A Moreninha: leia o marco inicial do romantismo no Brasil

A Moreninha é o primeiro romance do médico e escritor brasileiro Joaquim Manuel de Macedo (1820 – 1882). Publicada em 1844, a obra de ficção é considerada o marco inicial do Romantismo no Brasil e atrai muitos leitores até hoje.
O romance de Joaquim Manuel de Macedo foi sucesso de público já na época de seu lançamento e garantiu ao autor fama desde o início de sua carreira como escritor. Em 1975, o texto foi adaptado pela Rede Globo para a telenovela A Moreninha que foi ao ar às 18 horas com bons índices de audiência.
O enredo trata do romance entre Carolina, a moreninha, e Augusto. Carolina mora com a sua avó em uma ilha próxima à cidade do Rio de Janeiro e Augusto é um estudante de medicina. Os dois se apaixonam, mas não podem ficar juntos.
A história retrata os hábitos e o cotidiano da sociedade fluminense da época e por isso o livro é considerado um romance urbano e de costumes. A trama se desenrola ao apresentar as dificuldades do casal que não podem viver este amor. Como bom exemplar do movimento romântico, o livro mostra um amor idealizado e puro, mas difícil de atingir.
A Moreninha é um dos principais clássicos da literatura nacional. Símbolo do movimento literário romântico, a obra tem grande influência na construção da identidade brasileira. Essa é uma leitura fundamental, ainda que a linguagem possa parecer um pouco rebuscada para os leitores do século XXI. Vale a pena conhecer.
Confira o resumo do livro A Moreninha no Educação e prepare-se para o vestibular e para a prova do Enem.