Medium

Medium

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Medium é um rival à altura de WordPress e Blogger

Thiago Barros
por Thiago Barros em 15/05/2015 18h49

Medium é uma plataforma de publicação de textos criada pelos cofundadores do Twitter, Evan Williams e Biz Stone, que se tornou uma espécie de referência para um modo de jornalismo diferente. Ele é como o Blogger ou WordPress, mas sem focar nos padrões clássicos e sim em um estilo mais social, informal. Ele permite que o usuário crie um perfil e interaja com pessoas e canais, criando mais uma rede social do que um ambiente de blog propriamente dito.

Nossa opinião

Medium é uma excelente opção para quem está interessado em fazer um blog, mas com uma pegada diferente da tradicional. Ele é interessante para quem gosta de escrever e quer ter um espaço para exercitar seus pensamentos e escrever sem compromisso, em uma espécie de rede em que pessoas do mundo todo poderão ler seus posts.

Normalmente, ganhar visitas em um blog é complicado. Você tem que divulgar, encontrar quem goste, pedir para amigos, etc. No Medium, não. Cada usuário pode se inscrever no tema que mais curtir, ou nos temas que mais curtir, e assim vai recebendo notificações e recomendações de conteúdo novo naquela categoria.

Conforme você vai lendo, pode interagir com as pessoas e estabelecer laços que são como os de uma rede social. O termo "jornalismo social" que se encaixa muito bem neste serviço. A plataforma é bem simples de usar, apesar de ser em inglês, e oferece para o usuário um visual muito mais bonito do que os templates do WordPress, por exemplo.

Tudo é de graça, sem precisar configurar muita coisa, só escrevendo e formatando o visual como se fosse, por exemplo, uma diagramação de uma página de revista. É bem legal. 

Visualmente, é impecável. Tanto na simplicidade da navegação como nos conteúdos dos textos. Suas funcionalidades idem. É possível usar vários recursos para escrever e para entrar em contato com os outros. Só a usabilidade peca um pouco pelo fato de ele ser em inglês e não ter muitos tutoriais de como usar.

Mas, no geral, Medium é uma ótima opção para os amantes da escrita e da leitura. Vale conferir!

Prós
  • Visual muito bonito
  • Funções sociais
  • Variedade de recursos
Contras
  • Em inglês

Fotos

Ferramentas grátis podem ajudar a mostrar seus trabalhos de forma organizada
Cinco sites para fazer portfólio
Conheça a plataforma de publicações e veja dicas para expor trabalhos
Qualquer pessoa que mantém um blog na plataforma poderá cobrar pelos acessos aos textos restritos.
Aplausos substituem as recomendações. Você pode até aplaudir um mesmo post várias vezes.
Novidade imita Snapchat e Instagram Stories, mas é voltada para textos e conteúdos maiores.
Novidade permite publicar textos em pequenos trechos e com avanço similar ao Snapchat.
Veja qual plataforma tem as melhores funcionalidades e ferramentas para suprir as necessidades do seu projeto.
A lista desta semana inclui aplicativos de viagem, para quem gosta de escrever e muito mais.
Veja aplicativos gratuitos para descobrir coisas novas, conhecer pessoas e até arrumar uma programação para as horas vagas.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Desconhecido

Versão

Nossa Opinião

NOTA tt
9.8

Medium é uma excelente opção para quem está interessado em fazer um blog, mas com uma pegada diferente da tradicional. Ele é interessante para quem gosta de escrever e quer ter um espaço para exercitar seus pensamentos e escrever sem compromisso, em uma espécie de rede em que pessoas do mundo todo poderão ler seus posts.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Utilitários ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Utilitários