NOD32

NOD32

9.3
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

NOD32 tem boa performance, interface agradável mas preço desmotiva

Filipe Garrett
por Filipe Garrett em 30/08/2016 16h34

NOD32 antivirus está entre os aplicativos de segurança mais conhecidos para quem usa Windows. Além dessas versões, o NOD32 também oferece apps de proteção para Mac OS X, Linux (com suporte para distribuições mais difundidas) e Android. Na atual versão, o NOD32 é oferecido no modelo grátis para testar, em que o usuário recebe uma chave de ativação legítima que dá direito ao uso de todos os recursos do app por um período de trinta dias. Depois, para manter a key válida, é preciso aderir aos planos de assinatura.

Na sua versão mais atual, o antivírus da Eset chama atenção pela interface gráfica limpa e bem organizada, característica bem vinda que nem sempre é encontrada em softwares do gênero.

Nossa opinião

O aspecto visual do NOD32 também reforça uma postura amigável ao uso, já que as definições padrão do NOD32 atendem bem mesmo usuários com menos tempo para ficar ajustando configurações e aqueles que apenas procuram uma solução de segurança que funcione com poucos cliques.

Além do antivírus para Windows, que é mais conhecido, a Eset libera versões do NOD32 para outros sistemas. No caso do Linux, são suportadas as distros Ubuntu, Debian, Mandriva, Red Hat, Fedora e Suse, tanto em versões de 32 como de 64 bits.

Android e Mac OS X também entram no repertório e possuem versões de suítes de segurança da marca. As características de proteção podem diferir um pouco do produto para Windows mais básico, mas, em geral, trata-se do mesmo NOD32.

O NOD32 é um dos antivírus mais conhecidos do mercado há alguns anos e suas versões atuais continuam mostrando bom desempenho, em sintonia com aquilo que os concorrentes, pagos e gratuitos, oferecem. Com interface muito agradável de usar e um pacote de recursos e ferramentas bem harmonizados para uma experiência de uso simples, o NOD32 é o tipo de escolha certeira para quem não quer perder tempo ajustando minúcias a respeito do funcionamento do antivírus. O NOD32 é bom porque aposta nessa postura mais amigável.

Não que o ajuste criterioso de todos os filtros de proteção disponíveis no NOD32 fique inacessível: quem prefere configurar o comportamento do antivírus em detalhes pode fazê-lo com tranquilidade, já que a ativação de uma série de filtros de segurança, bem como de seu funcionamento básico ficam disponíveis aos usuários.

O NOD32 aposta num formato que deixa a gratuidade irrestrita de alguns de seus grandes rivais de lado para buscar cativar os usuários no modelo de assinatura depois de um período de testes. Depois de fazer o download completo e gratuito do antivírus, o usuário recebe uma chave de uso irrestrita, que dá direito a todos os recursos do NOD32 por um mês. Depois, cabe ao usuário decidir se continua com o produto, assinando por um ano a R$ 69,99, num pacote que dá direito a instalação em quatro máquinas.

As atuais versões do NOD32 também promovem uma mudança no mecanismo de autenticação. Antigamente, o usuário detinha uma conta com login e senha no serviço. Agora, a autenticação é realizada mediante uma chave de ativação.

O preço pode ser salgado, levando-se em conta a existência de opções gratuitas de qualidade equivalente no mercado, e ao fato de que outros nomes bem estabelecidos, como McAfee possuem pacotes um pouco mais caros, mas que permitem a instalação do antivírus em múltiplos dispositivos, como PCs e celulares. No caso do NOD32, o uso da versão mobile é tratado à parte.

Em termos de performance, o antivírus da Eset se mostra em pé de igualdade na detecção e remoção de ameaças, de acordo com testes independentes realizados sazonalmente pela AV-Test, entidade que produz testes de qualidade de antivírus e os divulga na Internet.

Em linhas gerais, o NOD32 é um dos bons antivírus disponíveis no mercado na atualidade. Com versões para Windows, Linux, Mac e Android, o produto da Eset tem bons resultados na caça e remoção de vírus, interface gráfica muito eficiente e se mostra simples de usar, sem complicar a vida do usuário. As coisas ficam ruins para o produto quando se considera a necessidade de assinatura por R$ 69,99, valor que fica abaixo do cobrado por alguns concorrentes muito conhecidos, mas que pode parecer alto pelo que dá acesso: assinatura restrita a computadores, enquanto que os concorrentes liberam versões mobile acompanhadas.

 

Prós
  • Muito fácil de usar
  • Ótimo desempenho no Ubuntu
  • Interface gráfica é eficiente e limpa
Contras
  • Preço é calcanhar de Aquiles num mercado repleto de antivírus grauitos de boa qualidade

Fotos

Antivírus mais em conta da ESET tem recursos simples, promete desempenho rápidos e facilidade de uso.
ESET Antivírus: descubra se vale a pena fazer o download do NOD32
Segundo a ESET, nos últimos 12 meses, foram relatados cerca de 1,8 mil casos diários, a maioria no Brasil.
Ataques a roteadores domésticos crescem no Brasil; troque sua senha
Golpe tenta roubar dados bancários do usuário usando página falsa.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

ESET

Lançamento

22/10/2014

Versão

8.0.304.0

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

O aspecto visual do NOD32 também reforça uma postura amigável ao uso, já que as definições padrão do NOD32 atendem bem mesmo usuários com menos tempo para ficar ajustando configurações e aqueles que apenas procuram uma solução de segurança que funcione com poucos cliques.

Opinião dos usuários

Fórum

NOD32

Você ficou com alguma dúvida sobre Antivírus ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Antivírus