Livro do Desassossego

Livro do Desassossego

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Mergulhe na subjetividade de Bernardo Soares, heterônimo de Pessoa

TechTudo
por TechTudo em 16/09/2010 16h17

Por hora, o Livro do Desassossego pode deixar leitores desinformados confusos. E não é por causa do desassossego que suas páginas tentam expressar. A autoria é atribuída à Bernardo Soares, um ajudante de Guarda-livros na cidade de Lisboa. Porém, o verdadeiro escritor da obra foi, na verdade, o próprio Fernando Pessoa.

Ficção sobre ficção

Bernardo Soares é um dos vários heterônimos do aclamado poeta e escritor português. Foi sob sua designada autoria que um dos mais famosos livros de Fernando Pessoa foi escrito: o Livro do Desassossego, considerado marco fundamental da ficção portuguesa do século XX. Obra fragmentária, se desenvolve como uma "autobiografia sem factos", como descreve o autor.

Todo em primeira pessoa, O Livro do Desassossego transcorre em torno das reflexões do próprio Bernardo, que trava investigações sobre sua própria intimidade, as sensações do anonimato, as consequências subjetivas do cotidiano no cenário de uma Lisboa comum. Todas vindo à tona na tentativa incessante de se escrever. Tentativa essa, porém, que se revela imperfeita e até mesmo inútil, tendo como resultado fragmentos indiferente à estética e extremamente subjetivos.

Aqui no Baixatudo você pode fazer o download do O Livro do Desassossego na íntegra. Em formato eletrônico e adaptado para o português brasileiro, todos os fragmentos estão disponíveis em formato PDF.

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Domínio Público

Lançamento

17/09/2010

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre E-books e cultura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-books e cultura