macOS Mojave

macOS Mojave

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Sistema operacional tem modo noturno, Mac App Store renovada e aprimoramento de segurança

TechTudo
por TechTudo em 12/09/2018 15h49

O macOS Mojave é o sistema operacional mais recente da Apple, lançado durante a WWDC 2018. A atualização sucede o macOS High Sierra e traz o modo escuro como um dos grandes destaques do software para MacBook e iMac. A função já era aguardada pelo público, e deve ser útil para fotógrafos e desenvolvedores. Outros recursos prometem facilitar a vida dos usuários, como o Desktop Stacks, capaz de organizar os itens da área de trabalho em poucos cliques. A proposta da versão Mojave é praticidade e por isso, oferece novas maneiras de visualizar arquivos com o Finder; opções rápidas de edição de um documento; novas ferramentas de captura de tela; e permissão para conversas no FaceTime com até 32 pessoas. A chegada de novos apps, maior integração entre a câmera do iPhone e o Mac e o aumento de segurança e privacidade também estão disponíveis. 

O download da versão Mojave é gratuito e sua compatibilidade atende modelos de computadores da Apple a partir de 2012, além dos Mac Pro de 2010 e 2012. O sistema chega ao público em 24 de setembro de 2018.

Modo Escuro

A versão do macOS 2018 ganha novo Modo Noturno (ou Escuro) capaz de alterar a paleta de cores do sistema e de todos os apps abertos no Mac.O intuito é oferecer mais conformo aos olhos diante da tela do computador, ideal para profissionais que usam o aparelho por várias horas seguidas ou durante a noite. O modo automático da função muda a coloração do fundo da tela gradualmente ao pôr do sol. A opção anterior permitia escurecer apenas a barra de menus e o dock.

Mesa Dinâmica

O recurso envolve a imagem de fundo da área de trabalho, que passa a alterar sua luminosidade conforme as horas do dia. A estética do desktop se torna mais atraente, além de poder acompanhar a evolução do tempo.

Pilhas

Com o lançamento da ferramenta Pilhas, o computador passa a organizar automaticamente os arquivos da área de trabalho em grupos selecionados. O usuário pode agrupar de formas diferentes: por tipo para acessar imagens, documentos, PDFs e planilhas; por data, de acordo com um período definido; ou adicionar etiquetas para arrumar conforme for mais útil à sua necessidade. 

Finder

O Finder é aprimorado para oferecer um sistema de busca mais eficiente. O recursos de Visualização de Galeria habilita o usuário a navegar por pré-visualizações de arquivos e assim, encontrar o que deseja de maneira rápida. Já com as Ações Rápidas, exibidas no painel de pré-visualização, é possível girar imagens, adicionar senhas em arquivos, recortar vídeos, e compartilhar (via Mail, mensagens ou AirDrop), por exemplo, sem precisar acessar nenhum app. Esta ferramenta é dinâmica, ou seja, o usuário pode trabalhar ao mesmo tempo com vários materiais. Além disso, as informações de arquivos — como tamanho e data de criação — podem ser vistos por meio dos metadados, exibidos ao lado dos registros salvos no computador.

Captura de Tela 

A função de Captura de Tela passa a ter um menu de fácil uso, com novas ferramentas de gravação de tela e opções como definir um timer de início, mostrar o cursor e até personalizar a pasta de destino para os arquivos salvos. Ao capturar uma imagem, o sistema exibe sua miniatura no canto da tela e, ao ser clicada, libera a figura para receber marcações ou até ser compartilhada, sem a necessidade de salvar uma cópia. Caso contrário, o print é salva automaticamente.

Câmera Continuada

A integração entre a câmera do iPhone e o Mac possibilita que uma foto tirada pelo telefone seja mostrada na tela do computador de forma automática. Dessa forma, o usuário pode utilizar aplicativos como o Pages ou o Finder, por exemplo, para aplicar a imagem como quiser. Além destes, o recursos de Câmera Continuada também está habilitada para o Mail, Notes, Keynote, Numbers, entre outros.

FaceTime

A atualização do FaceTime ganha destaque com a possibilidade de fazer uma chamada de vídeo com até 32 pessoas ao mesmo tempo. O usuário pdoe convidar outras pessoas para entrar em uma ligação em andamento, além de incluir chamadas simultâneas de áudio e vídeo. Esse investimento permite que diferentes aparelhos possam ser usados em uma chamada de vídeo, como Mac, iPhone, iPad e AppleWatch.

Mac App Store

A loja oficial de aplicativos do macOS ganha novo visual com o lançamento da versão Mojave. Os usuários podem acessar categorias separadas para buscar apps: Discover, Create, Work, Play e Develop. Pela primeira vez, será possível fazer o download do Office 365 da Microsoft, rival da Apple, o que inclui ferramentas famosas como Word, Excel e PowerPoint. Além disso, conteúdos selecionados pelos editores ganham destaque na Mac App Store, semelhante a loja do iPhone. 

Novos Apps

Um trio de apps nativos do sistema iOS, voltado para iPhones, estão disponíveis no macOS: Stocks, Home e Voice Memos. Com o primeiro, é possível acompanhar a cotação de ações em tempo real e conferir a flutação dos investimentos; no segundo, Home, o usuário pode controlar acessórios para HomeKit, acender luzes de casa, conferir babá eletrônica entre outras possibilidade à distância — a Siri também pode ser usada; já com o Voice Memos, é possível gravar lembretes, palestrar, entrevistas e músicas, por exemplo. Para acessar as gravações feitas no iPhone, o usuário pode acessar o iCloud no Mac.

Privacidade e segurança

O investimento da Apple em privacidade e segurança tem como objetivo aumentar o controle dos próprios dados pelo usuário. Por isso, localizadores embutidos em sites são desativados automaticamente pelo Safari, com a emissão de alertas sempre que informações pessoais forem solicitadas. Assim, será necessário habilitar de forma manual alguns recursos de paginas web, como caixas de comentários conectadas a redes sociais, para evitar o rastreamento da navegação. Outra melhoria evitam a identificação do usuário por sites, mesmo ao usar a navegação privada. Por padrão, o Safari irá informar menos dados da máquina para endereços visitados e assim, confundir sistemas de rastreamento configurados para acompanhar o usuário online e exibir anúncios.

Fotos

Antivírus conta mais proteção mais avançada para os arquivos do usuário e maior segurança contra alteração de DNS.
AVG 2019: conheça cinco funções da nova versão do antivírus para PC
Atualização está disponível gratuitamente para todos os Macs compatíveis
macOS Mojave: como usar as cinco funções mais úteis do novo sistema
Atualização do novo macOS está disponível gratuitamente para todos os Macs compatíveis.
Como fazer download e instalar o macOS Mojave
Adaptador para entrada P2 terá que ser comprado separadamente por usuários do iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR
Novos iPhones não serão mais vendidos com adaptador de fone de ouvido
Modo escuro e nova Mac App Store estão entre as novidades do próximo sistema
Sete funções aguardadas do macOS Mojave
Novo sistema operacional da Apple traz traz também um modo rápido de visualização de arquivos, screenshots de vídeo e Mac App Store reformulada
macOS Mojave, com modo noturno, é anunciado na WWDC 2018 
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Opinião dos usuários

Fórum

macOS Mojave

Você ficou com alguma dúvida sobre Softwares ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Softwares