macOS Sierra

macOS Sierra

9.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Apple muda nome do OS X para macOS Sierra; sistema operacional leva Siri ao Mac

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 28/05/2018 12h16

macOS Sierra é o sistema operacional para computadores desktop da Apple, como Mac, por exemplo. É o primeiro representante da nova geração macOS, substituta natural do antigo Mac OS X (ou simplesmente OS X). A Apple anunciou a mudança de nome na sua conferência para desenvolvedores, a WWDC 2016. Com isso, o novo sistema operacional para computadores da linha Mac agora se chama macOS, e sua primeira versão é o macOS Sierra.

Os requisitos do macOS Sierra são: sistema operacional macOS X 10.7.5 ou superior, 2GB de memória e 8,8 GB de armazenamento disponível. O macOS Sierra terá otimização do espaço armazenado, para conseguir isso, ele coloca automaticamente arquivos antigos na nuvem e libera espaço na máquina. Para completar, isso também irá facilitar a limpeza de arquivos desnecessários.

Desbloqueio automático do Mac

Com MacOS Sierra instalado, agora você pode desbloquear o Mac sem que seja necessário inserir sua senha. A façanha é feita através da detecção do iPhone ou o Apple Watch por proximidade. Isso certamente irá poupar os usuários incômodo de ter que digitar a senha cada vez que você quiser desbloquear o seu Mac, mas infelizmente, pode não ser tão seguro como o método de senha.

Área de transferência independente de dispositivo

Esta versão do sistema operacional traz um novo e interessante recurso: a Área de Transferência Universal. Com esta área de transferência agora você pode copiar algo em um dispositivo e depois colar em outro. Por exemplo, se você copiar algum texto no seu Mac e usar a opção Colar no seu dispositivo com iOS (e vice-versa), o texto que copiou no seu Mac será o conteúdo a ser colado no seu dispositivo iOS.

Arquivos de documento estão agora disponíveis em todos os dispositivos

Com o aplicativo iCloud Drive em seu dispositivo iOS, agora você pode acessar arquivos e documentos de seus desktops Macs, em seu iPhone ou iPad. Ou seja, os arquivos que você coloca na pasta de trabalho ou documentos no seu Mac agora estarão disponível no iCloud Drive (na opção “Desktop”), permitindo que o seu iPhone ou iPad possa acessá-los.

ApplePay na web – autenticação com touch ID

Até então, o recurso Apple Pay podia ser usado apenas para pagar produtos no mundo real. A boa noticia é que agora ele poderá ser usado também na internet e ao fazer uma compra, o sistema pedirá para a transação ser certificada, o que poderá ser feito inserindo a digital no iPhone, mesmo quando a operação seja feita em um Mac. Essa ferramenta será liberada nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, China, Cingapura, Suiça, França e Hong Kong.

Siri no Mac

Finalmente, a assistente digital Siri estará no Mac, e poderá ser acionada a partir de um ícone incluído na barra de ferramentas. Assim como ocorre em iPhones, iPads e iPods touch, a Siri poderá tocar músicas, fazer buscas na internet e acionar aplicativos.

Video PIP

O macOS Sierra terá suporte a Picture-in-Picture, exatamente da mesma forma que já funciona no iPad. Com isso, na hora de assistir um vídeo na web, o usuário pode usar o recurso para transformar qualquer vídeo em uma janela separada, com tamanho e posição configuráveis que se sobrepõem a outras janelas.

Abas nativamente em qualquer aplicativo

Outra ótima novidade: macOS Sierra fornecerá abas automaticamente para todos os aplicativos. Assim, qualquer aplicativo para o macOS poderá agrupar todas as suas telas na mesma janela, de forma semelhante ao que acontece nos navegadores.

Inclusive, o recurso funciona até em aplicativos de terceiros, sem a necessidade de alterações dos desenvolvedores.

Como ainda se trata de um produto que está em desenvolvimento, a versão Developer já está disponível para os desenvolvedores e o download do primeiro beta público tem previsão para chegar em julho de 2016.

Nossa opinião

Com um excelente conjunto de novas funcionalidades, o sistema promete muito mais integração do desktop com dispositivos mobile. Se conseguir entregar tudo que promete, o macOS Sierra se destacará ainda mais nos próximos meses.

A aparência do sistema não muda muito em relação a geração anterior, pelo contrário, melhora ainda mais o visual.

Outro ponto positivo do novo sistema é que manterá compatibilidade com a maioria dos hardwares da Apple, mas precisamente, aqueles lançados a partir de 2009. Equipamentos que em outras plataformas, estariam datados ou ficariam muito lentos.

Prós
  • Sistema promete mais integração do desktop com dispositivos mobile
  • Aparência do sistema não muda muito em relação a geração anterior
  • Compatibilidade com a maioria dos hardwares da Apple
  • Gratuito
Contras
  • Primeira versão só está disponível para desenvolvedores

Fotos

Atualização do sistema da Microsoft pode ser instalada com o Boot Camp para macOS Sierra.
Atualização retira mensagens que criavam confusão na cabeça do usuário e resolve problemas.
Coloque uma Touch Bar em qualquer Mac com o Touché.
Entenda o que é e como usá-lo.
Ative os recursos de letra maiúscula e ponto final automáticos no macOS Sierra e simplifique a digitação.
Use um aplicativo para não permitir que hackers acessem a câmera ou microfone do seu Mac.
Use a Área de Transferência Universal no MacOS Sierra e simplifique a troca de dados entre esses sistemas.
Desative a Siri se você não gostou do recurso no Mac OS Sierra ou se está tendo problemas de execução de ações com a assistente virtual da Apple.
No tutorial abaixo, descubra como formatar uma unidade com o sistema de arquivos APFS.
iCloud ganha capacidade de armazenar todo o conteúdo do computador do usuário.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Lançamento

13/06/2016

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

Com um excelente conjunto de novas funcionalidades, o sistema promete muito mais integração do desktop com dispositivos mobile. Se conseguir entregar tudo que promete, o macOS Sierra se destacará ainda mais nos próximos meses.

Opinião dos usuários

Fórum

macOS Sierra

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais