Whoscall – Quem Chama

Whoscall – Quem Chama

8.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Identifique as chamadas e bloqueie os números indesejados com o Whoscall

Pedro Cardoso
por Pedro Cardoso em 07/12/2017 17h00

O Whoscall - Quem Chama é um aplicativo gratuito para Android, iPhone (iOS) e Windows Phone que identifica e bloqueia chamadas indesejadas de forma automática, para proteger o usuário de ligações de telemarketing e golpes. O app também mostra quais são as operadoras de quem está ligando, rastreia links de SMS e guarda histórico da comunicação do aparelho.

A ferramenta funcionada da seguinte forma: o app procura se o número de telefone corresponde a algum contato do enorme banco de dados do serviço, que é obtido de fontes públicas e buscas na web. Por meio do software, a pessoa pode criar sua própria lista de bloqueios. Há a opção de bloquear chamadas e SMS, somente ligação, apenas mensagens de texto ou excluir o número da lista quando preferir.

A plataforma também oferece histórico de chamadas recebidas, efetuadas, perdidas, SMS para números desconhecidos e lista de contatos do celular. É possível acessar a duração, dia e horário da ligação, além de chamar, enviar mensagem de texto, bloquear, adicionar aos números úteis (pasta dentro do app), salvar na lista telefônica, adicionar nota, resultados de busca na web e excluir histórico de números. Baixe Whoscall gratuitamente para identificar chamadas de números desconhecidos e bloquear ligações indesejadas.

Nossa opinião

O grande trunfo deste aplicativo é que seu banco de dados é alimentado pela própria comunidade, que identifica as chamadas para que todos os outros membros saibam quem está ligando. Isso faz com que o serviço esteja sempre atualizado.

O Whoscall - Quem Chama já foi mais simples, mas as suas versões mais recentes deixaram o app complexo e com uma usabilidade confusa. Sua principal função é identificar chamadas e bloquear quando o usuário determinar, mas não é essa a primeira opção que aparece na interface.

Ao abrir o app, o usuário se depara com o histórico de chamadas e SMS. A segunda aba traz um discador completo, que permite fazer ligações. Esse design faz do Whoscall - Quem Chama uma ótima opção para ser usada no dock do Android, no lugar do software padrão do sistema.

Por outro lado, encontrar a lista de telefones bloqueados, e o histórico de bloqueios, não é uma tarefa intuitiva, pois estas opções estão um pouco escondidas na última aba do programa. A “Lista Negra”, ou seja, aqueles números que o usuário pediu para bloquear individualmente, aparece somente no final da tela. Já o “Histórico de Bloqueio” aparece no meio de outras opções de configuração, o que é um erro sob o aspecto da usabilidade.

Fora isso, o Whoscall - Quem Chama é sim uma excelente opção para identificar chamadas indesejadas. Quando encontradas, as configurações são simples e contam com seis comandos automatizados, para que o usuário consiga bloquear grupos inteiros de telefones sem se preocupar.

É possível escolher bloquear ligações de promoção de bancos, operadoras ou DDD específicos, números privados, números fora do contato ou telefones internacionais. Assim, qualquer ligação que se encaixe em uma dessas diretrizes não vai incomodar o usuário. Sem dúvida, uma ótima função para dar tranquilidade.

O Whoscall - Quem Chama pode ser usado para economizar nas ligações, uma vez que ele consegue detectar a qual operadora um número pertence. O usuário consegue reconhecer a operadora quando receber a chamada ou até mesmo dentro do histórico mencionado acima.

Outra função interessante do aplicativo, é que cada pessoa pode criar um cartão de visita pessoal, com informações básicas e fotos, para que possa ser identificado melhor por outras pessoas. Os desenvolvedores recomendam que empresas façam uso deste recurso para ajudar o cliente a perceber a sua marca na hora de fazer alguma ligação.

Pensando também na segurança do usuário, o Whoscall tem um recurso que verifica links enviados via SMS, muito comum em golpes. Isso acontece de forma automática, sem que o usuário precise configurar nada.

Existe ainda uma última ferramenta chamada “Função Herói”, que permite cadastrar números de familiares. Assim que eles receberem alguma ligação ou SMS suspeitos, o usuário recebe também um alerta avisando. Para que isso aconteça, a pessoa deve dar a permissão necessária, pois também pode configurar uma invasão de privacidade. Infelizmente, em nossos testes, não ocorreu nenhuma mensagem do tipo para que pudéssemos testar a eficiência do serviço.

O Whoscall foi testado em um Moto Z2 Play com Android 7.1.1 instalado, onde ele se comportou de forma exemplar e rodou suavemente, sem exigir muito da memória do sistema. Muitas vezes, pode incomodar quando a janela do app se sobrepõe a tela de chamadas do Android, mas é algo a que nos acostumamos rapidamente.

Prós
  • Rastreia link do SMS
  • Identifica operadora
  • Funciona em segundo plano
Contras
  • Opções de bloqueios confusas

Fotos

App permite ao usuário identificar e evitar cobranças indesejadas de serviços via SMS, como horóscopo e notícias.
Nunca mais fique em dúvida sobre a operadora de quem você está ligando
Saiba quem está te ligando mesmo quando a chamada for desconhecida.
Está procurando novos apps para baixar? Confira nossa lista e conheça detalhes de cada um deles.
Lista traz aplicativo que ajuda a evitar ligações indesejadas e trotes. Confira esta e outras novidades.
Veja o ranking daqueles que tiveram mais downloads e acessos no site e complete seu kit no smartphone ou tablet.
Agora que 2014 está entrando na reta final já podemos dizer que estes foram os apps mais acessados do Tech Tudo
Não quer mais receber ligações de uma determinada pessoa ou empresa? Confira este tutorial e saiba como bloquear o contato.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Whoscall

Lançamento

04/12/2017

Versão

6.4.1

Nossa Opinião

NOTA tt
8.0

O grande trunfo deste aplicativo é que seu banco de dados é alimentado pela própria comunidade, que identifica as chamadas para que todos os outros membros saibam quem está ligando. Isso faz com que o serviço esteja sempre atualizado.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Segurança ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Segurança