Linus Torvalds

Linus Torvalds

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Descrição

Linus Benedict Torvalds é um engenheiro de software finlandês, nascido em 28 de dezembro de 1969, na cidade de Helsinki. Conhecer sua biografia é importante, já que ele é mundialmente conhecido por ter sido o criador do Kernel do Linux, base fundamental sobre a qual são construídos diversos sistemas operacionais gratuitos, como as distribuições Linux Ubuntu, Debian, Fedora e etc, além de produtos do Google, como o Chrome OS e o Android. Mais do que criador do Linux, Torvalds é um defensor do software livre e do código aberto, modelo em que o produto do desenvolvimento de programadores é liberado de forma gratuita para uso, modificação e, em alguns casos, exploração pela comunidade. Uma frase famosa de engenheiro é: “código aberto é o único jeito certo de se fazer software”. Fiel a essa visão, Torvalds continua envolvido no processo de desenvolvimento do Linux até hoje como integrante da Linux Foundation – instituição responsável pelo progresso do Kernel sobre o qual o sistema operacional é construído. Além do Linux, o finlandês também é o criador do git, um software usado no desenvolvimento de programas para controle de versão durante o processo de testes e compilações. Em virtude da sua contribuição decisiva para a popularização do software livre, Torvalds é visto como uma figura de referência no mundo da tecnologia. Suas palestras, TEDs e conferências são eventos aguardados e concorridos por todos que têm interesse em desenvolvimento e engenharia, além da difusão do código aberto e do software livre.

Fotos

Linus Torvalds lançou o primeiro release do Kernel Linux 3.11 com referência direta ao Windows for Workgroups 3.11 da Microsoft.
Linus Torvalds anunciou que o suporte do Linux a processadores 386 da Intel foi removido, isso pouco depois do lançamento da versão 3.7 do kernel Linux, apesar de não existir nenhuma menção a essa mudança nas notas de lançamento.
Em sua passagem pela LinuxCon Brasil nesta quinta-feira (17/11), Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux, reafirmou sua posição em relação ao embate entre códigos fonte abertos e fechados. “Tecnologias que mantiverem a restrição de acesso a códigos perderão no final”.
"Lá fora as pessoas só conseguiam caminhar completamente agasalhadas, e por pouco tempo". Fazia muito frio quando Linus Benedict Torvalds, o grande guru da comunidade do Código Aberto, nasceu em uma maternidade de Helsinque, capital da gelada Finlândia, em 1969. Vinte e oito de dezembro é o auge do inverno no hemisfério norte...
Uma nova edição da LinuxCon Brasil, evento que reúne os gigantes do desenvolvimento de sistema open source, acontece este mês. O evento está marcado para os dias 17 e 18 de novembro no Centro de Convenções do Expo Center Norte, na capital São Paulo, e terá como destaque principal a presença de Linus Torvalds, o criador do Linux, como palestrante confirmado.
Hoje é um dia muito especial para a comunidade Linux. Há exatos 20 anos, Linus Torvalds sentou-se diante de seu computador para compartilhar com os usuários da rede comp.os.minix da Usenet o sistema operacional que ele fez como "hobby". Ali, o Linux era anunciado de forma oficial, e aquele anúncio entrou para a história.
Quando o assunto é software livre, Linux é a religião e Linus Torvalds é o papa. Em uma recente discussão no Google+, o finlandês disse com todas as letras que não gosta do GNOME 3, aquela opção de interface para as distribuições Linux. Torvalds chegou a chamar o software de “bagunça”.

Fórum

Linus Torvalds

Você ficou com alguma dúvida sobre Pessoas ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Pessoas