Menthal

Menthal

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Você é viciado no celular? Saiba o nível do seu vício com o Menthal

Thiago Barros
por Thiago Barros em 27/05/2014 10h20

Menthal é um aplicativo gratuito para Android que faz parte de um trabalho realizado por estudiosos alemães com o intuito de medir o nível de “vício” dos usuários nos celulares. É necessário fazer parte de uma lista de espera e aguardar um convite, via e-mail, para que você possa utilizá-lo.

Além disso, o processo de análise que o aplicativo se propõe a fazer também não é feito de maneira imediata. Os desenvolvedores avisam que ele precisa de, pelo menos, dois ou três dias, para coletar os dados necessários e criar estatísticas confiáveis. Afinal, ele realiza um relatório completo do quanto a pessoa utiliza o gadget.

O sistema é bem simples. Você deve inserir alguns dados de sua personalidade para que tudo funcione corretamente. Diariamente, ele mede quanto tempo você gastou em cada função e você também pode inserir o quão feliz você estava naquele dia, para ele avaliar a relação da utilização de determinado recurso com o seu humor.

Dentre as possibilidades de monitoramento que o Menthal oferece, podemos mencionar as seguintes: calcular o tempo gasto em aplicativos, o número de chamadas feitas/recebidas e os gestos mais utilizados – como quantas vezes você desbloqueou a tela principal do smartphone, por exemplo. No decorrer dos dias, ele vai gerando relatórios baseando-se nisso.

As informações ficam divididas em seis opções:M Score, Me, Personality, Tops, Time on Phone e Mood. As mesmas se localizam no menu do lado esquerdo do aplicativo. Para navegar nelas é só ir tocando em cada uma e ver os detalhes. O “Score” é a sua pontuação, que pode ser boa ou ruim dependendo do quanto você usa o celular.

Menthal é um programa útil para os usuários que desejam saber se estão, realmente, “viciados” nos seus smartphones. Confira!

Nossa opinião

O Menthal é um aplicativo, realmente, muito interessante. Os pesquisadores alemães que o desenvolveram acertaram no modo de medir os dados de utilização de telefones celulares, relacioná-los com a personalidade das pessoas e fazerem a análise completa do que cada ação pode indicar.

O sucesso que ele faz, gerando até uma lista de espera para que os usuários possam se registrar no aplicativo, é uma prova disso. Badalado pela mídia internacional, o Menthal vai se tornando um programa não só “legal”, como também útil. Afinal, poder monitorar quais os principais usos do celular, e o tempo que se gasta nele, é muito bom.

O usuário passa a ter noções melhores do quanto aquele aparelho significa para si, e as consequências que isso pode trazer. Testamos o Menthal por alguns dias e ele mediu os dados de maneira perfeita. O questionário sobre informações psicológicas foi simples – e bem eficiente. O desempenho, em si, é ótimo, e as funcionalidades idem.

O principal problema do aplicativo para o usuário do Brasil é a ausência do português como idioma suportado. Além disso, em alguns casos ele mostra as suas informações em dois idiomas, inglês e alemão, ao mesmo tempo, o que acaba confundindo um pouco. Para as pessoas que não têm domínio de uma das línguas, é complicado utilizá-lo.

O monitoramento não é bem intuitivo, mas fica bem mais difícil realizar a leitura dos relatórios, bem como, responder qualquer questionário. Contudo, se você consegue se virar no inglês, acha que o celular está tomando muito seu tempo e quer ter uma noção exata do quanto gasta, e dos efeitos dele no seu dia a dia, vale bastante o download do Menthal!

Prós
  • Registro preciso de informações
  • Relaciona dados com personalidade do usuário
Contras
  • Não disponível em português
  • Llista de espera.

Fotos

Com dificuldades de largar o celular? Veja lista de apps para escapar do vício digital e usar menos o smartphone.
Conheça os aplicativos que indicam o tempo de uso do smartphone.
Aplicativos de imagens, programa que mede uso do celular, serviço de enviar vídeos e uma espécie de rede social para falar de TV fazem parte da lista do TechTudo; confira.
Menthal faz parte de estudo de pesquisadores da Alemanha e pretende fazer análise de comportamento; entenda.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Menthal.org

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

O Menthal é um aplicativo, realmente, muito interessante. Os pesquisadores alemães que o desenvolveram acertaram no modo de medir os dados de utilização de telefones celulares, relacioná-los com a personalidade das pessoas e fazerem a análise completa do que cada ação pode indicar.

Opinião dos usuários

Fórum

Menthal

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade