I Juca Pirama

I Juca Pirama

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

I Juca Pirama: conheça o poema mais famoso de Gonçalves Dias

Milena Pereira
por Milena Pereira em 21/08/2013 15h31

I Juca Pirama é um poema Indianista do Romantismo brasileiro escrito pelo poeta maranhense Gonçalves Dias(1823 - 1864). O autor, que além de poeta era advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo, publicou sua obra em 1851 toda sobre versos decassilábicos( dez sílabas poéticas) e alexandrinos ( doze sílabas poéticas), e dividida em dez cantos e 484 versos.

O nome do poema é de origem Tupi, e quer dizer "aquele que deve ser matado". O nome é bastante condizente com o enredo da obra. Nela,um guerreiro Tupi foge da destruição na costa e sobrevive, mas acaba sendo aprisionado por uma tripo antropófaga, ou seja, que consome carne humana. Como cultura dessa tribo, chamada Timbira, ele deve ser sacrificado conforme o rito sugere.

Ainda como parte do rito, o chefe Timbira pede que o guerreiro cante suas aventuras e façanhas para que a tribo sinta ainda mais prazer em sacrificá-lo e deverorá-lo. O cântico é marcado por valentia e leve tom de despedida, mas também por pedidos de clemência - pelo mérito de ter sido o único sobrevivente de sua tribo -, e de piedade - para que tenha a vida poupada para ajudar o pai doente.

O curioso é que as palavras do guerreiro comovem a tribo e eles desistem de sacrificá-lo. Com isso, o índio retorna a sua tribo, porém, quando seu pai o vê pintado para o ritual, envergonha-se de sua postura e o obriga a retornar e cumprir o papel de sacrifício que lhe foi dado, tal qual sua valentia lhe obriga. Apesar de toda essa história, acredite se quiser, há mais reviravoltas!

Baixe I Juca Pirama e surpreenda-se com essa história cheia de aventura!

Confira o resumo do livro I Juca Pirama no Educação e prepare-se para o vestibular e para a prova do Enem.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Domínio Público

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre E-books e cultura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-books e cultura