Kurumin

Kurumin

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Kurumin, sistema operacional baseado em Linux, foi descontinuado

TechTudo
por TechTudo em 23/08/2016 18h32

O Kurumin foi pensado pelo brasileiro Carlos Morimoto como uma distribuição extretamente leve e fácil de usar, baseada nas funcionalidades do Knnopix. A intenção de Morimoto era fazer um sistema operacional baseado em Linux que atendesse plenamente as necessidades dos usuários brasileiros. 

Uma das vantagens do Kurumin Linux é que rodava diretamente a partir do CD onde a imagem do sistema era gravada. O chamado live CD (ou "CD vivo") permitia que o usuário testasse o funcionamento do sistema operacional sem ter que instalá-lo na máquina primeiro. 

Todos os menus e caixas de diálogo eram escritos diretamente em português do Brasil, diferentemente de algumas distribuições de Linux que optam por traduzir do inglês para o português.

Além da instalação facilitada, o Kurumin já detectava automaticamente quais os componentes de hardware do computador, buscando por drivers que eram compatíveis. Havia drivers para diversos modelos de modem dial-up e suporte a formatos de vídeo como Windows Media e DivX.

O Kurumin foi oficialmente descontinuado em 2008. Mas, quem desejar ter sistema Linux no pc, pode adquirir outras opções.

 

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Carlos Morimoto

Lançamento

04/02/2010

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Ferramentas de sistema ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Ferramentas de sistema