Knights of Pen and Paper simula um RPG de mesa no seu celular

Lembra da época que o RPG de mesa, com livros e dados, era incrivelmente popular? O jogo Knights of Pen and Paper, para iOS e Android, traz de volta essa época, com uma simulação completa do que seria uma mesa clássica de RPG, com mestre, jogadores, escudo do mestre, livros, dados e muita aventura.
O game te coloca para controlar um grupo inteiro de jogadores de RPG, composto inicialmente por apenas duas pessoas. Com o tempo você pode expandir este grupo para até cinco participantes, comprando novos membros com dinheiro obtido dentro do próprio jogo. Jogar com cinco participantes torna as coisas mais fáceis e equilibradas durante a aventura.
Como em um RPG de mesa, a aventura é narrada pelo Mestre, que controla o jogo e divide os papéis dos jogadores. É possível entrar em missões específicas ou apenas ficar realizando batalhas em ambientes hostis para ganhar experiência e subir de nível.
As batalhas lembram RPGs mais clássicos, como Phantasy Star e Dragon Quest, nos quais os personagens ficam de frente para os inimigos e os ataques ocorrem em turnos. Como os personagens são divididos em classes (mago, guerreiro, ladrão etc), cada um tem um tipo específico de ataque, o que varia a estratégia do game.
Tudo isso ocorre com gráficos retrô, que também lembram aqueles RPGs da época do Super Nintendo e Mega Drive. Knights of Pen and Paper é ideal para relembrar os velhos tempos ou reforçar o seu “vício” de RPG de mesa.
Knights of Pen and Paper é um game que mistura RPG de mesa com RPG eletrônico, de forma bem inusitada e divertida. Por ser todo feito com gráficos no estilo “8-bits”, o jogo passa a impressão de ser um produto antigo, e aí está um de seus grandes charmes.
O visual, apesar de simples, é interessante ao mesmo tempo, por mexer com a criatividade do jogador. A história é muito rica e, ao acompanhá-la, é necessário ter imaginação para aceitar todas as descrições que são passadas, além de batalhas que ocorrem em turnos.
Com a figura do “mestre de jogo” no centro da mesa, é necessário ler bastante para entender as missões e o funcionamento do título, e isso pode incomodar alguns jogadores, que não curtem “perder tempo” e querem logo partir para a ação.
Porém, para quem dedicar alguns minutos acompanhando os textos e entrar de cabeça na brincadeira, vai se divertir bastante com Knights of Pen and Paper. Apesar de simples, o jogo é altamente viciante e não exige tanta dedicação para que a história avance.
- Gráficos com charme de antigamente;
- Uma boa história;
- Ideia interessante de misturar RPG de mesa com RPG de games;
- Simples e que não exige muita dedicação.
- Muito texto pode afastar alguns jogadores;
- Missões podem ficar repetitivas.