Apache OpenOffice

Apache OpenOffice

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Apache OpenOffice é grátis e suporta diversos formatos de documentos

Thiago Barros
por Thiago Barros em 02/05/2014 13h09

O Apache OpenOffice é uma alternativa de qualidade para os usuários de computadores que não têm acesso ao Microsoft Office e também não pretendem pagar caro pelo pacote de softwares da empresa. O programa, disponível para Windows, Mac e Linux, disponibiliza para o usuário, ao todo, seis ótimos programas, que funcionam como editores de texto, planilhas, desenhos, apresentações e também fórmulas e bancos de dados.

O OpenOffice automaticamente identifica o sistema operacional do usuário no momento da instalação. Depois, é só executá-lo e aguardar. Um ícone vai ser criado em sua área de trabalho e, a partir dele, todas as ferramentas do pacote serão acessíveis. Basta dar dois cliques no ícone para abrir um menu de onde é possível rodar um dos programas e também abrir um arquivo já salvo ou um modelo pré-estabelecido.

Nesta lista de softwares, os programas não estão separados por nome, mas sim por tipo de arquivo com o qual trabalham: Documento de Texto, Planilha, Apresentação, Desenho, Bando de Dados e Fórmula. No geral, a interface de todos os integrantes do OpenOffice é parecida, assim como acontece no próprio Microsoft Office. No funcionamento, idem.

A principal alteração visual do Apache OpenOffice, disponibilizada na versão 4.0 da suíte, é uma barra de ferramentas na lateral direita da tela de navegação. Além de dois três menus superiores (arquivo, opções e formatação de fonte), há também as propriedades, que foram deslocadas para o lado, facilitando a visualização vertical da página em que o usuário vai trabalhar.

O visual do OpenOffice passa por algumas pequenas modificações a cada atualização e seu código fonte, como ele é um programa open source, sempre é divulgado na Internet, para aquelas pessoas que desejam acompanhar sua evolução. Caso você queira saber um pouco mais sobre esta área do software, basta acessar a parte dedicada a isso do site oficial do produto.

Documento de texto

O editor de textos oferece ao usuário a opção de desenvolver os conteúdos simples, com apenas escrita, e também mais elaborados, com gráficos, tabelas, referências, índices e etc. Ele traz ainda um corretor ortográfico e diversas opções de personalização. Pode ser considerado o equivalente ao Word do Office.

Planilha

Equivalente ao Excel, este aplicativo permite a criação e edição de planilhas eletrônicas, com recursos como importação de dados e cruzamento com informações. Ele aceita o uso de fórmulas e oferece ao usuário a opção de usar modelos, fundos temáticos, bordas e até rotacionar elementos.

Apresentação

Ferramenta para criação e edição de arquivos multimídia, ela é equivalente ao Microsoft PowerPoint. Porém, além dos slideshows e PDFs, oferece exportação de arquivos no formato SWF, ou seja, animações. Suas apresentações podem conter imagens, efeitos, vídeos, animações e até desenhos próprios.

Desenho

Voltada para a criação de gráficos, diagramas e desenhos para ilustrar documentos. Com o programa de desenho do OpenOffice, é possível trabalhar com objetos em duas ou três dimensões, em camadas (como Corel Draw). Ele permite que o usuário salve e exporte o arquivo criado nos formatos BMP, GIF, JPEG, PNG, TIFF e WMF.

Banco de dados

Este é o aplicativo para gerenciamento de dados do pacote Apache OpenOffice. Ele tem uma variedade de recursos para quem faz a administração de clientes (CRM). Entre suas principais características estão, por exemplo, criação de tabelas, produção de relatórios, edição de ordenações e criações de novas bases. O mecanismo dele consiste no HSQL e o armazenamento de dados é feito em arquivos XML, com acesso a arquivos dBase.

Fórmula

Esta aplicação é para quem trabalha muito com matemática. O programa tem um jeito de funcionar parecido com o do editor de textos, mas com compatibilidade para elementos e gráficos matemáticos, tornando mais fácil a criação de conteúdo. Ele funciona muito bem em parceria com outros programas da suíte para o caso da necessidade de se fazer um texto ou uma apresentação com elementos matemáticos, por exemplo.

Nossa opinião

O Apache OpenOffice tem (quase) tudo o que qualquer usuário precisa de uma suíte de programas de produtividade – obviamente, em se tratando de pacotes semelhantes a um certo Microsoft Office. Ele não tem o mesmo glamour, nem o mesmo visual, só que não tem também um outro ponto: preço. O OpenOffice é totalmente gratuito. E, além disso, está disponível totalmente em português.

Só por esta razão, ele já ganha pontos positivos. Porém, há muitos programas que, por serem gratuitos, não oferecem qualidade ao usuário, ou então são poluídos com muitos anúncios e coisas do tipo. Não é o caso aqui. O OpenOffice tem uma interface bastante ultrapassada, é verdade, o que não pode passar em branco em termos de Windows 8 e Mac OS X com cada vez mais opções visuais. No entanto, em desempenho, é ótimo.

A variedade de ferramentas da suíte, a facilidade de navegação e o fato de todos os seus programas terem compatibilidade com uma variedade enorme de formatos – no Editor de Texto, por exemplo, é possível abrir arquivos do Word 97-2003 e também dos recentes, com formato .DOCX. O download da suíte é bem rápido, ela não ocupa muito espaço no seu computador e não exige uma máquina muito poderosa para rodar bem.

Tirando a sua interface, que realmente deixa a desejar visualmente, apesar de ser muito intuitiva e ajudar na usabilidade, o OpenOffice não merece perder pontos em nada. Ele é uma alternativa muito justa e de bastante qualidade para quem não deseja gastar com a licença do Microsoft Office, mas precisa de um pacote de programas para realizar seus deveres acadêmicos ou profissionais.

Prós
  • Totalmente gratuito
  • Em português
  • Recheado de funcionalidades
  • Ótimo desempenho
  • Muito simples de usar
  • Grande compatibilidade de arquivos
Contras
  • Visual “ultrapassado”

Fotos

Suíte de escritório traz editores de texto, planilhas e apresentação, além de ferramentas de desenho, banco de dados e fórmulas.
Como usar o OpenOffice, concorrente grátis do Pacote Office 
Apache, mantenedora do software, alega falta de interesse de desenvolvedores.
Conheça melhor o LibreOffice e o OpenOffice e descubra qual deles é a melhor opção para substituir o Microsoft Office.
Há outros pacotes que oferecem soluções semelhantes e podem ser muito úteis; confira a lista abaixo.
Nos tempos do DOS e sua interface de linha de comando (ou seja, nos anos 80) a forma de comercializar programas era bastante diferente da que se usa hoje. Entenda o tema na coluna de B.Piropo.
O projeto OpenOffice, embora tenha dado origem ao pacote de aplicativos de produtividade e escritório em código aberto mais popular, tem uma história curiosa até mesmo quanto à sua denominação. Neste artigo, vamos recapitular brevemente, mencionando o StarOffice, OpenOffice.org, BrOffice e LibreOffice, os pontos diferentes da trajetória iniciada por um mesmo sistema.
Uma das coisas que orgulha a Apple no iPad é sua autonomia de 10 horas sem recarga, mas não é um privilégio único do tablet. A fabricante norte-americana Hercules lançou na última quarta-feira (30) em Nova York, Estados Unidos, o netbook eCAFÉ EX HD, um aparelho com capacidade de reproduzir vídeos HD e uma bateria que chega a 13 horas...
Em um ambiente de escritório que utilize softwares opensource, o Open Office e o Libre Office são as opções preferidas - e gratuitas - para substituir o famoso Microsoft Office no Linux. Mas, estando acostumado com o Windows, você tem ideia de como instalar esses programas? Se você usa Debian, Ubuntu, Knoppix ou qualquer outra distribuição derivada, ...
Em ambientes de produção, é impossível viver sem uma suíte de aplicativos para escritório — afinal, não da para formatar um texto mais elaborado no bloco de notas do Windows ou no editor de textos do Mac. Além do Microsoft Office, o mais usado do mundo, existem alguns concorrentes que se destacam, como o iWork, da Apple...
O OpenOffice.org é uma suite de produção concorrente do conhecido Microsoft Office, com o diferencial de ser gratuito, e conta com processador de texto, planilha eletrotrônica e mais. No Brasil, por motivos comerciais, o programa ficou conhecido como BrOffice.org, e traz os mesmos aplicativos da versão original, mas traduzidos para o português. Por padrão, o OpenOffice.org mostra apenas o resultado da ...
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apache

Lançamento

25/08/2014

Versão

4.1.1

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

O Apache OpenOffice tem (quase) tudo o que qualquer usuário precisa de uma suíte de programas de produtividade – obviamente, em se tratando de pacotes semelhantes a um certo Microsoft Office. Ele não tem o mesmo glamour, nem o mesmo visual, só que não tem também um outro ponto: preço. O OpenOffice é totalmente gratuito. E, além disso, está disponível totalmente em português.

Opinião dos usuários

Fórum

Apache OpenOffice

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade