iOS 13: novo sistema do iPhone traz modo noturno e apps mais rápidos

O iOS 13 é a décima terceira versão do sistema operacional móvel da Apple para iPhone, lançado inicialmente no dia 19 de setembro de 2019. Anunciado na WWDC 2019, que ocorreu entre os dias 3 e 7 de junho em San Jose, na Califórnia, nos Estados Unidos, a novidade vem substituir o software anterior da empresa, o iOS 12. Compatível a partir da geração 6S, o novo sistema já vem instalado nos novos iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max. A versão para iPad passou a ser chamada de iPadOS.
A atualização traz o modo noturno, ajuste de iluminação com o objetivo de entregar mais conforto à visão dos usuários em ambientes escuros. Com isso, aplicativos, widgets, notificações e interface geral do sistema invertem de tonalidade. Também há estudos que comprovam que o sistema majoritariamente preto gera economia de energia e emite menos luz azul, nociva para o sono dos seres humanos. O recurso já está disponível no sistema operacional macOS Mojave, disponível para Macs.
O iOS 13 promete facilitar a vida de quem tem Internet problemática: os arquivos de instalação de aplicativos devem ficar até 50% menores e de atualização, 60%. Além disso, os apps podem carregar até duas vezes mais rápido, de acordo com Craig Federighi, executivo da companhia. O aplicativo nativo de Lembretes foi refeito do zero. "Apenas escreva o que você quiser e o aplicativo saberá quando te mandar um alerta", explicou Craig.
Além disso, a plataforma oferece o "Sign-in with Apple", com promessa de mais segurança para logar em aplicativos. A tecnologia até mesmo inventa e-mails temporários para cadastros em sites/apps menos conhecidos.