Publicidade
Linux

Linux

Baixar
  • Downloads

    -

  • Tamanho do download

    -

  • Licença

    -

  • Idioma

    -

  • Desenvolvedor

    Linux Foundation

  • Lançamento

    -

  • Versão

    -

  • Requisitos mínimos

    -

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Linux: o núcleo dos sistemas operacionais de código aberto

O que é Linux? Linux, ou kernel Linux, funciona como o núcleo de um sistema operacional. Com isso, ele trabalha entre o hardware e a interface de usuário, fornecendo o alicerce para o desenvolvimento e execução de outros softwares, além de permitir controlar o hardware.

Distribuições e sistemas

O Linux oferece distribuições como Ubuntu e Debian. A primeira é indicada para notebook, desktops e servidores e a segunda, que utiliza o Kernel Linux ou Hurd em conjunto com outros aplicativos, busca oferece um sistema operacional completo e universal.

Assim, baseado nas distribuições, alguns sistemas operacionais como Linux Mint, Kurumi, Fedora, Madriva e Deepin se destacam.

O Mint é baseado no Ubuntu e no Debian e fornece versões com os principais desktops atuais (Cinnamon, MATE, KDE e Xfce). O Kurumin, por sua vez, foi projetado para ser mais compacto. O Fedora tem como padrão três versões de teste para validação e correção de defeitos, reportados através do sistema de correção de bugs e o Deepin apresenta sua própria central de softwares, capaz de realizar downloads (até mesmo simultâneos) de repositórios Ubuntu e pausá-los para retomada posterior.

No caso do Mandriva Linux, ele é uma fusão da distribuição francesa Mandrakelinux e da distribuição do Brasil Conectiva Linux.

O Linux Lite é um jeito grátis, fácil e mais leve para usar o Linux baseado em um sistema operacional que ajudar os usuários iniciantes no kernel.

História

O Linux foi criado por Linus Torvalds, um estudante do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki na Finlândia, no ano de 1991. Depois de divulgar o projeto, ele contou com ajuda de vários programadores voluntários a partir da Usenet (uma antecessora da Internet), conseguiu melhorá-lo e o transformou em um dos maiores projetos de software livre do mundo.

A versão 1.0 do Linux foi lançada no dia 14 de março de 1994, a 2.0 em 09 de junho de 1996, a 2.2 em 26 de janeiro de 1999, a 2.4.0 em 04 de janeiro de 2001, a 2.6.0 em 18 de dezembro de 2003, a 3.0 em 22 de julho de 2011 e, finalmente, a versão 4.0 foi lançada em 12 de abril de 2015.

Com o passar do anos, o kernel Linux desenvolveu-se, agregou outros softwares e passou a ser entregue em um formato conhecido como distribuição. Agora, o kernel é entregue geralmente via mídia ótica ou download dentro de uma imagem ISO, com um instalador e os diversos programas que irão compor o sistema operacional a ser instalado.

Desde os primeiros anos de vida do kernel, o nome Linux também tem sido usado por muitas pessoas para nomear sistemas operacionais que utilizam esse núcleo. Contudo, o contrato de uso que o kernel usa e o torna um software livre está sendo questionado pela Free Software Foundation (FSF, Fundação para o Software Livre), a mesma entidade que criou a licença GNU General Public License.

Atualização Caves & Cliffs Part 2 de Minecraft ganha data para o final de novembro e trará reformulação das áreas subterrâneas e montanhas do jogo
Entenda o que significa boot no PC e veja dicas de como resolver possíveis falhas
Sistemas operacionais têm pontos em comum, vantagens e desvantagens; conheça os detalhes de cada um
Novo carro-chefe da Planet Computers faz parte de um projeto de financiamento coletivo.
Modelos com sistema Linux aparecem com preços mais acessíveis no mercado brasileiro
Confira cinco aplicativos para reproduzir músicas no seu PC sem pagar nada
Softwares têm versões grátis com uma quantidade limitada de dados para recuperação
Entenda como a vulnerabilidade pode expôr informações a invasores; solução da brecha tende a comprometer a perfomance da CPU
Baixe um snap no Linux e tenha apps Android abertos em janelas redimensionáveis.
Aplicativo permite acessar partições de outros sistema a partir do Windows.

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.