iOS

iOS

10
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

iOS: conheça o sistema operacional do iPhone

Tatiane Mota
por Tatiane Mota em 09/12/2019 13h13

O iOS é o sistema operacional móvel da Apple. O software é utilizado no iPhone e no iPod Touch, com o variante iPadOS no iPad, além de fazer integração com outros sistemas da marca, como o macOS, do Mac, e o tvOS, da Apple TV. A primeira versão do iOS foi lançada em 2007 com o objetivo de dar praticidade às operações básicas dos smartphones da maçã e ser um sistema mais funcional em relação ao Android, principal concorrente.

A versão mais recente do sistema da Apple é o iOS 13.

Nossa opinião

O iOS foi desenvolvido especificamente para dispositivos touchscreen, sendo o primeiro a introduzir o uso dos dedos para gerir a interface, dispensando o uso de canetas. A interação direta com a tela possibilitou a criação de gestos como a "pinça", para dar zoom ou diminuir a exibição de conteúdos na tela. Desde então, o sistema já passou por diversas mudanças.

As atualizações maiores e mais pesadas do iOS (iOS 11, iOS 12, iOS 13) são feitas anualmente. Já as versões menores, normalmente com funções simples e solução de bugs (iOS 13.1, iOS 13.1.2) não têm um momento determinado para acontecer, sendo lançadas na medida em que a empresa identifica a necessidade de correções e melhorias para otimizar o desempenho.

O iOS já vem com um conjunto de apps nativos da Apple, entre os quais estão Música, Podcasts, TV, Mapas, Notas, Contatos, Livros, Safari, além da assistente de voz Siri e do serviço de nuvem iCloud. A segurança é outra característica enfatizada pela Apple, que busca manter um rígido controle de qualidade em relação aos aplicativos enviados à App Store. Assim, as chances de instalação de aplicativos nocivos tendem a ser mais baixas.

Mesmo as versões recentes do sistema conservam os pilares originais do iOS, que são: design minimalista, facilidade de mexer e a experiência de uso padronizada. Ou seja, todos os aparelhos com o iOS possuem a mesma interface, e os usuários sabem exatamente o que esperar.

Diferentemente do Android, o iOS não permite muitas personalizações, evitando que ocorram problemas e divergências nos aplicativos em cada aparelho. A Apple vem avançando em relação aos recursos e buscando otimizar o funcionamento do sistema, sobretudo em relação às exigências dos usuários.

Prós
  • Leveza
  • Visual
  • Rapidez
  • Padronização
  • Simplicidade de uso
Contras
  • Não flexível
  • Custo

Fotos

Android e iPhone permitem fazer ajuste manual para exibir a hora correta.
Feliz Dia do Professor 2020: Google altera a logo do buscador para homenagear os mestres
Tutorial ensina passos no Android e no iPhone (iOS).
Anatel oferece teste gratuito que mostra dados ligados à qualidade da conexão. Ferramenta também tem aplicativo para iPhone (iOS) e Android.
Fabricantes sugerem alternativas que podem ser realizadas pelo próprio usuário.
Customização pode causar demora de até dois segundos para abrir apps no iPhone
Lista traz semelhanças entre recursos dos sistemas operacionais mais famosos; confira
Player em modo picture-in-picture no iPhone é uma das mudanças do iOS 14
Pontos laranja e verde ao lado da bateria indicam que apps estão acessando a câmera e microfone do iPhone
iOS 14 deixa colocar widgets na tela de início do iPhone, e apps de terceiros trazem mais opções de personalização
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Nossa Opinião

NOTA tt
10

O iOS foi desenvolvido especificamente para dispositivos touchscreen, sendo o primeiro a introduzir o uso dos dedos para gerir a interface, dispensando o uso de canetas. A interação direta com a tela possibilitou a criação de gestos como a "pinça", para dar zoom ou diminuir a exibição de conteúdos na tela. Desde então, o sistema já passou por diversas mudanças.

Opinião dos usuários

Fórum

iOS

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais