Orkut

Orkut

10
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Orkut encerra período para recuperar fotos e fica offline

Melissa Cruz Cossetti
por Melissa Cruz Cossetti em 08/08/2017 17h20

O Orkut foi uma rede social do Google, criada pelo então engenheiro da empresa Orkut Büyükkökten. Baseada em comunidades, perfil pessoal, fotos e mensagens de mural (scraps e depoimentos), a plataforma fez grande sucesso no Brasil. Desde sua criação em 2004, o site tinha mais de 50% dos usuários no Brasil, outros 20% na Índia, 17% nos Estados Unidos e o restante espalhado pelo mundo. Com o passar dos anos, a rede social perdeu o encanto. Os últimos membros se concentravam no Brasil e na Índia.

Mesmo sob protestos e abaixo assinado, a decisão partiu o coração dos brasileiros. O Orkut acabou e foi desativado no dia 30 de setembro de 2014.

Com o fim da rede social, o Google liberou um Arquivo de Comunidades com 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações. Mais tarde, esse arquivo também foi colocado offline. Atualmente, não é mais possível pesquisar nesse arquivo de comunidades.

Como recuperar as fotos do Orkut?

Não é mais possível baixar scraps, fotos, dados de perfil e outros detalhes do Orkut. Era preciso usar o Google Takeout até setembro de 2016. Recuperar suas fotos não era difícil e, provavelmente, os usuários fizeram backup em algum momento e podem ter esses arquivos no e-mail ou no próprio computador. 

aplicativo que importava fotos do Orkut para o Google+ também não funciona mais. O usuário pode ainda ter salvo todo o conteúdo do seu Orkut na nuvem: saiba como checar se os dados estão no seu Google Drive. Caso você não tenha feito backup, não tem mais volta. Os arquivos foram perdidos.

Adeus, Orkut

A plataforma do Google permitia criar e aceitar pedidos de amizade, checar datas de aniversário, enviar os famosos ‘scraps’, ou recados, postar fotos e participar de comunidades. Outro recurso que fez muito sucesso na rede social foi o Buddypoke, boneco interativo que representava os sentimentos do usuário e seu perfil. O Ortkut também tinha suporte para GIFs, recurso que só chegou ao Facebook depois — e foi acusado de "orkutizar a rede social".

Olá, Hello

Com o fim da rede social, Orkut Buyukkokten, o fundador do Orkut, lançou a HelloA proposta é de que os usuários se reúnam para trocar ideias sobre as suas paixões e interesses, de forma divertida e única. A expectativa no Brasil é grande, já que o Orkut foi encerrado por aqui sob protestos dos usuários.

"Hello é a primeira rede social construída através de amizades profundas, não “Gostos”. Eu inventei a hello para ajudá-lo a conectar-se com pessoas que compartilham das suas paixões", explicou. Meses depois, a plataforma, que só funciona no celular, ganhou novas comunidades "sem donos".

Curiosidades

O Orkut contava com mais de mil aplicativos para os usuários escolherem e usarem na rede social — como hoje se usa no Facebook — entre os mais populares estão o já citado BuddyPoke e também o jogo social Colheita Feliz, modalidade também conhecida como "fazendinha" na plataforma.

Em 2008, a rede social passou a contar com uma ferramenta para bate-papo integrada. Antes, já funcionava com o Google Talk, de forma paralela. O recurso também é muito popular no site de Mark Zuckerberg e deu origem ao famoso Facebook Messenger, que também virou um aplicativo para celular.

Linha do Tempo

2004 — 24 de janeiro: Orkut é lançado online como rede social.

2005 — 5 de abril: ganha versão em português.

2008 —1 de abril: altera temporariamente a logo para o Dia da mentira.

                             a marca trazia a palavra "yogurt", fazendo uma piada com o nome.


            — 7 de agosto: Brasil passa a ter o controle mundial do Orkut, dividindo a responsabilidade com os indianos. 
            — 20 de dezembro: implementa sugestões de amigos na página inicial.
            — 30 de dezembro: ganha tema de Ano Novo como acontece com os Doodles do Google.


2011 — 17 de Maio: o Orkut ganhou um novo logotipo após sete anos de existência e uma leve mudança no visual. Seguiu com a tag "beta". 

Nossa opinião

O Orkut chegou ao fim. No 30 de setembro de 2014, o Google encerrou as atividades da rede social que foi um fenômeno no Brasil. O serviço permitia criar e aceitar pedidos de amizade, checar datas de aniversário, enviar os famosos ‘scraps’, ver e enviar fotos, além de participar de comunidades. Quem ainda sente saudade do Orkut, pode usar o Orkuti, rede social brasileira inspirada na do Google, que mantém as mesmas funcionalidades e versão Android. 

 

Prós
  • Não é mais possível acessar o arquivo de Comunidades
  • Não é mais possível baixar fotos no Google Takeout
Contras
  • A plataforma encerrou de vez em setembro de 2016

Fotos

Aprenda a criar álbuns quase idênticos aos da antiga rede social do Google
O Orkut era uma das redes sociais mais usadas no país e fez história com suas comunidades.
Teste online mostra de forma divertida como seria o seu perfil do Orkut. Conheça e veja como usar o recurso.
Facebook, Orkut, Youtube, Twitter e MySpace foram completamente reformuladas ao longo dos anos.
Confira os softwares descontinuados neste ano de 2014 e relembre suas funções.
Veja tudo o que é preciso para dominar a funcionalidade, que serve principalmente para discutir temas com pessoas interessadas nos mesmos assuntos.
Veja como entrar no seu perfil da rede social e liberar a visualização das comunidades para todos os seus círculos.
Plataforma com design semelhante ao do Orkut está em fase beta, mas já conta com diversas comunidades.
Semana agitada tem lançamentos da Microsoft, adeus da rede social do Google, novos rumores do smart da Apple e comparativo entre jogos para console.
Rede social foi descontinuada, mas comunidades ficarão disponíveis para consulta pública. Saiba como apagar suas publicações e denunciar abusos.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Google

Lançamento

08/08/2017

Nossa Opinião

NOTA tt
10

Opinião dos usuários

Fórum

Orkut

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais