Happy Acres

Happy Acres

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Happy Acres: cuide de uma fazendinha no Facebook

Teresa Furtado
por Teresa Furtado em 09/10/2014 12h26

Happy Acres é um jogo gratuito de Facebook cujo objetivo é tomar conta de uma fazendinha. Você é o responsável por plantar e colher alimentos, fabricar produtos, construir ferramentas na oficina e, claro, vender tudo isso para seus vizinhos para ganhar dinheiro. Conforme ganha moedas, o jogador pode comprar terrenos e maquinário para expandir seu rancho feliz.

No game social, o usuário controla Samantha, uma jovem que foi para o sítio ajudar seus avós, que estão se aposentando. Todas as tarefas são de sua obrigação, não existem ajudantes ou empregados. O jogo começa com um pequeno tutorial que ensina os primeiros passos da vida no campo. Depois dos primeiros níveis, a forma de gerenciar o tempo fica por conta de cada um.

Cuide de plantas e animais

Sua fazenda começa com oito campos arados, vaca e galinha. Plantar e alimentar os animais dão pontos de experiência (XP), que fazem o jogador subir de nível. Isso também acontece ao vender alimentos para os vizinhos que aparecerem à sua porta, entregar pedidos de clientes, cumprir missões específicas, ajudar na fazenda dos vizinhos, confeccionar produtos e ganhar troféus.

À medida que se passam as fases, novas máquinas, tipos de sementes e árvores, animais, prédios e itens de decoração são desbloqueadas na lojinha. Alguns itens podem ser comprados com moedas, enquanto outros requerem gemas. Estas são mais difíceis de serem obtidas, pois vêm como recompensa apenas quando o usuário sobe de nível. Ambas podem ser compradas com dinheiro de verdade, via cartão de crédito, boleto bancário, débito automático ou celular, mas isso não é obrigatório para evolução no jogo.

Interaja com vizinhos

Happy Acres proporciona dois tipos de interação com vizinhos. O primeiro deles é com os personagens do jogo, que vêm à entrada da fazenda para fazer pedidos. Eles também são os seus clientes, cujos pedidos de itens ficam listados em um quadro de avisos.

Mas também é possível adicionar jogadores de verdade, bastando clicar em “Adicionar amigo” na parte inferior da tela. Isso não inclui a pessoa como seu contato no Facebook, apenas no jogo. Seus amigos do game podem te ajudar com algumas tarefas e serem ajudados. Quem ajuda ganha pontos de experiência e moedas, o que significa que é bom para os dois lados.

Há ainda outra forma de interagir com pessoas sem precisar adicioná-las. Isso acontece pelos “Classificados”, área onde os jogadores anunciam os produtos que querem vender. Se você estiver precisando de um item, basta procurar por lá. Cada vendedor estipula o preço que quiser para seus produtos, funcionando como um verdadeiro mercado.

Nossa opinião

Happy Acres é um jogo de fazendinha típico, com seus pontos fracos e fortes. Os gráficos são bonitos, os personagens e objetos são fofos e simpáticos, mas é ruim clicar nos objetos. Ao contrário do esperado em títulos como esse, nem tudo é intuitivo. Alguns recursos têm funcionamento muito obscuro e não há indicações de como executá-las. A maneira como é construído tem tudo para agradar quem gosta do gênero, mas alguns erros grotescos podem espantar jogadores menos pacientes.

O pior deles, é que algumas plantações são transformadas em outras. Você planta trevo, cujo tempo de colheita é de 15 segundos, e de repente ele se transforma em soja, que demora 1 hora para ficar no ponto. Isso arruína todo o gerenciamento de tempo, que, afinal, é o propósito do jogo. O bug não acontece toda hora (até o nível 16, foram quatro vezes), mas é o tipo de erro que simplesmente não poderia ocorrer.

A “sorte” do game é que seus pontos fortes podem prender o jogador. E se a falha acontece quando o vício já pegou, é bastante provável relevar o incidente. Além de sempre ter um monte de coisa para fazer, o sistema de pedidos dos clientes gera uma complexidade extra na hora de atendê-los. Muitas vezes, atender a um pedido significa deixar de ter os produtos para atender a dois, três, que podem ser mais rentáveis juntos. O cumprimento das tarefas fica mais dinâmico e interessante, exigindo do usuário um pouco mais do que o de costume nesses títulos.

Outro grande acerto é o sistema de classificados. Muitos usuários de jogos sociais só querem criar seus animais e plantinhas em paz, e depender de adicionar pessoas pode ser frustrante. Com a vendinha, o desenvolvedor consegue impulsionar a interatividade entre jogadores sem que eles devam favores entre si. Também é muito legal ver os nomes de fazendinhas, que aparecem nos classificados, escritos em língua árabe, espanhol e idiomas diversos.

Em suma, o joguinho para Facebook é mais um representante do gênero fazendinha, sem nada que o torne excepcional. Depois de um tempo jogando você obviamente quer cumprir as tarefas e ganhar recompensas, mas isso é o que acontece normalmente para quem curte plantar, colher e alimentar animaizinhos.

Prós
  • Gratuito
  • Sistema de pedidos dos clientes complexifica o gerenciamento do tempo
  • Classificados dispensa adicionar desconhecidos para comprar/vender itens
Contras
  • Interface apresenta dificuldade para usuário clicar em objetos
  • Bug que muda a plantação
  • Algumas funções são de difícil entendimento

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Funplus

Nossa Opinião

NOTA tt
7.0

Happy Acres é um jogo de fazendinha típico, com seus pontos fracos e fortes. Os gráficos são bonitos, os personagens e objetos são fofos e simpáticos, mas é ruim clicar nos objetos. Ao contrário do esperado em títulos como esse, nem tudo é intuitivo. Alguns recursos têm funcionamento muito obscuro e não há indicações de como executá-las. A maneira como é construído tem tudo para agradar quem gosta do gênero, mas alguns erros grotescos podem espantar jogadores menos pacientes.

Opinião dos usuários

Fórum

Happy Acres

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos simuladores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos simuladores