Musical.ly deixa de existir e vira TikTok

O aplicativo de dublagens de vídeo Musical.ly foi descontinuado e fundido ao TikTok. O app também é destinado a publicação de vídeos com dublagens de músicas, conversas ou trechos de humor, mas possui formato de rede social, possibilitando seguir amigos e interagir com as publicações. Possui diversos efeitos e filtros animados. O TikTok é grátis e está disponível para Android e iPhone (iOS).
O app chegou à lista dos mais baixados nos Estados Unidos no mês de outubro de 2018, contado com 130 milhões de usuários, e ficando à frente de Instagram e Facebook. O serviço é febre entre o público jovem asiático, especialmente entre os chineses, mas também faz sucesso no Brasil e foi um dos grandes destaques do ano por aqui. Influenciadores famosos em outras redes sociais, como Winderson Nunes, já bateram a marca de 200 mil fãs no TikTok.
Após a fusão com o TikTok, o antigo Musical.ly deixou de existir e as contas no app foram migradas automaticamente para o novo aplicativo. A troca aconteceu após a venda da empresa responsável pelo Musical.ly para a ByteDance, marca criadora do TikTok. O aplicativo mantém sua principal função do Musical.ly original, que é fazer vídeos curtos de dublagens.
Para entrar e criar uma conta no TikTok, o usuário pode utilizar seu número de telefone ou e-mail, ou usar dados do Facebook, Instagram, Twitter e Google. O app também dá a opção de cadastrar um número de telefone para utilizar futuramente na recuperação de senha.
Ao acessar o app, é possível ver um feed com os vídeos mais famosos do momento em um carrossel vertical. No topo da tela é possível alternar para o feed “Seguindo”, que mostra as publicações dos seus amigos. O app permite curtir, comentar e compartilhar os vídeos de forma fácil em redes sociais externas, em um menu localizado na lateral direita. Os vídeos mostram o título do áudio que está sendo dublado. Ao tocar sobre o som, é possível assistir a todas as gravações que foram feitas com aquele áudio.
Para criar um vídeo, basta tocar no ícone de “+”, no menu principal. A câmera será acionada e o usuário poderá gravar seus vídeos e escolher o som que será dublado. O catálogo conta com milhares de opções divididas em várias categorias, como “Comédia”, “Popular” e “Global Pop”. Também é possível colocar músicas de artistas do Brasil e salvar as opções favoritas. O app também possui vários filtros para incrementar os vídeos. São efeitos de máscaras, cabelos, animais, fundos de paisagem e até efeitos em realidade virtual. Também é possível enviar arquivos da galeria do celular.
Uma seção de notificações muito semelhante à do Instagram mostra as interações dos seus amigos aos seus vídeos. O usuário também tem acesso a um menu de pesquisa muito parecido com o “Explorar” do Instagram, com sugestões de vídeos interessantes. Também é possível pesquisar amigos usando nome de usuário ou um QR Code, além de editar seu perfil e mudar foto e nome de usuário.
- Muitas opções de áudio
- Filtros e efeitos de gravação
- Mantém a base de dados do Musical.ly
- Compartilhamento com outras redes sociais
- Feed vertical pode confundir o usuário