iMovie

iMovie

8.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Com iMovie, seja o diretor e produtor de seus próprios vídeos

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 28/10/2013 13h04

O iMovie é o programa de vídeos da Apple que permite criar, editar e compartilhar filmes e trailers usando apenas seu Mac ou iOS. Com a rápida popularização de câmeras e a adoção delas em muito gadgets, criar filmes tornou-se rotina.

O programa possui uma interface bastante intuitiva que permite a qualquer um criar e editar seus próprios filmes, além de contar histórias como nunca imaginou. Além disso, ele conta com suporte nativo a vídeo AVCHD.

Com o software, você explora a biblioteca de vídeos, compartilha seus momentos favoritos, cria filmes em HD e trailers no mesmo estilo das produções feitas em Hollywood. Com a ajuda do serviço iCloud e do iMovie Theater, você assiste todos eles em qualquer dispositivo.

O serviço permite enviar clipes de vídeo e projetos por e-mail, compartilhar no Facebook, publicar direto no YouTube e Vimeo ou colocar vídeos de notícias no CNN iReport. Assim, você compartilha seus trabalhos com a família, amigos e o mundo.

Criando Trailers

Crie seus próprios trailers no melhor estilo de Hollywood, usando um dos 14 modelos de trailers com gráficos incríveis e trilhas originais de alguns dos maiores compositores do cinema. Você pode, ainda, personalizar logos de estúdios de cinema, listas de elenco e os créditos no Outline.

Tudo que precisa fazer é selecionar os melhores vídeos e fotos para o seu trailer e soltá-los nas áreas animadas do Storyboard. Depois, adicione conteúdo da sua biblioteca ou grave novas imagens direto no seu trailer.

Criando filmes

Tudo é feito de uma forma bem fácil, você cria filmes bonitos em HD apenas escolhendo qualquer um dos 15 temas exclusivos com os respectivos títulos e transições. Em seguida, é possível melhorar seu filme criando títulos, transições, globos em 3D e mapas de viagem.

Além disso, colocar a ação mais lenta ou mais rápida com os efeitos de câmera lenta e avanço rápido. Se quiser, bastar arrastar um clipe sobre o outro para criar efeitos de picture-in-picture, lado a lado e tela verde.

Editando o som

Contudo, não é só a parte visual do vídeo que é editável. Você pode usar ondas de áudio codificadas por cor para encontrar o volume, o aparecimento e o diminuendo certos e criar edições de áudio avançadas.

Pode, também, criar uma trilha ao usar músicas e efeitos sonoros existentes, músicas da sua biblioteca do iTunes, músicas gravadas no GarageBand ou com uma narração.

Versão para iOS

Quem não tem seu Mac por perto também pode usar a ferramenta tranquilamente, pois ela possui uma versão para iOS. Ela coloca na ponta dos seus dedos tudo o que precisa para fazer a maior parte do trabalho de edição e contar a sua história. No app, você pode usar movimentos multi-touch e fazer sua edição de um jeito simples e intuitivo.

Ao usá-lo, você rapidamente visualiza e compartilha vídeos, pois pode ver sua biblioteca no modo de navegação e compartilhar um clipe ou parte dele. Com o programa, você se torna o diretor e produtor de suas obras e pode mostrar ao mundo seu talento. Faça o download de iMovie e experimente!

Nossa opinião

O app faz um bom trabalho de reorganizar a tela quando você alternar do modo de orientação retrato para paisagem, preenchendo a parte superior (quase) metade da tela com a visualização de vídeo do projeto. Você pode contrair ou expandir a linha do tempo, mas você não pode ajustar o tamanho relativo das três áreas.

Um dos destaques do iMovie é o recurso de criar trailers, alias, uma das atividades mais legais de se fazer com o programa. Ao iniciar um projeto desse tipo, você já terá na parte inferior, nove opções de temas apropriadamente decorados: Bollywood, Expedition, Conto de Fadas, Narrativa, Retro, Romance, Scary, super-herói, e Swashbuckler. Só isso já agiliza boa parte do seu trabalho.

Apesar da interface ser boa e intuitiva, para algumas ações, o iMovie não é tão intuitivo quanto poderia ser: por exemplo, para dividir um clipe, você tem que bater para baixo sobre o ponto de inserção de linha do tempo. Não há nada na interface que lhe diga que é o que você tem que fazer.

Quando você alterna na guia estrutura de tópicos para o guia de Storyboard, você verá miniaturas da cena sugerida, cada um com uma indicação de tempo em segundos. Algo quase idêntico ao que você pode fazer na versão Mac do iMovie, o que demonstra a consistência da interface do programa, independente de dispositivo.

O iMovie faz um ótimo uso do suporte a multitouch e boa parte do que é feito nele acontece através de toques multiplus, seja dando um duplo toque para digitar um clipe ou foto em seu cronograma ou mantendo um dedo abaixo e arrastando para mover um clipe para uma posição diferente na linha de tempo.

O aplicativo tem um bom desempenho e permite salvar vídeos com resolução Full-HD (1080p), o que lhe dá poder para fazer filmes com qualidade profissional. Claro, é sempre bom lembrar que mesmo com todos os recursos dos gadgets da Apple – principalmente o iPad – nenhum deles ainda é um equipamento profissional de edição de vídeos.

Finalmente, da tela principal do iMovie você pode compartilhar sua criação cinematográfica diretamente para o YouTube, Facebook, Vimeo ou CNN iReport. Para consumo local, você pode enviá-lo para o rolo da câmera, para o iTunes, ou jogá-lo para uma Apple TV em HD usando a tecnologia AirPlay. Ou seja, o programa oferece uma boa variedade de opções de compartilhamento.

Prós
  • Boa reorganização da tela quando você muda do modo retrato para paisagem
  • Simplifica a criação de trailers
  • Interface do programa é consistente, independente do dispositivo
  • Bom uso do multitouch
  • Boas opções de compartilhamento, principalmente para sites de vídeo populares da web.
  • Bom desempenho
  • Permite salvar vídeos com resolução Full-HD (1080p)
Contras
  • Algumas operações não tão intuitiva
  • Formatação de texto limitada

Fotos

Evento gratuito traz aulas sobre vídeo ou áudio. Cursos são ministrados em São Paulo e no Rio.
Aprenda a mesclar vídeos no editor de vídeos da Apple.
Aprenda a atualizar o app de vídeos da Apple para iPhone (iOS).
Tutorial ensina como desvincular o áudio do vídeo e fazer edições individuais no iMovie para iPhone.
Recurso permite que usuário regule os áudios de um projeto no editor de vídeos para smartphones da Apple.
Aplicativo de edição já conta com várias opções de efeitos para o iOS.
Recurso é um dos mais usados na hora de editar vídeo no iOS.
Recurso permite que usuário grave o áudio enquanto o vídeo é reproduzido no celular.
Também é possível compartilhar os vídeos em outros apps, como o WhatsApp.
Tutorial ensina a guardar projetos do iMovie no iPhone.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Lançamento

01/11/2011

Nossa Opinião

NOTA tt
8.0

O app faz um bom trabalho de reorganizar a tela quando você alternar do modo de orientação retrato para paisagem, preenchendo a parte superior (quase) metade da tela com a visualização de vídeo do projeto. Você pode contrair ou expandir a linha do tempo, mas você não pode ajustar o tamanho relativo das três áreas.

Opinião dos usuários

Fórum

iMovie

Você ficou com alguma dúvida sobre Edição e criação ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Edição e criação