Publicidade
LibreOffice

LibreOffice

Baixar
  • Downloads

    -

  • Tamanho do download

    -

  • Licença

    -

  • Idioma

    -

  • Desenvolvedor

    The Document Foundation

  • Lançamento

    -

  • Versão

    -

  • Requisitos mínimos

    -

Nossa opinião

8,3 Nota tt

A interface é bastante parecida com a do Microsoft Office. Além da compatibilidade com os arquivos da Microsoft, a ferramenta permite que os usuários leiam e editem documentos criados na suíte paga de forma gratuita.

  • Interface 8
  • Usabilidade 8
  • Performance 8
  • Funcionalidade 9

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

LibreOffice: conheça pacote livre de programas de escritório para o seu PC

LibreOffice 5.0 é a nova versão da popular suíte de escritório de código aberto e livre para download. O pacote conta com editor de texto (Writer), planilhas (Calc), criador de apresentações (Impress), editor de desenho e fluxogramas (Draw), banco de dados (Base) e editor de equações (Math). Os programas são compatíveis com os arquivos do Microsoft Office e vêm com conversor de PDF, entre outros recursos. Há uma versão portable para baixar para pendrive ou DVD.

Nossa opinião

A interface é bastante parecida com a do Microsoft Office. Além da compatibilidade com os arquivos da Microsoft, a ferramenta permite que os usuários leiam e editem documentos criados na suíte paga de forma gratuita.

O layout ficou mais limpo, e os ícones sofreram pequenas alterações. A tela inicial foi redesenhada, apresentando uma barra lateral com os botões que dão acesso ao Writer, Calc, Impress, Draw, Base e Math.

O LibreOffice 5.0 ganhou algumas melhorias, mas ainda não está estável. Isso significa que ele não é recomendado para uso empresarial ou para pessoas que precisem de um software livre de falhas. Apesar disso, não houve registro de bugs ou erros durante os testes.

Entre os aperfeiçoamentos estão a interoperabilidade com o formato OOXML – e em particular com o DOCX -, além do Apple iWork. Há uma nova versão de 64 bits para o Windows, além do conjunto de programas terem sido pensados para mobilidade no Android e no Ubuntu Touch.

O pacote ganhou mais recursos, como fórmulas complexas, funções, formatação condicional, recorte de imagens e endereçamento de tabelas. O conversor em PDF nativo, um dos atrativos da suíte, agora permite aplicar um carimbo de tempo nos arquivos gerados pelo LibreOffice.

Outras particularidades se mantém, como a capacidade de carregar documentos Abiword, processador de texto usado em distribuições GNU/Linux. Com isso tudo, é possível afirmar que o LibreOffice 5.0 é uma versão até melhor que o Microsoft Office, dependendo do seu perfil de usuário, e certamente faz jus à boa fama que tem.

Prós

  • Série de recursos úteis
  • É gratuito
  • Fornece ferramentas avançadas

Contras

  • Interface pode causar certa estranheza inicial aos usuários do MS Office
9 fotos
Usuários da suíte de aplicativos para escritório LibreOffice um pouco saturados com a interface do programa poderão não somente receber em breve uma nova versão desta, mas também colaborar com sugestões para a bem votada e aceita Citrus UI...
O LibreOffice Writer é um dos editores de texto mais populares atualmente. Ao contrário do que fazem seus rivais, como o Microsoft Word, a contagem de caracteres e palavras de cada documento não é tão exposta quanto deveria ser. Acessar tais informações, no entanto, é muito simples. Existem duas formas de fazê-lo, que não devem tomar mais de um minuto.
Uma versão online do Libreoffce, junto com versões para Android e iOS, foram um dos itens anunciados pela Document Foundation em uma Conferência que aconteceu em Paris na última semana.
O LibreOffice completa hoje (28) um ano de existência com muitos motivos para comemorar. A suíte de aplicativos conseguiu a façanha de, em apenas 12 meses, conquistar cerca de 25 milhões de usuários. Do total, 15 milhões usam o programa em plataformas Linux.
Uma nova versão da suíte de de aplicativos opensource da Document Foundations foi lançada. O LibreOffice 3.4.3 já está disponível para download para as plataformas do Windows, Linux e Mac OS.
Em ambientes de produção, é impossível viver sem uma suíte de aplicativos para escritório — afinal, não da para formatar um texto mais elaborado no bloco de notas do Windows ou no editor de textos do Mac. Além do Microsoft Office, o mais usado do mundo, existem alguns concorrentes que se destacam, como o iWork, da Apple...
Quando a Oracle comprou a Sun Microsystems, vários projetos de código livre apoiados pela empresa ganharam um futuro incerto. Mesmo com a Oracle oferecendo garantias ao OpenOffice.org, os desenvolvedores do software resolveram romper com a companhia, lançar sua própria fundação, a Document Foundation, e continuar o projeto com outro nome. O resultado dessa confusão é o LibreOffice ...

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.