Marília de Dirceu

Marília de Dirceu

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Marília de Dirceu: confira uma das principais obras do Arcadismo

Maria Eduarda Chagas
por Maria Eduarda Chagas em 21/08/2013 15h38

Marília de Dirceu é a principal obra do poeta português Tomás Antônio Gonzaga (1744 – 1810). Apesar de nascido em Portugal, o autor viveu boa parte de sua vida no Brasil e esteve envolvido com a Inconfidência Mineira. Este trabalho é tido como um dos principais símbolos do Arcadismo no país.

Escrita em três partes, a obra traz as declarações de amor do autor por Marília, que é comumente associada à figura de Maria Dorotéa Joaquina de Seixas, moradora de Vila Rica, Minas Gerais. O poeta chegou a ser noivo da jovem, mas foi preso e posteriormente exilado para Moçambique.

Apesar de a obra ter sido escrita no Brasil, ela foi publicada inicialmente em Portugal. A primeira parte do poema foi lançada em Lisboa em 1792. Já a segunda parte foi lançada somente em 1799 e a terceira em 1812.

Logo que publicados, os versos de Tomás Antônio Gonzaga já fizeram considerável sucesso em Portugal. No entanto, Marília de Dirceu demorou alguns anos para chegar ao Brasil. Após as importações de exemplares do título para cá, logo na primeira metade do século XIX, ele teve boa repercussão no país.

Um dos principais representantes do movimento arcadista no Brasil, o livro traz os ideais desta expressão artística, como a valorização de uma vida bucólica e simples e o desejo de um amor puro e idealizado. Este clássico é parte fundamental da literatura nacional. Para ler, clique em baixar e espere o arquivo em pdf ser aberto no computador.

Confira o resumo do livro Marília de Dirceu no Educação e prepare-se para o vestibular e para a prova do Enem.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Dominantes Apps

Opinião dos usuários

Fórum

Marília de Dirceu

Você ficou com alguma dúvida sobre E-books e cultura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-books e cultura