O Abolicionismo - Joaquim Nabuco

O Abolicionismo - Joaquim Nabuco

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Versão digital do livro que relata a luta do historiador brasileiro

TechTudo
por TechTudo em 07/04/2010 20h16

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, mais conhecido como Joaquim Nabuco, nasceu em Recife em 1849 e faleceu aos 61 anos em Washington, Estados Unidos. Conhecido como um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Joaquim Nabuco é um dos maiores diplomatas, políticos e historiadores dos últimos tempos, autor de obras importantíssimas para a literatura do nosso país.

Criado em uma família escravocrata, o brasileiro surpreendeu ao optar por uma luta a favor dos escravos, demonstrando a sua generosidade e escrevendo sobre as suas principais conseqüências. Joaquim Nabuco acreditava que a escravidão era um dos principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira e que a sua ruptura, apesar de lenta, deveria ocorrer o quanto antes.

Em sua obra O Abolicionismo, o autor relata as suas principais críticas ao sistema e a sua luta pela liberdade dos negros. Trecho do prefácio do livro pode ser lido abaixo e a versão completa pode ser baixada em formato PDF, clicando no botão de download acima. São 104 páginas que merecem a sua atenção, pois fazem parte da história do Brasil.

Quanto a mim, julgar-me-ei mais do que recompensado, se as sementes de liberdade, direito e justiça, que estas páginas contêm, derem uma boa colheita no solo ainda virgem da nova geração; e se este livro concorrer, unindo em uma só legião os abolicionistas brasileiros, para apressar, ainda que seja de uma hora, o dia em vejamos a independência completada pela abolição, e o Brasil elevado à dignidade de país livre, como o foi em 1822 à de nação soberana, perante a América e o mundo.

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Domínio Público

Lançamento

07/04/2010

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre E-books e cultura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-books e cultura