macOS

macOS

9.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça a nova geração do sistema operacional da Apple: macOS

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 04/07/2016 12h46

macOS é a nome da nova geração do sistema operacional da Apple. Ele é o substituto natural do antigo Mac OS X (ou simplesmente OS X). A fabricante anunciou a mudança de nome na sua conferência para desenvolvedores, a WWDC 2016. Com isso, o novo sistema operacional para computadores da linha Mac agora se chama macOS, e o primeiro representante dessa nova geração será o macOS Sierra. A mudança é na verdade um alinhamento do nome do sistema operacional desktop da Apple, com os sistemas das outras plataformas da empresa que já possuem a terminação OS em seus nome: iOS, watchOS e tvOS. Além disso, a nova versão do sistema operacional, dá continuidade à tendência de receber nomes que homenageiam locais da Califórnia, usada nas três últimas versões do Mac OS X.

O novo software tem foco em recursos baseados em torno da continuidade entre dispositivos, como por exemplo, desbloqueio automático, ApplePay (para alguns países), vídeo PIP (picture in picture) e a assistente virtual Siri. Essas funcionalidades prometem estender a experiencia de usuário do iPhone para os desktops (e vice-versa), além de integrá-los ainda mais.

Como se trata de uma nova geração em fase inicial, o produto ainda está em desenvolvimento. A versão Developer já está disponível para os desenvolvedores e o download do primeiro beta público tem previsão para chegar em julho de 2016.

Nossa opinião

Apesar da mudança de nome, a numeração do sistema dá continuidade á do Mac OS X. Prova disso é que nas primeiras telas do sistema é possível ver claramente a numeração 10.12 na janela sobre do macOS Sierra. Isso indica que a mudança é mais voltada para o lado do marketing e operacional, do que uma mudança de direção.

Em se tratando de aparência o sistema não muda muito em relação a geração anterior, pelo contrário, melhora ainda mais o visual. Embora isso pareça uma contradição diante da mudança de nome, é na verdade um compromisso da Apple com a continuidade da experiência do usuário no sistema.

Seguindo a tradição usada pela Apple nos últimos lançamentos, o macOS começa com um anuncio, seguido de algumas versões de teste, e finalmente, um beta público que antecederá o lançamento oficial. Essa particularidade, permite apresentar ao público, adicionar funcionalidades, testar muito, e entregar um produto bem acabado.

Um ponto positivo do novo sistema é que ele manterá compatibilidade com a maioria dos hardwares da Apple, mas precisamente, aqueles lançados a partir de 2009. Equipamentos que em outras plataformas, estariam datados ou ficariam muito lentos.

Prós
  • Aparência o sistema não muda muito em ralação geração anterior
  • Sistema chega com a mesma sequencia de anuncio, testes, lançamento usada pela Apple
  • Manterá compatibilidade com a maioria dos hardwares da Apple
  • Gratuito
Contras
  • Mesmo mudando o nome, a numeração do sistema dá continuidade á do Mac OS X

Fotos

Recurso existe desde o icônico MSN Messenger. Agora, Apple trabalha em modo Foco para celulares, tablets e computadores.
Sistema da Apple apresenta novas formas de conexão entre dispositivos; veja as novidades do macOS Monterey
iOS 15 chega com novas ferramentas para bloquear notificações e compartilhar mídias com amigos
Evento da Apple será transmitido ao vivo pela Internet a partir das 14h; novo iOS 15 deve ser anunciado na apresentação da WWDC 2021
Apple deve anunciar iOS 15, iPadOS 15, macOS 12, watchOS 8 e tvOS 15, além de novo MacBook Pro; veja os rumores para o evento
Entenda o que significa boot no PC e veja dicas de como resolver possíveis falhas
Malware contorna brecha que permite ao vírus gerar capturas de tela do sistema sem que o usuário perceba
Dispositivo faz parte de financiamento coletivo no Kickstarter e tem Bluetooth 5.0
Pesquisadores afirmam que vírus precisa ser contido para evitar problemas reais para usuários
Do mobile às plataformas mais robustas, veja os games que mais decepcionaram em 2020
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

Apesar da mudança de nome, a numeração do sistema dá continuidade á do Mac OS X. Prova disso é que nas primeiras telas do sistema é possível ver claramente a numeração 10.12 na janela sobre do macOS Sierra. Isso indica que a mudança é mais voltada para o lado do marketing e operacional, do que uma mudança de direção.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais