Microsoft Windows Defender

Microsoft Windows Defender

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Windows Defender é bom? Programa já vem instalado em PCs com Windows 10

Pedro Cardoso
por Pedro Cardoso em 14/06/2018 12h40

O Microsoft Windows Defender é o software de proteção contra malwares que vem integrado ao Windows 10. Ele tem proteção contra vírus, ransomwares e spywares, possui firewall, traz proteção para a família e verifica atividades em navegadores e apps, com o intuito de evitar movimentações suspeitas.

Nossa opinião

Discreto, o Microsoft Windows Defender funciona em segundo plano, sem incomodar o usuário. O programa permanece oculto enquanto verifica possíveis ameaças ao computador e nos momentos de atualização. De fato, somente se manifesta quando há alguma ameaça.

Com visual limpo e muito bem organizado, o app é extremamente leve e não deixa o PC pesado quando está ativo. A Central de Segurança do Windows Defender, tela de controle de todas as funções do aplicativo, possui uma usabilidade simples, com todos os comandos dispostos de forma clara e objetiva.

O Microsoft Windows Defender tem tudo que um computador precisa para se proteger e pode atender completamente a maioria dos usuários. Além da proteção contra vírus e diversas ameaças digitais, o software possui um Firewall que promete defender o Windows 10 ativamente de possíveis invasões a rede.

Apesar de o app funcionar sozinho, sem intervenção humana, o usuário pode forçar uma verificação de sistema em busca de vírus. Integrado aos menus de contexto do Windows 10, é possível selecionar um pendrive ou arquivo e pedir um escaneamento antes de abrir o conteúdo. Isso pode evitar surpresas e uma possível dor de cabeça.

Outra ferramenta interessante que vem integrada ao software principal é o Windows Defender SmartScreen, que promete proteger ativamente aplicativos e sites da internet para evitar que sejam instalados qualquer programa sem o consentimento do usuário. Para quem quiser uma segurança completa, ainda pode configurar a ferramenta para bloquear qualquer software de ser instalado no sistema operacional, a menos que seja feito pela Windows Store.

O Windows Defender possui ainda uma ferramenta que verifica ativamente a integridade de alguns itens do computador, como a capacidade de armazenamento, drivers do dispositivo, duração da bateria e se há algum problema com apps e software. Se a qualquer momento um desses elementos sair do padrão, o programa emite um alerta para o usuário verificar e tomar as providências cabíveis.

Para completar, o programa de segurança do Windows 10 traz também uma ferramenta de controle parental. Entretanto, ao clicar no link correspondente, o usuário é direcionado para uma página em inglês dentro do site da Microsoft. Lá, é necessário adicionar os usuários mirins e configurar o que eles podem fazer online, mas como as instruções não estão em português, isso pode atrapalhar a maioria dos usuários brasileiros.

Prós
  • Interface limpa
  • Fácil de usar
  • Muito discreto
  • Possui Firewall integrado
Contras
  • Controle parental em inglês

Fotos

Passo a passo mostra como manter o antivírus da Microsoft desativado.
Como desativar o Windows Defender no Windows 10
Versão de teste do Windows 10 traz novidades da atualização Creators, prevista para abril.
Programe o Windows Defender para verificar seu PC.
O serviço Application Guard, da Microsoft, isola qualquer ameaça em um ambiente virtual.
Antivírus da Microsoft ganha nova versão para uso em ambiente corporativo e funciona depois que uma infecção ocorre.
Aprenda a instalar o Windows Defender Offline em um pen drive para remover vírus do computador.
Descubra como usar o Windows Defender para evitar programas indesejados no PC e use o Windows com mais tranquilidade
Aprenda a criar uma lista de exclusão de apps e arquivos para o Defender ignorar e, assim, liberar o acesso sem interrupções.
Usuário deve desativar o Windows Defender caso possua outro antivírus instalado. Confira a dica!
Antivírus da Microsoft é completo, leve e discreto. Conheça todos os recursos e aprenda a usá-lo.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Microsoft Corporation

Lançamento

13/06/2012

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

Discreto, o Microsoft Windows Defender funciona em segundo plano, sem incomodar o usuário. O programa permanece oculto enquanto verifica possíveis ameaças ao computador e nos momentos de atualização. De fato, somente se manifesta quando há alguma ameaça.

Opinião dos usuários

Fórum

Microsoft Windows Defender

Você ficou com alguma dúvida sobre Antispywares ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Antispywares