Messenger Lite

Messenger Lite

9.5
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Converse no chat do Facebook gastando menos dados no Android

Raquel Freire
por Raquel Freire em 24/10/2017 09h48

O Messenger Lite é uma versão mais leve e com menos recursos do Facebook Messenger. O aplicativo consome menos dados do que o mensageiro original e é voltado para locais com conexões de Internet lentas, assim como para celulares Android mais antigos. A ferramenta segue o exemplo do Facebook Lite, lançado pelo Facebook em junho de 2015. O app gratuito foi liberado no Brasil sete meses após o lançamento inicial, em outubro de 2016.

Nossa opinião

A interface praticamente idêntica a da versão original do Messenger é um grande ponto forte do app. Não há aquela sensação de estar lidando com um aplicativo antigo, a exemplo do que ocorre com o Facebook Lite. Além de moderno e agradável, o design garante familiaridade ao usuário, que sabe exatamente onde estão as ferramentas.

Logicamente, os recursos são bem mais escassos do que no mensageiro original. O Lite concentra-se no básico: envio e recebimento de mensagem de texto, imagens, áudios e criação de bate-papos em grupo.

O Facebook incluiu algumas funcionalidades populares, como figurinhas, emojis, exibição de quem está online e status da mensagem (o "visualizado" também aparece na versão leve). Além disso, é possível acessar configurações básicas, silenciar conversas e bloquear contatos, mas as opções param por aqui.

O Messenger Lite não permite gravar ou enviar filmes da galeria, embora os vídeos recebidos sejam reproduzidos normalmente na janela de chat. Como era de se esperar, a câmera com efeitos especiais e ferramentas de edição de fotos também não está disponível no mensageiro econômico.

As chamadas de voz e vídeo também foram deixadas de lado, assim como o Instant Games, envio de localização, planos, opções de personalização do chat, exibição de aniversários, extensões e quaisquer funções avançadas. Nenhuma dessas ausências é um problema, já que excluir funções é o melhor jeito de fazer o app ser mais leve.

O que é decepcionante é o espaço ocupado no Android, bem maior do que o seu análogo Facebook Lite. Contando com os dados do aplicativo, o Facebook Lite usa cerca de 3,22 MB, ao passo que o Messenger Lite gasta aproximadamente 15 MB. Vale ressaltar que esses valores servem apenas de parâmetro, já que variam de acordo com os dados da conta na rede social e com o dispositivo (os testes foram realizados em um Moto G 2 rodando Android 6.0).

Considerando que o Facebook Lite também permite acessar o chat do Facebook, o download do mensageiro "leve" só deve fazer sentido para quem não abre mão da interface moderna. Ele de fato é mais econômico do que o Messenger original, mas está longe de ter o bom desempenho em consumo de dados do Facebook Lite.

Prós
  • Consome menos dados do que o Messenger
  • Interface quase idêntica à do Messenger original
  • Recursos mais populares foram mantidos
  • Funciona sem o app do Facebook
  • Roda em versões antigas do Android
Contras
  • Menos econômico no consumo de dados do que o Facebook Lite

Fotos

Uber, YouTube e Facebook podem ser acessados pelo usuário em versões mais leves
Aplicativo otimizado da rede social é indicado para aparelhos antigos
Ferramenta que consome pouco espaço no celular traz principais funções do Messenger original, como chamadas de voz e vídeo
Atualização deixa versão leve do mensageiro mais próxima do app completo.
Apps para meditar, editar fotos e estudar estão entre os mais buscados na Google Play e App Store.
Descubra se o mensageiro leve do Facebook fica devendo para a versão original, bem mais pesada.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Facebook Inc.

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

A interface praticamente idêntica a da versão original do Messenger é um grande ponto forte do app. Não há aquela sensação de estar lidando com um aplicativo antigo, a exemplo do que ocorre com o Facebook Lite. Além de moderno e agradável, o design garante familiaridade ao usuário, que sabe exatamente onde estão as ferramentas.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais