-
-
-
-
The Document Foundation
-
-
-
A interface é bastante parecida com a do Microsoft Office. Além da compatibilidade com os arquivos da Microsoft, a ferramenta permite que os usuários leiam e editem documentos criados na suíte paga de forma gratuita.
Fórum
Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.
LibreOffice 5.0 é a nova versão da popular suíte de escritório de código aberto e livre para download. O pacote conta com editor de texto (Writer), planilhas (Calc), criador de apresentações (Impress), editor de desenho e fluxogramas (Draw), banco de dados (Base) e editor de equações (Math). Os programas são compatíveis com os arquivos do Microsoft Office e vêm com conversor de PDF, entre outros recursos. Há uma versão portable para baixar para pendrive ou DVD.
A interface é bastante parecida com a do Microsoft Office. Além da compatibilidade com os arquivos da Microsoft, a ferramenta permite que os usuários leiam e editem documentos criados na suíte paga de forma gratuita.
O layout ficou mais limpo, e os ícones sofreram pequenas alterações. A tela inicial foi redesenhada, apresentando uma barra lateral com os botões que dão acesso ao Writer, Calc, Impress, Draw, Base e Math.
O LibreOffice 5.0 ganhou algumas melhorias, mas ainda não está estável. Isso significa que ele não é recomendado para uso empresarial ou para pessoas que precisem de um software livre de falhas. Apesar disso, não houve registro de bugs ou erros durante os testes.
Entre os aperfeiçoamentos estão a interoperabilidade com o formato OOXML – e em particular com o DOCX -, além do Apple iWork. Há uma nova versão de 64 bits para o Windows, além do conjunto de programas terem sido pensados para mobilidade no Android e no Ubuntu Touch.
O pacote ganhou mais recursos, como fórmulas complexas, funções, formatação condicional, recorte de imagens e endereçamento de tabelas. O conversor em PDF nativo, um dos atrativos da suíte, agora permite aplicar um carimbo de tempo nos arquivos gerados pelo LibreOffice.
Outras particularidades se mantém, como a capacidade de carregar documentos Abiword, processador de texto usado em distribuições GNU/Linux. Com isso tudo, é possível afirmar que o LibreOffice 5.0 é uma versão até melhor que o Microsoft Office, dependendo do seu perfil de usuário, e certamente faz jus à boa fama que tem.
Em breve!
Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.