Microsoft Silverlight

Microsoft Silverlight

8.3
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Microsoft Silverlight: faça download para acessar conteúdos interativos

TechTudo
por TechTudo em 26/07/2016 19h22

O Microsoft Silverlight é um plugin desenvolvido pela Microsoft, para Windows e Windows Phone, que possibilita visualizar vídeos, fotos, imagens, gráficos e conteúdos interativos diretamente a partir do navegador. Pretende ser um concorrente do Adobe Flash Player, que atualmente domina o segmento de plugins de multimídia no mundo. 

Como funciona o Microsoft Silverlight

A Microsoft oferece um programa gratuito com funcionalidades equivalentes ou melhores às do Flash, sem comprometer a performance do computador. É baseado na plataforma .NET, também da Microsoft, o que garante compatibilidade com muitos códigos de programação que já existem atualmente. Veja o que é Microsoft Silverlight.

Uma das novidades está no interesse da desenvolvedora em permitir que programadores criem verdadeiras aplicações multimídia ricas em recursos. O campo dos vídeos online é um dos contemplados pela tecnologia, visto que agora pode ter vídeos em altíssima definição sendo oferecidos para o internauta. Há ainda suporte ao Visual Studio 2010, que permite acesso ao Microsoft Office além do servidor Share Point.

O software também apresenta o Smooth Streaming, ferramenta que detecta automaticamente a velocidade e qualidade da conexão e o usuário ainda pode ajustar a qualidade do vídeo às condições da internet. Esse recurso é interessante para todos, especialmente para o internauta, porque vai evitar uma experiência deficiente, por exemplo, ao tentar abrir um vídeo Full HD em uma conexão que não está preparada para isso.

Interação

A entrada de dados fica mais fácil com essa versão do plugin. Usuários podem interagir com o que programadores criarem por meio da webcam e do microfone, que servem de suporte para diversas ações. Quem se beneficia com essa tecnologia são os ARGs, jogos de realidade aumentada que permitem que o jogador manipule objetos virtuais apenas com a câmera e um cartão.

A Microsoft também incluiu a funcionalidade de arrastar e soltar, que já é comum no Windows. Para fazer upload de um arquivo, por exemplo, não é necessário clicar em um formulário e procurar pelo arquivo nas suas pastas. Em vez disso, é possível abrir a janela na qual o arquivo está, clicar e arrastar o ícone para o navegador. O serviço, então, cuidará do resto.

Além disso, muitos serviços populares usam a plataforma da Microsoft, como o Netflix. Isso se deve, em grande parte, à sua capacidade de exibir conteúdo em HD rapidamente, graças ao carregamento inteligente dos vídeos. 

Para desenvolvedores

O programa agrupa uma série de características que provavelmente interessará profissionais voltados para web. Ele trabalha com gráficos vetoriais, algo fundamental para um bom design. Também suporta linguagens de programação com Ruby, Visual Studio, C# e AJAX.

Além disso, de acordo com a fabricante, a aplicação estará futuramente disponível para computador, televisão e celular. Assim, ele garantirá que os aplicativos criados da mesma maneira frequentem ambientes e usos bastante distintos. Faça o download de Microsoft Silverlight agora mesmo!

Nossa opinião

A Microsoft se arriscou ao implementar algo que já existe quando produziu seu próprio plugin para visualização de conteúdo multimídia no PC e dispositivos portáteis com Windows. Porém, a solução criada pela Microsoft tem rendido bons frutos e provado que nem sempre o que é unanimidade é bom.

O Flash, principal concorrente do Silverlight, já está fincado na web há bastante tempo. Mas muita gente não gosta da plataforma, devido aos seus bugs, falhas de segurança e consumo exagerado de recursos. A ideia por trás do deste programa é justamente substituir o concorrente. Ele tem sido utilizado por diversos portais de conteúdo multimídia, entre eles o Netflix.

É visível o desempenho e boa qualidade de vídeo na transmissão de conteúdo pelo software. O plugin se destaca principalmente nas transmissões via streaming, oferecendo um carregamento dinâmico que possibilita continuar assistindo o conteúdo, mesmo com variações bruscas na conexão com a internet.

Essa briga pelo posto da preferência, não só do consumidor, mas também das empresas que distribuem conteúdo multimídia, promete ser grande. Além do Flash e Silverlight, novos formatos como HTML5 e CSS3 parecem ter chegado para ficar. No entanto, o produto da Microsoft parece estar à frente dos concorrentes, oferecendo estabilidade e segurança, requisitos cada vez mais importantes para um bom plugin. Não deixe de baixar Microsoft Silverlight!

Prós
  • Estabilidade
  • Mais seguro que o Flash
  • Carregamento Rápido
Contras
  • Requer Framework .NET
  • Apenas para Windows
  • Requer o uso de um plugin

Fotos

Aprenda a instalar o Silverlight para executar conteúdo multimídia no navegador e assistir aos vídeos.
Aprenda a acessar as configurações de plugins dos navegadores para ativar o Silverlight.
Tecnologia da Microsoft é correspondente ao Flash Player da Adobe; saiba como instalar
Líder da Kaspersky Lab analisa dados e confirma que usuários do sistema operacional da Apple também devem tomar muito cuidado com malware.
Plataforma suporta várias linguagens de programação, sistemas e navegadores.
Netflix anunciou que o Safari do OS X Yosemite já exibe seus vídeos sem precisar instalar qualquer plugin.
Aprenda no tutorial a atualizar seus plugins, reinstalar o Flash Player, desabilitar o Microsoft Silverlight e até restaurar a configuração do Firefox.
Após um bom tempo sem atualizações, a Microsoft liberou o Silverlight 5, a última versão do complemento multimídia para navegadores de web. De acordo com a empresa, a grande mudança é o suporte à aceleração de hardware para rodar vídeos em H.264...
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Microsoft

Lançamento

12/03/2014

Versão

5.1.30214

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

A Microsoft se arriscou ao implementar algo que já existe quando produziu seu próprio plugin para visualização de conteúdo multimídia no PC e dispositivos portáteis com Windows. Porém, a solução criada pela Microsoft tem rendido bons frutos e provado que nem sempre o que é unanimidade é bom.

Opinião dos usuários

Fórum

Microsoft Silverlight

Você ficou com alguma dúvida sobre Internet ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Internet