OS X Mountain Lion

OS X Mountain Lion

9.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

OS X Mountain Lion leva mais funções do iPhone e do iPad ao Mac

TechTudo
por TechTudo em 13/06/2016 16h03

OS X Mountain Lion é um sistema operacional da Apple. Nessa versão todas as funções que fizeram sucesso no iPhone, iPad e do iPod touch estão disponíveis no Mac.

Com ele você pode enviar mensagens pelo iMessages, colocar o seu Mac no Game Center, receber notificações e muito mais. Enfim, todas as características que consagraram o sistema no Desktop estão finalmente reunidas com as principais funcionalidades do iOS.

O software é muito mais que uma atualização de versão, ele é o primeiro passo da Apple no caminho da integração completa de seu ecossistema, onde, com a ajuda do iCloud, o Mac, o iPhone, iPad e o iPod touch passam a fornecer serviços e aplicativos em comum.

Ao atualizar para o OS X 10.8.5, o sistema operacional corrigirá falhas que impediam o funcionamento do áudio através da conexão HDMI de MacBooks Air, a incompatibilidade com determinados adaptadores USB Bluetooth. Alguns outros bugs como aquele que fazia com que após entrar em modo sleep, o computador ejetava os drives externos automaticamente, também foram corrigidos.

Conheça as novidades dessa versão.

iCloud

O iCloud é o centro da integração criada pela Apple. Com ele o seu Mac funciona ainda melhor com os seus dispositivos com iOS. Tudo o que for adicionado, excluído ou alterado no seu Mac também será no seu iPad, iPhone e iPod touch, e vice-versa.

O serviço sincroniza o Mac, iPad, iPhone e iPod touch fazendos-os trabalhar para simplificar sua vida. Ele mantém seus e-mails, calendários, contatos, lembretes, documentos, notas e outros atualizados onde quer que você os use. Com tudo isso, você não precisará mais se preocupar, pois o iCloud cuidará de tudo para você. Basta acessar apenas uma vez com seu Apple ID e o iCloud será configurado em todos os apps que são integrados a ele.

iMessage

O iMessage retira as limitações das suas conversas. Agora também é possível enviar mensagens a qualquer pessoa que use iPhone, iPad ou iPod touch com iOS 5. As mensagens aparecem no seu Mac e em todos os dispositivos que você usar, com isso você pode começar a conversa no seu Mac e continuar depois no iPhone ou no iPad, onde quer que esteja.

Compartilhar

O Mac OS traz a opção Compartilhar em vários lugares no OS X Mountain Lion. Ele traz um jeito novo, fácil e simples de compartilhar e você faz isso direto no app que você estiver usando. Com ele você poderá compartilhar suas fotos, vídeos e outros arquivos com o Mail, Mensagens e AirDrop e enviar links do Safari. Com poucos cliques, você ainda pode publicar direto no Facebook, Twitter, Flickr ou Vimeo quando quiser.

Lembretes

Um dos recursos mais queridos do iOS agora também está no Mac. Crie um lembrete e defina as datas de entrega para ser avisado quando o prazo final estiver próximo. Defina um local no seu Mac que o iPhone ou iPad avisa quando você chegar lá. Marque o que for fazendo e saiba o que ainda há pela frente. Com esse recurso você nunca mais esquecerá seus compromissos.

Notas

O aplicativo notas também está no Mac, com ele fica mais fácil fazer anotações e acessá-las em qualquer um dos gadgets da Apple. O Notas funciona com o iCloud, então quando você faz ou edita uma anotação no seu Mac, ela é atualizada automaticamente no seu iPhone, iPad e iPod touch ou o contrário. Para ficar melhor ainda, coloque suas anotações importantes na área de trabalho para facilitar e leve tudo para onde quiser.

Central de Notificações

A Central de Notificações leva todas as novidades para o seu Mac. Ela permite que você veja tudo que chega: e-mails, mensagens, atualizações de software, alertas de calendário e muito mais. Quando quiser ver todas as suas notificações em um único lugar, apenas deslize da esquerda para a direita no trackpad. É muito simples e tudo estará lá, em uma lista organizada.

A Central de Notificações facilita a organização de tudo isso. As notificações sempre aparecem no mesmo lugar na sua área de trabalho e desaparecem rapidamente. Assim, eles não poluem a sua tela e você sempre fica sabendo o que está acontecendo.

Programas mais seguros

Diante dos últimos softwares maliciosos lançados para a plataforma Mac, a Apple colocou o recurso Gatekeeper para tornar mais segura a instalação de programas. Com ele você pode obrigar o Mac a aceitar instalações de apps só da Mac App Store, de desenvolvedores identificados ou de onde quiser. Com esse recurso, você tem mais controle sobre os apps instalados no seu MAC.

Safari

O que já era simples, ficou melhor. Agora há apenas um campo de busca que serve para localizar termos de pesquisa e endereços da web. Além disso, o Safari sugere os itens mais relevantes, termos de pesquisa e páginas populares, baseando-se nos seus marcadores e histórico para ajudar você a encontrar uma página da web mais rapidamente.

Agora a Lista de Leitura do Safari salva páginas inteiras e não só os links, depois você pode ler sossegado, mesmo sem conexão com a Internet.

Como integração é a bola da vez, quando você abre páginas web no iPhone ou iPad, o iCloud Tabs também disponibiliza essas páginas no seu Mac, o que permite a você poder continuar a navegação do ponto exato onde parou.

AirPlay

Com apenas um toque tudo o que estiver no seu Mac será mostrado na sua TV HD através da Apple TV. Mostre páginas web e vídeos para os seus amigos em sua sala de estar, compartilhe trabalhos na sala de aula ou faça uma apresentação em uma sala de reunião. A tecnologia AirPlay também transmite as músicas, podcasts e outros tipos de áudio do seu Mac para alto-falantes compatíveis com o padrão.

Game Center

Game Center é praticamente a rede social de jogos da Apple, com ela no seu Mac, você pode jogar com qualquer pessoa que tenha um Mac, iPad, iPhone ou iPod touch. Também é possível ver todos os jogos que você já jogou e entrar no que desejar, conferir os placares e ver as suas melhores pontuações com relação a outros jogadores do mundo. Para completar, o Game Center recomenda jogos Mac e oponentes, permitindo que você possa começar um jogo com vários jogadores e desafiar pessoas que você nem conhece.

Atualize agora

Além de todas essas características, o Mountain Lion tem diversas funcionalidades menores que o tornam um grande sistema operacional, portanto, se você tem um Mac e ele é compatível, não perca tempo: atualize para o Mac OS X Mountain Lion e simplifique sua vida. Faça já o download!

Nossa opinião

O Mountain Lion traz vários novos recursos que beneficiam os usuários do sistema operacional da Apple. Um ótimo exemplo disso fica por conta da integração com o iCloud e os novos aplicativos vindos do iOS. Em um iPad, digitamos uma anotação no app Notas e depois abrimos o mesmo programa no Mac. Lá estava o texto escrito e tudo funcionou de forma totalmente transparente.

Esta versão do Mac OS agrada também por revelar a interface das aplicações que já existiam nos gadgets e foram migradas para o computador. Elas são basicamente as mesmas dos dispositivos móveis, mas apresentam uma carinha que mistura elementos de ambos, sem alterar drasticamente o ambiente do sistema operacional. Esse tipo de cuidado demonstra a preocupação da Apple com os detalhes e, principalmente, com seus usuários.

Outro ponto que merece destaque: os usuários do Mac agora podem trocar mensagens com os donos de aparelhos iOS sem pagar nada e, se quiserem, podem também iniciar uma conversa por vídeo com dispositivos compatíveis ou abrindo o FaceTime. Mas nem tudo são flores. Se você iniciar o computador depois de ter conversado com o iMessage no iPhone, o Mensagens abre uma nova janela de chat e mostra todas as conversas antigas. Isso pode não afetar alguns, mas é capaz de propiciar situações constrangedoras para muitos e é ruim para os usuários.

O Gatekeeper é a arma da Apple para tentar discretamente fechar as portas para softwares maliciosos. Na prática, ele restringe as fontes de programas à Mac App Store e desenvolvedores certificados. Resumindo, a empresa quer ter o mesmo nível de controle que tem no iOS, onde só é possível instalar aplicativos vindos de sua loja.

O preço do Mac OS X Mountain Lion continua sendo um diferencial em relação a seus concorrentes pagos. Ele é distribuído a um valor pequeno, o que torna atraente, mas apenas proprietários de equipamentos da empresa podem adquiri-los. No geral o Mountain Lion mostra que o sistema da Apple continua evoluindo, seja melhorando pequenos detalhes ou criando novas ferramentas.

Prós
  • Mais recursos vindos do iOS
  • Preço
  • Integração com iCloud
  • Usuários de Mac agora podem trocar mensagens com aparelhos com iOS sem pagar nada
  • Gatekeeper aumenta a segurança na hora de instalar e executar executar aplicativos
Contras
  • O Mensagens abre uma nova janela de chat e mostra todas as mensagens antigas de conversas
  • Gatekeeper restringe as fontes de aplicativos
  • Ainda restrito a computadores da Apple

Fotos

Veja como escolher o aplicativo que deve ser aberto ao conectar o celular no Mac OS X.
Aprenda como fazer a atualização do Preview do Mavericks para a versão final do sistema operacional da Apple, sem perder arquivos e configurações.
Através das opções de compartilhamento do Photo Booth do OS X Mountain Lion, é possível alterar sua imagem de perfil no Twitter de maneira simples e rápida. Veja como neste tutorial do TechTudo.
Sua conta no Twitter pode ser facilmente vinculada ao Mac OS X Mountain Lion. Através de uma configuração rápida e simples, a rede social será integrada à barra de notificações do sistema e o usuário poderá compartilhar conteúdos sem ter que realizar login pelo navegador.
A versão final do Mac OS X Mavericks deve ser lançada apenas em setembro, mas para aqueles que não aguentam esperar, o TechTudo preparou um tutorial para mostrar como instalar o sistema a partir do Mountain Lion.
Este é o quarto upgrade menor da plataforma e, segundo a Apple, traz recursos e reparações que melhoram a estabilidade, a compatibilidade e a segurança do Mac.
A central de notificações do Mac Os X Mountain Lion possui integração com as notificações do Facebook, entre outros serviços. Veja como fazer isso.
O TechTudo preparou um tutorial com dicas básicas, de personalização e de segurança para você mexer em tudo do seu Mac OS. Confira!
Se a sua tela de inicio de sessão do OS X ainda insiste em ficar em inglês, aprenda nesse tutorial do TechTudo como resolver isso.
A Apple liberou uma atualização de software – para o Mac OS X Lion e Mountain Lion – que remove por completo o suporte nativo do Java em todos os navegadores que estão instalados no computador.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Lançamento

07/10/2013

Versão

10.8.5

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

O Mountain Lion traz vários novos recursos que beneficiam os usuários do sistema operacional da Apple. Um ótimo exemplo disso fica por conta da integração com o iCloud e os novos aplicativos vindos do iOS. Em um iPad, digitamos uma anotação no app Notas e depois abrimos o mesmo programa no Mac. Lá estava o texto escrito e tudo funcionou de forma totalmente transparente.

Opinião dos usuários

Fórum

OS X Mountain Lion

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais