Sistema operacional tem modo noturno, Mac App Store renovada e aprimoramento de segurança

O macOS Mojave é o sistema operacional mais recente da Apple, lançado durante a WWDC 2018. A atualização sucede o macOS High Sierra e traz o modo escuro como um dos grandes destaques do software para MacBook e iMac. A função já era aguardada pelo público, e deve ser útil para fotógrafos e desenvolvedores. Outros recursos prometem facilitar a vida dos usuários, como o Desktop Stacks, capaz de organizar os itens da área de trabalho em poucos cliques. A proposta da versão Mojave é praticidade e por isso, oferece novas maneiras de visualizar arquivos com o Finder; opções rápidas de edição de um documento; novas ferramentas de captura de tela; e permissão para conversas no FaceTime com até 32 pessoas. A chegada de novos apps, maior integração entre a câmera do iPhone e o Mac e o aumento de segurança e privacidade também estão disponíveis.
O download da versão Mojave é gratuito e sua compatibilidade atende modelos de computadores da Apple a partir de 2012, além dos Mac Pro de 2010 e 2012. O sistema chega ao público em 24 de setembro de 2018.
Modo Escuro
A versão do macOS 2018 ganha novo Modo Noturno (ou Escuro) capaz de alterar a paleta de cores do sistema e de todos os apps abertos no Mac.O intuito é oferecer mais conformo aos olhos diante da tela do computador, ideal para profissionais que usam o aparelho por várias horas seguidas ou durante a noite. O modo automático da função muda a coloração do fundo da tela gradualmente ao pôr do sol. A opção anterior permitia escurecer apenas a barra de menus e o dock.
Mesa Dinâmica
O recurso envolve a imagem de fundo da área de trabalho, que passa a alterar sua luminosidade conforme as horas do dia. A estética do desktop se torna mais atraente, além de poder acompanhar a evolução do tempo.
Pilhas
Com o lançamento da ferramenta Pilhas, o computador passa a organizar automaticamente os arquivos da área de trabalho em grupos selecionados. O usuário pode agrupar de formas diferentes: por tipo para acessar imagens, documentos, PDFs e planilhas; por data, de acordo com um período definido; ou adicionar etiquetas para arrumar conforme for mais útil à sua necessidade.
Finder
O Finder é aprimorado para oferecer um sistema de busca mais eficiente. O recursos de Visualização de Galeria habilita o usuário a navegar por pré-visualizações de arquivos e assim, encontrar o que deseja de maneira rápida. Já com as Ações Rápidas, exibidas no painel de pré-visualização, é possível girar imagens, adicionar senhas em arquivos, recortar vídeos, e compartilhar (via Mail, mensagens ou AirDrop), por exemplo, sem precisar acessar nenhum app. Esta ferramenta é dinâmica, ou seja, o usuário pode trabalhar ao mesmo tempo com vários materiais. Além disso, as informações de arquivos — como tamanho e data de criação — podem ser vistos por meio dos metadados, exibidos ao lado dos registros salvos no computador.
Captura de Tela
A função de Captura de Tela passa a ter um menu de fácil uso, com novas ferramentas de gravação de tela e opções como definir um timer de início, mostrar o cursor e até personalizar a pasta de destino para os arquivos salvos. Ao capturar uma imagem, o sistema exibe sua miniatura no canto da tela e, ao ser clicada, libera a figura para receber marcações ou até ser compartilhada, sem a necessidade de salvar uma cópia. Caso contrário, o print é salva automaticamente.
Câmera Continuada
A integração entre a câmera do iPhone e o Mac possibilita que uma foto tirada pelo telefone seja mostrada na tela do computador de forma automática. Dessa forma, o usuário pode utilizar aplicativos como o Pages ou o Finder, por exemplo, para aplicar a imagem como quiser. Além destes, o recursos de Câmera Continuada também está habilitada para o Mail, Notes, Keynote, Numbers, entre outros.
FaceTime
A atualização do FaceTime ganha destaque com a possibilidade de fazer uma chamada de vídeo com até 32 pessoas ao mesmo tempo. O usuário pdoe convidar outras pessoas para entrar em uma ligação em andamento, além de incluir chamadas simultâneas de áudio e vídeo. Esse investimento permite que diferentes aparelhos possam ser usados em uma chamada de vídeo, como Mac, iPhone, iPad e AppleWatch.
Mac App Store
A loja oficial de aplicativos do macOS ganha novo visual com o lançamento da versão Mojave. Os usuários podem acessar categorias separadas para buscar apps: Discover, Create, Work, Play e Develop. Pela primeira vez, será possível fazer o download do Office 365 da Microsoft, rival da Apple, o que inclui ferramentas famosas como Word, Excel e PowerPoint. Além disso, conteúdos selecionados pelos editores ganham destaque na Mac App Store, semelhante a loja do iPhone.
Novos Apps
Um trio de apps nativos do sistema iOS, voltado para iPhones, estão disponíveis no macOS: Stocks, Home e Voice Memos. Com o primeiro, é possível acompanhar a cotação de ações em tempo real e conferir a flutação dos investimentos; no segundo, Home, o usuário pode controlar acessórios para HomeKit, acender luzes de casa, conferir babá eletrônica entre outras possibilidade à distância — a Siri também pode ser usada; já com o Voice Memos, é possível gravar lembretes, palestrar, entrevistas e músicas, por exemplo. Para acessar as gravações feitas no iPhone, o usuário pode acessar o iCloud no Mac.
Privacidade e segurança
O investimento da Apple em privacidade e segurança tem como objetivo aumentar o controle dos próprios dados pelo usuário. Por isso, localizadores embutidos em sites são desativados automaticamente pelo Safari, com a emissão de alertas sempre que informações pessoais forem solicitadas. Assim, será necessário habilitar de forma manual alguns recursos de paginas web, como caixas de comentários conectadas a redes sociais, para evitar o rastreamento da navegação. Outra melhoria evitam a identificação do usuário por sites, mesmo ao usar a navegação privada. Por padrão, o Safari irá informar menos dados da máquina para endereços visitados e assim, confundir sistemas de rastreamento configurados para acompanhar o usuário online e exibir anúncios.