Numbers

Numbers

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Desenvolva planilhas eletrônicas, gráficos e tabelas em seu Mac

Felipe Velloso
por Felipe Velloso em 24/10/2013 10h58

Numbers é o programa da Apple para criação de planilhas eletrônicas para Mac OS X e iOS. A aplicação oferece recursos para construção de vários tipos de gráficos 2D e 3D e tabelas, além de poder ser utilizado para realização de cálculos matemáticos.

O software é um equivalente da empresa ao Excel da Microsoft, mas apresenta alguns diferenciais. Uma das maiores vantagens está na possibilidade de adicionar tabelas, gráficos, texto e imagens em qualquer lugar da tela usando somente controles de toques ou gestos simples no mouse, deixando o funcionamento do programa muito intuitivo e acessível.

As planilhas contam com mais de 30 modelos prontos, todos muito bem estilizados para qualquer tipo de apresentação. Se você desejar fazer a sua do zero, o programa oferece ferramentas aprimoradas de estilo de bordas de células.

Integração com iCloud

O aplicativo também funciona bem como fonte de compartilhamento. Por ser totalmente compatível com o iCloud, uma planilha criada no Numbers pode ser visualizada e modificada através de qualquer outro dispositivo. Os trabalhos produzidos também são totalmente compatíveis com o Keynote, o que possibilita análises e apresentações ilustradas.

O usuário também é capaz de enviar o trabalho via e-mail, SMS, Twitter ou Facebook. Além disso, todos aqueles que tiverem um link terão acesso à versão mais recente da planilha podem editá-la junto com você através iCloud.com.

Também não há necessidade se preocupar com a questão da compatibilidade com outros programas ou aparelhos que não sejam da Apple. É possível exportar sua planilha para formatos como CSV, PDF e Microsoft Excel.

O Numbers também oferece a possibilidade de filtrar tabelas grandes com facilidade, além de inserir nelas imagens ou textos. O programa também permite formatar automaticamente suas células com base em números, texto, datas e duração. 

Novidades da versão 6.0

Graças a um novo mecanismo de cálculo, o Numbers se encontra bem mais rápido do que nas versões anteriores. Entre outras novidades, a versão 6.0 do aplicativo traz ainda uma barra de ferramentas renovada, para que seja fácil chegar às opções de formatos, mídia, tabelas, gráficos e compartilhamento.

O software também apresenta um novo Format Panel, que é atualizado automaticamente com base na sua seleção, facilitando a vida de quem usa dispositivos móveis. A automatização não para por aí: agora é possível receber sugestões de funções, assim que o usuário começa a digitar uma fórmula. Ou seja, é uma boa pedida, inclusive, para quem não está habituado a apps do gênero.

No entanto, os mais experientes também têm muito a usufruir: é possível animar os seus dados com novos gráficos interativos de colunas, barras, dispersão e balões. O app permite ainda adicionar funções preferidas salvas previamente no Quick Calculations e, por fim, dar um toque de elegância em tudo isso com estilos predefinidos incríveis que deixa os seus textos, tabelas, formas e imagens ainda mais atraentes.

Diferenças entre dispositivos móveis iOS e Macbooks

Um dos objetivos do novo Numbers é o de criar uma plataforma unificada de desenvolvimento de planilhas e tabelas. Não somente o iCloud serve muito bem como fonte, já que através dele você poderá começar a trabalhar no seu Ipad em um ônibus e finalizar no seu Mac ao chegar em casa.

As ferramentas e possibilidades também são as mesmas em todas as versões. A principal diferença está em como manejá-las. Se a experiência no computador é muito semelhante àquela vivenciada no Excel - ainda que um pouco mais dinâmica e com mais apelo visual -, os dispositivos iOS se valem somente de ações de toque intuitivos e muitos comandos automatizados para facilitar o processo. A velocidade de uso também muda bastante, sendo mais rápido usar o Macbook ou o Desktop.

Baixe Numbers e crie planilhas e gráficos bonitos e simples de fazer!

Nossa opinião

O Numbers é a tentativa da Apple de criar um aplicativo de planilhas à altura do Excel e que funcione em todas as suas plataformas. Eles foram bem sucedidos nesta empreitada, e, em muitos sentidos, o programa para Mac é até mesmo superior àquele ao principal concorrente.

O primeiro destaque vai para o aspecto visual: nunca planilhas e gráficos foram tão bonitos quanto no Numbers. As 30 definições pré-moldadas pela empresa mostram muita elegância e dinamismo de cores, tornando o visual de seus trabalhos muito mais interessantes. Os gráficos e animações em três dimensões também são um destaque a parte, e tornaram qualquer apresentação de resultados mais interessante.

O uso do iCloud e a capacidade de compartilhar suas tabelas para qualquer outro dispositivo incluindo computadores rodando sistemas diferentes é incrível. A ferramenta de nuvem da Apple permite que dezenas de pessoas trabalhem no mesmo arquivo ao mesmo tempo em muitos dispositivos diferentes. Facilitando que você some força, assim como é mais fácil digitar no Macbook, um usuário de iPad poderá desenhar gráficos personalizados de maneira melhor e assim por diante.

A estabilidade e o desempenho do programa também foi amplamente melhorado para os dispositivos iOS. Se, previamente, qualquer ação em uma tabela maior poderia resultar em horas de espera do usuário, a nova versão torna as ações da maioria das planilhas praticamente simultâneas com seu uso no Mac.

Talvez o mais importante seja a nova facilidade que o usuário pode encontrar para efetivamente mexer no programa. Se a versão de computadores sempre funcionou bem, agora será possível criar tabelas tão boas quanto no iPad ou no seu iPhone. Os movimentos por toques estão cada vez mais simples e intuitivos e o programa parece ter uma clareza muito grande dos seus próximos passos, oferecendo dicas úteis e lhe dando ferramentas para resolver os seus problemas.

Customizar e editar aspectos como cor, fonte, qual dado mostrar e outros elementos de design ganharam uma acesso rápido com ferramentas que estão sempre a mão. Fora que você pode arrastar tudo com o seu dedo ordenando e dando forma a uma planilha de forma muito mais livre do que em um Mac.

O principal defeito deste aplicativo está na perda dos recursos que permitiam torná-lo mais personalizado. A barra de buscas e ferramentas podia ser modificada a ponto de ter somente os itens mais usados. Graças à automatização e simplificação do processo para o usuário, é impossível deixar o programa mais adequado ao seu jeito de trabalhar.

Outro problema está na obrigação de editar as planilhas em uma posição vertical, Isto é, não existe ainda um bom modo paisagem para o mesmo (é impossível "deitar" a tela), o que atrapalha muito os usuários na hora de editar um gráfico ou planilha que seja muito largo.

O Numbers é uma fantástica maneira de se criar algumas das mais belas planilhas e gráficos do mercado. Ele é simples de mexer e acessível para todos os públicos, além de ter um conteúdo facilmente compartilhável para qualquer dispositivo iOS. A nova versão também demonstra estar mais rápida e estável para todos os aparelhos que a comportam.

Prós
  • Programa muito intuitivo com uma bela interface
  • Integração completa com o iCloud e outros dispositivos eletrônicos
  • Gráficos 3D e planilhas belíssimas com muita riqueza de detalhes e estilo
Contras
  • Não possui suporte para paisagem em dispositivos iOS
  • As opções de personalização do programa sumiram

Fotos

Arquivos deletados podem ser recuperados e visualizados ou editados novamente.
Dica mostra como proteger com senha ou Touch ID documentos importantes no iPhone.
Trabalha com os editores de planilhas da Apple e da Microsoft ao mesmo tempo? Dica ajuda a conciliar o uso dos dois programas.
Aplicativo da Apple, estilo Google Docs, está disponível em nova versão beta do serviço da nuvem iCloud.
Maior mudança está no iCloud.com, que agora aceita upload de fotos direto do navegador
Apple lança novidades para o iWork para iCloud e permite a edição de um mesmo documento por até 100 usuários.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Lançamento

22/10/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

O Numbers é a tentativa da Apple de criar um aplicativo de planilhas à altura do Excel e que funcione em todas as suas plataformas. Eles foram bem sucedidos nesta empreitada, e, em muitos sentidos, o programa para Mac é até mesmo superior àquele ao principal concorrente.

Opinião dos usuários

Fórum

Numbers

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade