JAWS Screen Reading Software

JAWS Screen Reading Software

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

JAWS torna computadores mais acessíveis para deficientes visuais

Gabriel Galli
por Gabriel Galli em 08/02/2017 14h37

O JAWS Screen Reading Software é um dos leitores de tela mais populares para Windows. O software foi desenvolvido para tornar mais acessível o uso de computadores por deficientes visuais e por aquelas que não conseguem utilizar um mouse, seja por não conseguir visualizar o ponteiro na tela ou por não ter condições de movê-lo. O nome JAWS é uma sigla de Job Access With Speech (do inglês, acesso ao trabalho com voz).

Nossa opinião

O software realiza a leitura da tela de forma dinâmica e direta. Após instalado, ele é iniciado automaticamente com o Windows e é invisível durante o uso. Apenas uma pequena janela aparece se o ícone do programa for clicado na barra de tarefas. Nele, é possível acessar as opções de configuração e documentação.

Nota-se o esforço da empresa para simplificar a instalação, possibilitando que ela aconteça por comando de voz assim que o instalador é aberto. O JAWS realiza automaticamente a leitura de todas as janelas do Windows e inclusive de menus, como o de volume, explicando a função de algumas barras e botões.

Para quem está acostumado com a voz fluida do Google Translate, a fala padrão do JAWS pode parecer extremamente mecânica e pouco natural. É necessário prestar bastante atenção ao que software está falando para compreender o que está sendo dito. Como o programa faz uma leitura rápida da tela, evitando que se perca muito tempo em um único conteúdo, pode ser mais fácil utilizá-lo com um fone de ouvido, já que os barulhos do ambiente podem interferir na compreensão. É possível mudar as vozes no menu de configurações, mas mesmo as mais fluidas ainda são bastante mecanizadas. A velocidade delas também pode ser aumentada e diminuída.

Cada vez que se escreve na tela o software começa a ditar as letras que são digitadas. O recurso é bastante intuitivo e auxilia pessoas que precisam escrever e não tem como visualizar o teclado. Quando se digita rápido demais, entretanto, acontece uma sobreposição dos áudios e o ditado fica incompreensível. Por isso, é necessário sempre aguardar o software terminar de falar o nome da tecla digitada para prosseguir. Outro ponto que pode ser confuso é que a tradução para português brasileiro não é muito precisa para algumas teclas. A tecla “espaço” é lida como “ispáci” (uma leitura incorreta de “space” em inglês). É bastante irritante ouvir “ispáci” após escrever cada palavra. Uma correção simples poderia ter resolvido o problema.

Na escrita de textos, o software não anuncia em voz quando a tecla backspace é apertada, mas apenas repete o caractere que foi apagado. Isso pode dificultar ter noção de erros caso se aperte algo acidentalmente durante a escrita de textos longos.

O uso do JAWS é otimizado para as pessoas que não utilizam mouse. Há uma grande quantidade de atalhos que precisam ser memorizados antes de começar a usar o programa. Isso pode ser complicado no começo, mas depois se torna habitual para quem utiliza o software com frequência.

O JAWS funciona bem e cumpre com a função de tornar mais acessível o uso de computadores para pessoas cegas, mas carece de melhor acabamento nas vozes e em pequenos detalhes, como a tradução das teclas do teclado, que pode fazer grande diferença para quem o usa diariamente.

Prós
  • Muito fácil de instalar, com leitura de voz iniciando assim que se abre o instalador.
  • Compatível com diversas linhas Braille.
  • Disponível em português brasileiro e outros 20 idiomas.
  • Integração com pacote Office, Firefox, Chrome e Internet Explorer.
Contras
  • Vozes muito mecânicas e pouco fluidas
  • Erros de tradução de algumas teclas para o português brasileiro
  • Dificuldade para acessar menus de configuração.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Freedom Scientific, Inc

Lançamento

08/02/2017

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

O software realiza a leitura da tela de forma dinâmica e direta. Após instalado, ele é iniciado automaticamente com o Windows e é invisível durante o uso. Apenas uma pequena janela aparece se o ícone do programa for clicado na barra de tarefas. Nele, é possível acessar as opções de configuração e documentação.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Ferramentas de sistema ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Ferramentas de sistema