Keynote

Keynote

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Keynote: baixe a nova versão e crie apresentações de seu iGadget ou Mac

Marvin Costa
por Marvin Costa em 23/10/2013 13h50

O Keynote é o programa para criação de apresentações de slides da Apple. O software, que conta com versões para Mac OS X e iOS, permite criar trabalhos ricos em gráficos e com transições animadas. Apesar de ser destinado aos usuários de Mac, os arquivos produzidos podem ser exportados e convertidos automaticamente para os formatos PowerPoint, PDF e até mesmo em formato de vídeo, para visualização no QuickTime e YouTube.

Assim como no software da Microsoft, a utilização do app de slides da Apple começa com a definição do plano de fundo. A diferença entre ambos está no maior número de possibilidades oferecidas pelo programa. O usuário é capaz de acrescentar gráficos, tabelas, fotos e elementos 3D, que podem ser animados durante a apresentação.

O software conta diversos temas prontos - sendo 30 deles novidades da versão 6.0 -, que o usuário pode utilizar como base para criar suas apresentações. Há opções de criar trabalhos padrão e panorâmicos (que possuem orientação estendida na horizontal, sendo indicadas para telas widescreen e visualização horizontal em dispositivos móveis).

Outra função interessante do programa é a que permite incluir um link que leva à sua página na web. Assim, quando alguém acessar uma apresentação criada por você, será redirecionado para seu perfil em uma rede social, blog ou site. Desta maneira, o criador do conteúdo ganha uma nova forma de garantir a autoria do trabalho.

Compartilhamento e compatibilidade

As opções de compartilhamento do Keynote permitem que os usuários enviem um link direto utilizando o iCloud. Além disso, é possível enviar seus trabalhos via SMS, iMessage, e-mail e para redes sociais, como Twitter ou Facebook. Tudo isso sem a necessidade de sair do programa. Os arquivos podem ser exportados ainda em formato de vídeo direto para uma conta do YouTube ou Vimeo.

O programa apresenta também diversas possibilidades de formatos para salvar suas apresentações. Os arquivos podem ser exportados para PDF, PPT, HTML, QuickTime e outras extensões de arquivos de imagem mais comuns. A compatibilidade com Microsoft PowerPoint é garantida.

Personalização

Para personalizar apresentações, o usuário pode importar fotos, áudios e vídeos diretamente de sua biblioteca pessoal. O programa oferece boas opções de apresentações com gráficos em 2D e 3D. Há ainda opção de gráficos interativos, que são exibidos sob a forma de animação.

Para quem busca um design moderno e de bom gosto, o aplicativo não decepciona. É possível incluir bordas, sombras e máscaras, que permitem editar as imagens de fundo, ampliando-as de acordo com o estilo que o usuário preferir.

O software conta ainda com a função “Alfa Instantâneo”, na qual as mesmas imagens de fundo podem ser alteradas com novas cores. Por fim, o navegador de slides permite percorrer todos os detalhes da sua apresentação, além de adicionar novos slides e reordená-los rapidamente.

Flexibilidade na apresentação

Com Keynote, você tem um controle ainda maior das suas apresentações. O programa oferece recursos para que o usuário tenha uma visualização mais ampla da apresentação em sua tela, diferente daquela disponível à plateia, e possa se programar de acordo com o tempo disponível e com os próximos slides.

Caso o local da apresentação possua conexão Wi-Fi, o iPod ou iTouch do palestrante pode ser transformado em controle remoto, garantindo maior mobilidade e interação com a plateia.

Versão para iOS

Com Keynote para iOS você deixará seus amigos impressionados com as apresentações criadas em seu iGadget. Adicione efeitos de transição de slide e crie animações de alta qualidade em apenas alguns segundos. É possível organizar os dados em tabelas e gráficos, além de adicionar efeitos como sombra e reflexos às suas fotos.

Novidades

As transições dos slides são mais bem-feitas e contam com efeitos incríveis na versão 6.0 do programa. Há opções como "Clothesline", "Object Cube", "Object Flip" e "Object Pop", que podem aumentar o impacto de suas apresentações, formando diversas composições de efeitos. Além disso, o aplicativo conta com novas animações de textos e objetos - entre os efeitos estão "Vanish", "Crumble" e "Fade and Scale".

O programa ganhou também a possibilidade de adicionar até seis monitores simultâneos a um mesmo trabalho, que podem atuar de acordo com configurações predefinidas. Tal opção é uma ótima pedida para que precisa executar grandes apresentações, que contenham diversos tipos de mídia.

Além disso, os slides podem ser acessados por qualquer computador, inclusive os que não usam o sistema operacional Mac OS X. Acessando o endereço web do iCloud, suas apresentações podem ser editadas online e abertas em qualquer dispositivo que tenha o Keynote instalado.

Baixe agora o Keynote 6.0 e crie ótimas apresentações de slides, que podem ser acessadas de qualquer lugar e controladas por seu celular.

Nossa opinião

O programa é intuitivo e a maioria dos recursos são simples de acessar com apenas o clique de um botão ou um toque na tela – no caso da versão mobile – , enquanto que outros são fáceis de achar nos menus drop-down.

O Keynote foi projetado para se parecer com o padrão de software de apresentação que muitos de nós já estamos familiarizados. Por causa disso, ao utilizar o Keynote, o reconhecimento é instantâneo. Além disso, operações com arrastar e soltar estão presentes e são amplamente utilizado em todo o software, você pode até arrastar imagens do seu computador para um slide. Tudo isso torna o uso do programa muito fácil.

Para completar, ao entrar pela primeira vez na versão móbile do Keynote, uma apresentação de exemplo é exibida, com ela é possível ver praticamente tudo que é possível fazer no aplicativo. Aliás, o suporte ao usuário é um dos pontos fortes dos programas de produtividade da Apple, fato que se repete também na versão desktop do Keynote.

A questão da compatibilidade é algo importante e o Keynote é capaz de abrir e salvar documentos como arquivos do Microsoft PowerPoint, algo que poucos (se houver) outros produtos podem fazer. O programa também pode salvar apresentações como filmes MOV para que qualquer pessoa com o QuickTime ou um reprodutor de vídeo compatível com o formato, possa facilmente visualizá-los.

O recurso de salvar suas apresentações de slides como PDF ou arquivos de imagem dão maior acessibilidade para as apresentações feitas com o programa e demonstram a preocupação da Apple com o uso prático de seu programa por seus usuários. Mas a empresa amarra esses mesmos usuários a plataforma Mac ao não oferecer uma versão do programa para a plataforma Windows, talvez em parte por não querer concorrer com o PowerPoint.

Um aviso aos mais apressados, por mais que a Apple tenha investido na versão móbile do Keynote, ela tem limites. Por isso, evite usa recursos muito avançados e pesados ao criar uma apresentação no desktop que será usada no iPad ou iPhone.

Prós
  • É intuitivo e a maioria dos recursos são simples de acessar
  • Segue o padrão visual de software de apresentação que a maioria das pessoas já estão acostumadas
  • Suporte ao usuário iniciante está presente nas duas versões do programa
  • Boa compatibilidade com documentos como arquivos do Microsoft PowerPoint
  • Mais de uma opção de exportação para formatos mais acessíveis
Contras
  • Só tem versões para as plataformas da Apple
  • A versão móbile do aplicativo tem limitações em relação a desktop
  • Pode ocorrer diferenças após a importação de arquivos de outros programas

Fotos

Veja cinco opções para fazer apresentações profissionais de forma fácil
Aplicativo para fazer slide: veja melhores apps para baixar no celular
Arquivos deletados podem ser recuperados e visualizados ou editados novamente.
Dica mostra como proteger com senha ou Touch ID documentos importantes no iPhone.
Aplicativo da Apple tem as mesmas funções do PowerPoint. Dica facilita a vida de quem está no smartphone.
Conheça programas que podem lhe ajudar a montar álbuns de viagens ou festas.
Aplicativo da Apple, estilo Google Docs, está disponível em nova versão beta do serviço da nuvem iCloud.
Saiba como usar o seu celular para controlar uma apresentação de slides no computador.
Maior mudança está no iCloud.com, que agora aceita upload de fotos direto do navegador
Listamos abaixo dez apps que, além de gratuitos, trazem funções interessantes.
Apple lança novidades para o iWork para iCloud e permite a edição de um mesmo documento por até 100 usuários.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Lançamento

22/10/2013

Versão

6.0

Nossa Opinião

NOTA tt
8.5

O programa é intuitivo e a maioria dos recursos são simples de acessar com apenas o clique de um botão ou um toque na tela – no caso da versão mobile – , enquanto que outros são fáceis de achar nos menus drop-down.

Opinião dos usuários

Fórum

Keynote

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade