Famoso MSN Messenger sai de cena no PC e dá lugar ao Skype

O velho MSN Messenger foi substituido, aos poucos, pelo Skype. A Microsoft optou por encerrar o suporte ao mensageiro do Windows, fechando o acesso aos últimos usuários na China, em definitivo, em 31 de outubro de 2014. Chamado oficialmente de Windows Live Messenger, foi um dos mensageiros mais famosos do mundo, lançado em 1999, que se tornou referência no assunto de chat e bate-papo no Windows.
Para mais ferramentas além do MSN, a Microsoft oferecia o Windows Live Essentials. O pacote inclui programas da Microsoft para fotos, filmes, mensagens instantâneas, e-mail, blogs, proteção para a família e muito mais. Porém, com a mudança, passou a incluir o Skype no lugar MSN.
Como voltar a usar o MSN?
Alguns apps como Messenger Reviver 2 ajudam a trazer de volta o MSN ao seu computador. Muitos desses truques já não funcionam mais, com os servidores, agora, apontando para o Skype. Alguns usuários preferem tentar entrar no MSN pelo site eBuddy, que reúne vários serviços de mensagens em um só. Além do MSN, outros programas de mensagens e redes sociais que derama adeus foram ICQ, Orkut e MySpace.
Quem é fã do MSN não se decepciona. Embora a interface tenha sido modernizada e aprimorada, sua essência continua a mesma e não representa uma ruptura com o design tradicional do programa. A parte do bate-papo continua idêntica, e poder eliminar as propagandas que aparecem neste espaço deixa o visual mais limpo e agradável.
A integração com redes sociais é uma faca de dois gumes. A ideia é ótima e, de fato, estando no MSN você nem precisará se logar no Facebook para ver as principais postagens dos seus amigos e notícias que estão bombando na rede. O problema é que cada vez que alguém logar no Facebook, você receberá a notificação padrão do MSN. Considerando que no Face nós costumamos ser menos criteriosos e aceitamos mais contatos do que no messenger tradicional, essas notificações não param de aparecer, e chegam a poluir sua tela.
Para quem associa a conta com a de outras redes sociais também poderá ficar incomodado com o fato de que, mesmo recebendo a mensagem no MSN, quando você se logar na rede nativa, vai receber notificação de nova mensagem. Neste aspecto, a sincronização poderia ser mais bem acabada e inteligente. Em contrapartida, o jeito fácil de desativar o bate-papo da rede social mesmo já tendo associado a conta com a do MSN torna todos esses inconvenientes menores.
Se você for instalar todo pacote de programas do Windows Essentials, aguarde por uma instalação bastante demorada. O bom é que você fica livre de instalações posteriores, e pode desfrutar de forma mas completa das ferramentas do seu mensageiro. Apesar de demorado, o processo é ininterrupto, não exige reinicialização da máquina nem trava o PC.
- Gratuito
- Integração com redes sociais
- Interface moderna e agradável
- Instalação lenta
- Falta de sincronização perfeita com redes sociais
- Excesso de notificações de mensagens