageiros instantâneos. O aplicativo consolida essa ideia ao trazer para o usuário comum a possibilidade de conhecer e travar diálogo com pessoas novas, e até com celebridades.

Para aproveitar melhor, o usuário deve estar atento às transmissões programadas na página oficial do serviço. Jornais, empresas e personalidades públicas costumam usar a plataforma para conversar com o grande público, e é grande a chance do usuário comum chegar a trocar palavras com esses ícones. Este é o ganho que a tecnologia sempre possibilitou e que o Google tornou palpável.

Mas se você é criativo, independente e tem uma ideia em mente, ou uma causa a ser difundida, a plataforma do app também pode ser ideal. Experimente planejar o conteúdo programático do que deseja discutir na internet, prepare seu quarto com uma iluminação forte e som ambiente agradável, agende um Hangouts On Air com nome e descrição clara e convide as pessoas e as organizações certas. Pronto: basta se dedicar e você poderá ver o seu sonho se realizar.

 

Prós
  • Ferramenta útil para lançar uma nova ideia
  • Usabilidade simples
  • Variedade de ferramentas
Contras
  • Poucos usuários na plataforma

Fotos

Usuários do Hangouts On Air, do Google+, terão que usar o YouTube Live a partir de setembro.
Aprenda a fazer uma reunião virtual ou gravar o vídeo automaticamente em sua conta do YouTube
Internautas agora podem criar um perfil público durante a inscrição ou mais tarde, quando preferirem.
Reações dos espectadores aparecem em um gráfico, que mostra se público está gostando ou não da apresentação. Ferramenta pode ser usada por marcas e figuras públicas.
Aprenda a divulgar vídeos ao vivo por meio da sua página na rede social do Google e manter a transmissão como não listada nas buscas do YouTube.
Tire todas as suas dúvidas sobre o serviço do Google e melhore sua experiência na ferramenta.
Confira porque a rede social atual do Google pode ser uma boa alternativa para antigos usuários do Orkut.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Google Inc.

Nossa Opinião

NOTA tt
9.8

O Hangouts On Air é um serviço bem encaixado dentro das possibilidades do Google+. Apesar da rede social sofrer ainda da ausência de usuários cativos, o serviço de transmissão de vídeo promete grandes histórias para o futuro, principalmente por ser ao vivo, gratuito e eficiente. Se aproveitar desde agora, o usuário poderá conversar com grandes personalidades do mundo contemporâneo e fazer uma série de interações que vai guardar na memória.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Áudio e Vídeo ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Áudio e Vídeo