Mozilla Thunderbird

Mozilla Thunderbird

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Thunderbird Mozilla: gerencie várias contas de e-mail ao mesmo tempo

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 30/10/2014 14h56

Mozilla Thunderbird é o cliente de e-mail da Fundação mozilla - a mesma produtora do Firefox-, disponível para Windows, Mac e Linux. O aplicativo permite a você gerenciar diferentes contas de e-mail gratuitamente e pode ser instalado em diversos sistemas operacionais, inclusive no Windows 95, 98 e Me (Millenium Edition). Com ele, você pode acessar seus emails do HotmailGmail, Yahoo ou qualquer outro provedor com suporte a SMTP/POP3/IMAP.

O programa tem filtro anti-spam embutido, um mecanismo que previne golpes por meio de mensagens, assinaturas digitais, criptografia, suporte a certificados e dispositivos de segurança.

Ao iniciá-lo pela primeira vez, o usuário é recebido pelo assistente de configuração de contas, que permite adicionar e colocar todas as informações necessárias ao uso da nova conta.

Para facilitar a organização de mais de uma conta de e-mail, cada uma delas tem pasta separadas, mas que podem ser combinadas através do recurso das pastas inteligentes. Até mesmo a localização dos arquivos pode ser configurada pelo usuário, o que permite organizar suas mensagens da forma que achar melhor.

Além de organizar e-mails em pastas, no Thunderbird é possível classificá-los por campos, como por exemplo: assunto, data e remetente. Porém, se o usuário preferir, pode usar a busca do programa e encontrar o que procura em qualquer pasta.

Assim como o Firefox, o Thunderbird também suporta o uso de abas e quando o programa é fechado, as abas com mensagens abertas serão salvas por ele. Assim, quando o usuário executar o Thunderbird novamente, as mesmas abas estarão à sua disposição novamente. 

O programa também suporta o uso de tag para organizar melhor as mensagens. O recurso tem um formato parecido com o usado no Gmail, tendo basicamente as tags “Importante”, “Trabalho”, “Particular”, “Pendente” e “Adiar”. Para completar, ele permite cadastrar mais tags além das disponíveis. 

Para combater mensagens indesejadas, o Thunderbird vem com um filtro inteligente, que localiza os e-mails suspeitos e os envia para uma pasta específica que contêm apenas spam. Mas se isso não for o suficiente, o usuário poderá criar filtros personalizados para aumentar a eficiência do combate a mensagens indesejadas. 

Além de combater o spam, o programa também tem recursos que ajudam a evitar golpes por e-mail ou através de links. Ele emitirá alertas quando o usuário clicar em um link que tentará levá-lo para uma página diferente daquela que é anunciada no corpo do e-mail. Além disso, as imagens anexadas na mensagens são bloqueadas por padrão. O Thunderbird possui ainda um sistema antiphishing que protege o usuário de e-mails falsos que tentam se passar por mensagens verídicas de instituições bancárias ou lojas virtuais.

Apesar da interface simplista, o serviço de e-mail pode ser personalizado através de temas, um recurso herdado do Firefox. Para torná-lo mais completo, é possível usar extensões para adicionar funcionalidades extras ao programa. 

Ações como responder e encaminhar estão na barra de ferramentas da própria mensagem, o que deixa mais espaço da barra de ferramentas para o campo de pesquisa. As novas versões possuem suporte a bate-papo. Cadastre suas contas e converse pelo Thunderbird no Facebook Chat, Google Talk, Twitter, IRC.

Nossa opinião

O programa facilita muito a rotina de e-mails. É fácil de usar, mas seu grande diferencial continua sendo o fato dele ser multiplataforma - o app suporte suporta o Windows XP e ainda roda em Windows 7 e 8, Mac e Linux (suportando diversas variantes).

Apesar de ser multiplataforma e ter uma aparência única, o Thunderbird não deixa de explorar as características do sistema operacional em que está instalado. Por exemplo, se ele possuir suporte para as jump lists do Windows 7, permitirá o acesso a algumas das funções do programa, através do menu de contexto.

O programa demonstra um bom desempenho na hora de baixar as mensagens, mesmo quando há uma grande quantidade na caixa de entrada. Ele também é leve e não consome muitos recursos do computador, o que torna possível usá-lo em máquinas mais modestas.

Mas o grande destaque do aplicativo vai para o suporte a extensões, um recurso que permite ampliar as possibilidades de uso do software. Porém, se não forem usados corretamente, estes add-ons podem estragar o programa. 

Prós
  • Simples
  • Multiplataforma
  • Bom desempenho na hora de baixar as mensagens
  • Bastante leve e não consome muitos recursos do computador
  • Pode ser usado em máquinas mais modestas
  • Gratuito
  • Suporta extensões
Contras
  • Suporte a extensões pode estragar o programa

Fotos

Se você deseja transferir suas mensagens de um computador para outro ou simplesmente fazer backup, exportar e importar seus dados no Thunderbird é a melhor opção. Para isso, o TechTudo preparou esse tutorial.
O Thunderbird 10.0, última versão estável do cliente de e-mails da Mozilla, lançado esta semana, já está disponível para download. A atualização traz melhorias de estabilidade, correção de bugs, novos recursos, e promete uma melhor compatibilidade com as extensões.
Mozilla Thunderbird é o cliente de e-mail padrão no Ubuntu. É fácil de usar e configurar, tem muitos recursos avançados e permite a personalização de forma simples. Normalmente o Thunderbird vem com a mesma aparência do Ubuntu, mas você pode fazer mudanças em sua aparência...
Juntamente com a versão Beta 6 do Firefox 8.0, a Mozilla aproveitou também para lançar uma nova edição de seu cliente de e-mail. O Thunderbird 8.0 Beta 4 já está disponível para download e chega com algumas pequenas mudanças a serem testadas, pensando na versão final do programa, que está na reta decisiva do desenvolvimento.
A Mozilla não acelerou apenas o passo do Firefox. O cliente de e-mails Thunderbird também entrou no ritmo de desenvolvimento mais acelerado. O resultado disso é que o primeiro Beta da versão 8 do aplicativo já está disponível para download, e acompanha, portanto, o Firefox 8. A princípio, a versão estável do Thunderbird 8 é esperada para o dia 8 de novembro.
Junto com o Firefox 7, disponibilizado ontem, a Mozilla também liberou para download o Thunderbird 7, seu cliente de e-mail mais novo. Ambos seguem o mesmo ciclo de atualizações rápidas já faz algum tempo, puxada pelo Google e seu navegador Chrome.
A Mozilla lançou a versão beta de seu Thunderbird 7.0, o cliente de e-mails opensource da companhia.
A Mozilla Messaging lançou esta semana a primeira versão de testes do Thunderbird 5. O gerenciador de e-mails chega a sua quinta versão com grandes mudanças no visual e ajustes finos nos recursos já existentes.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Mozilla

Lançamento

25/09/2014

Versão

31.1.2

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

O programa facilita muito a rotina de e-mails. É fácil de usar, mas seu grande diferencial continua sendo o fato dele ser multiplataforma - o app suporte suporta o Windows XP e ainda roda em Windows 7 e 8, Mac e Linux (suportando diversas variantes).

Opinião dos usuários

Fórum

Mozilla Thunderbird

Você ficou com alguma dúvida sobre E-mails ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-mails