Nightingale

Nightingale

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça Nightingale: Player de música com suporte a rádios online

Dário Coutinho
por Dário Coutinho em 07/01/2014 16h38

Nightingale é um player de música com interface elegante, disponível para Windows, Mac e Linux. Com um visual que lembra o iTunes, Nightingale é uma alternativa bonita frente a soluções pesadas como o player da Apple. Ele é um programa de código aberto que é baseado em outro software livre, Songbird. O Nightingale surgiu depois que a versão para Linux do Songbird foi cancelada. Seu maior destaque é a integração com serviços de rádio online como Last.fm e Shoutcast.

Interface unificada e cheia de informações

A interface é leve e intuitiva, dando ao usuário a comodidade de ver na mesma janela a capa do álbum e também a letra da música que está ouvindo. Ao estar conectado na internet, o software busca automaticamente essas informações, dispensando configurações complicadas.

A semelhança com o iTunes chega também na forma da organização da biblioteca de música. É possível escolher que pastas o software irá escanear para procurar suas músicas.

Ideal para Rádios Online

Nightingale vem com add-ons dos serviços de rádio online mais famosos como Shoutcast, Last.fm e mashTape. É possível adicionar outros serviços posteriormente ou até mesmo um rádio em especial, que não esteja cadastrada em um agregador de rádios online.

Novamente a interface intuitiva facilita o uso do programa. Com o Shoutcast, serviço de rádio online do saudoso Winamp, o usuário pode acessar milhares de rádios online, inclusive brasileiras já cadastradas no sistema e prontas para serem ouvidas.

Visual diferente

Nightingale também deixa o usuário mudar a cara do programa. Além da instalação de extensões e plugins, você pode instalar “skins”, que mudam completamente o visual do programa. Além de “skins” há plugins que criam efeitos nas músicas, eliminando pausas e até realizando mixagens entre as músicas.

O Nightingale aceita vários tipos de formatos de áudio como MP4, OGG, WAV e até formatos de vídeo. Ao ser instalado, ele vem no idioma inglês, mas é possível modificar para o português brasileiro. Basta clicar em “File”, “Language” e depois em “Portuguese (Brazil)” para que o software baixe o pacote do idioma português.

Versão Linux

A versão Linux do Nightingale é idêntica a versão para Windows. Porém a instalação é feita através do protocolo “PPA”. Caso seu sistema não o reconheça, é preciso baixar a versão compactada.

Faça já o download grátis de Nightingale e aproveite.

Nossa opinião

Surgido como um fork do projeto Songbird, o player Nightingale é uma opção interessante para quem quer um player de música novo e com visual simples, mas completo. O programa possui fácil instalação no Windows, porém, vários erros denunciam que o projeto ainda está em uma fase bastante inicial.

O software apresenta problemas ao acessar plug-ins e durante longas horas de execução de músicas, sendo finalizado prematuramente. No Linux, mas especificamente no Ubuntu, o Nightingale apresenta uma instalação complicada, quando o protocolo “PPA” não é reconhecido. Nesses casos, apenas com a compilação do programa, o mesmo é executado. Uma tarefa complicada até para usuários experientes.

Nightingale reproduz diversos formatos de áudio como MP3, WAV, OGG e WMA. Segundo a equipe que desenvolve o projeto, o mesmo reproduz também formatos de vídeo, mas nos testes realizados, o mesmo só reproduziu o, hoje ultrapassado WMV. Formatos populares como MP4 e MKV não será reproduzidos.

Com esses erros, fica evidente que o Nightingale tem um longo caminho a percorrer antes de substituir soluções como iTunes. Embora seja bonito, o software apresenta vários problemas no Windows e também no Linux. O Nightingale é bastante estável no Linux, mas sua instalação é complicada.

Prós
  • Boa interface
  • Plug-ins para serviços de rádios online
Contras
  • Bugs na hora de instalar novos plug-ins
  • Instabilidade

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Nightingale

Lançamento

03/06/2014

Versão

1.12.1

Nossa Opinião

NOTA tt
6.3

Surgido como um fork do projeto Songbird, o player Nightingale é uma opção interessante para quem quer um player de música novo e com visual simples, mas completo. O programa possui fácil instalação no Windows, porém, vários erros denunciam que o projeto ainda está em uma fase bastante inicial.

Opinião dos usuários

Fórum

Nightingale

Você ficou com alguma dúvida sobre Players ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Players