openSUSE

openSUSE

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

OpenSUSE: distribuição do Linux une leveza e ferramentas avançadas

Helito Beggiora
por Helito Beggiora em 22/06/2015 13h31

openSUSE é um sistema operacional Linux que se destaca pela leveza e, ao mesmo tempo, gama de ferramentas avançadas. O sistema operacional traz de fábrica programas avançados para edição de textos, planilhas eletrônicas e edição de imagens, além do navegador Mozilla Firefox e outros aplicativos. No geral, o conjunto é mais do que suficiente para a maioria dos usuários.

Nossa opinião

O openSUSE, por padrão, traz o ambiente gráfico KDE 4 selecionado durante a instalação, o que garante um visual moderno e agradável. No entanto, o usuário pode optar pelo Gnome, o mesmo que era utilizado pelo famoso Ubuntu. Há, também, a possibilidade de instalar outros ambientes gráficos, como o LXDE e XFCE.

A instalação do sistema, embora conte com algumas configurações adicionais que não são comuns em outros, é rápida e objetiva. Todo o processo pode ser realizado em português do Brasil, bastando selecionar o idioma durante a configuração inicial. Além de instalar o sistema, a mídia de instalação do openSUSE conta com ferramentas adicionais, como recuperação do sistema e teste de memória.

O ambiente gráfico padrão do openSUSE lembra um pouco as versões antigas do Windows, o sistema operacional da Microsoft. Um menu, que pode ser acessado clicando sobre um botão no canto inferior esquerdo da tela, dá acesso aos aplicativos e configurações do sistema. Na parte inferior, uma barra exibe as janelas que estão abertas, além de alguns atalhos para aplicativos, o relógio e alguns ícones de notificação.

O gerenciador de arquivos do openSUSE, chamado de Dolphin, é bastante poderoso e completo, além de contar com uma interface bastante agradável. Na barra lateral esquerda das janelas são exibidos atalhos para as pastas importantes do sistema, dispositivos e sugestões de pesquisas. Todos esses atalhos podem ser personalizados ao gosto do usuário.

Assim como outras distribuições Linux, o openSUSE já traz de fábrica todos os aplicativos que o usuário médio precisa para realizar suas tarefas diárias: editor de textos e planilhas, software de manipulação de imagens, leitor de arquivos PDF, cliente Torrent, reprodutor de músicas e vídeos, navegador, gerenciador de downloads e muito mais. Caso precise de algo mais específico, basta instalar um dos milhares de softwares gratuitos que estão à disposição.

Prós
  • Sistema leve e rápido
  • Totalmente gratuito
  • Extremamente personalizável
Contras
  • Instalação um pouco mais complexa que o usual

Fotos

Ubuntu, openSUSE e Mint são alguns nomes da lista. Versões do sistema operacional de código aberto poder ser baixadas gratuitamente.
A nova versão da distribuição Linux openSUSE foi lançada na última quarta-feira (16/11). Em sua edição 12.1, resultado de oito meses de trabalho de sua equipe de desenvolvimento, a distro recebeu boas otimizações.
Os sistemas operacionais openSUSE, Mandriva e Fedora têm em comum o fato de serem distribuições Linux. Isso significa que, como um Linux eles adotam a General Public License (GPL), o que significa, por exemplo, que o sistema pode ser usado e redistribuído por quem tiver interesse...
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Novell

Lançamento

22/11/2011

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

O openSUSE, por padrão, traz o ambiente gráfico KDE 4 selecionado durante a instalação, o que garante um visual moderno e agradável. No entanto, o usuário pode optar pelo Gnome, o mesmo que era utilizado pelo famoso Ubuntu. Há, também, a possibilidade de instalar outros ambientes gráficos, como o LXDE e XFCE.

Opinião dos usuários

Fórum

openSUSE

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais