NonVisual Desktop Access

NonVisual Desktop Access

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Receba indicações auditivas sobre seu PC com o NonVisual Desktop Access

 Alessandro Iglesias
por Alessandro Iglesias em 20/05/2014 15h19

NonVisual Desktop Access é um ajudante, por meio de voz, para ambientes operacionais Windows com o qual deficientes visuais de todos os níveis poderão executar tarefas em seus computadores pessoais a partir de confirmações faladas.

O programa funciona com uma integração com sua versão do Windows, sendo possível utilizá-lo de maneira instalada ou não; como em uma aplicação "portable" ou somente executada para uso imediato. Dessa forma, deficientes poderão levar o aplicativo consigo em "flash drives" para uso em qualquer PC.

Ao iniciar a execução do NonVisual Desktop Access, uma série de músicas e vozes serão tocadas, a fim de testar a compatibilidade entre o programa e o PC no qual ele está sendo utilizado. Ouvindo esses sons, há a confirmação de que o NVDA poderá ser utilizado sem problemas.

Com isso, cada passo dado em seu PC resultará em uma indicação vocal de onde se está. Por exemplo: se seu cursor estiver sobre a área de trabalho, o programa indicará o local verbalmente; o mesmo para arquivos, programas e o que mais houver em sua máquina.

Para quem deseja utilizar o NVDA no PC estensivamente, há a possibilidade de marcá-lo para inicializar junto com o Windows, estando pronto para uso a cada inicialização do computador. Quem não precisar dessa integração completa, basta clicar sobre o ícone do NVDA ou executá-lo sem instalação para ter acesso às informações faladas do aplicativo.

Para quem busca uma fonte de áudio para o que se passa em seu PC gerido por Windows, NVDA é uma iniciativa que promete facilitar muito sua vida de usuário.

Baixe NonVisual Desktop Access grátis no TechTudo e deixe seu PC ainda mais interativo!

Nossa opinião

A instalação e uso do NVDA podem parecer um pouco estranhos em princípio, já que ao iniciar o arquivo executável uma série de sons é reproduzida pelo PC.

O programa não conta com interface de usuário ampla, havendo somente algumas janelas nas quais as configurações deverão ser selecionadas, como instalação, uso "portable", uso naquela execução, inicialização com o Windows e poucas extras. Ao final desses passos, o NVDA estará integrado ao PC, sendo fácil perceber a inclusão pois cada movimento e disposição do cursor resultará em uma voz indicando a região em que se está.

A velocidade de informação do NVDA é bastante alta, havendo, inclusive, aglutinação e confusão de falas caso você movimente-se muito rapidamente pela tela. Em inglês, a operação com o NVDA foi muito boa, podendo haver menos fluência ao se utilizar o Windows em demais idiomas.

Para quem optou por não inicializar o NVDA junto com o computador, basta clicar sobre o ícone do programa (caso ele esteja instalado) ou executar seu .exe para começar a utilização. Para desinstalá-lo será requerida a reinicialização do PC após o processo.

NVDA é uma ferramenta que atenderá satisfatoriamente deficientes visuais de todos os graus, contando com rendimento mais efetivo para aqueles que possuírem certa ou boa fluência em inglês. Com uso muito simples e desempenho veloz, esta é uma ótima alternativa para quem busca a funcionalidade para computadores pessoais geridos por Windows.

Prós
  • Fácil de usar
  • Veloz
Contras
  • Pode haver má compreensão ao ler seções que não são em inglês

Fotos

Veja quais são as opções oferecidas pelo mensageiro da Microsoft para ajudar na leitura das funções.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

NV Access

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

A instalação e uso do NVDA podem parecer um pouco estranhos em princípio, já que ao iniciar o arquivo executável uma série de sons é reproduzida pelo PC.

Opinião dos usuários

Fórum

NonVisual Desktop Access

Você ficou com alguma dúvida sobre Programações ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Programações