Orkuti

Orkuti

6.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Orkut voltou? Rede social Orkuti é clone do ex-site do Google

Raquel Freire
por Raquel Freire em 16/08/2016 17h18

Orkuti é uma rede social brasileira criada para homenagear o Orkut logo após seu encerramento. Em agosto de 2015, a rede social ganhou uma versão mobile, com app para Android. Com visual quase idêntico ao da sua inspiração, ele resgata características como depoimentos, scraps e comunidades, sendo perfeito para quem sente saudades do site de relacionamentos surgido em 2004.

O usuário pode se cadastrar usando suas contas do Facebook ou Google+, ou ainda através de um endereço de e-mail. Ao fazer isso, você imediatamente será levado ao campo de criação de conta no Orkuti. Lá é necessário definir nome de usuário, senha, e-mail principal, cidade de origem, data de aniversário, sexo e escolher foto de perfil. Caso o login tenha sido feito através de uma rede social, algumas informações já estarão preenchidas.

A organização das funcionalidades é a mesma que a do Orkut. No canto esquerdo é exibida a foto do usuário e links para depoimentos recebidos, scraps fotos e vídeos. À direita, comunidades e amigos; e no centro, o conteúdo da área selecionada. A rede social também conta com um chat, cuja janela é aberta no canto inferior direito. Além destes, também estão presentes recursos inspirados no Facebook, como atualizações em feed de notícias, eventos, jogos e notificações push.

O inventor do Orkuti é o técnico em web designer e programação Alex Becher, 35 anos. Ele construiu a rede em três meses, trabalhando sozinho apenas durante a noite. O site recém lançado ainda conta com poucos membros, porém o número já foi o suficiente para derrubar o servidor no dia do fechamento do Orkut (30/09).

Aplicativo

O Orkuti também está presente em celulares, com um app recém lançado para Android. Ele é gratuito e traz as cores de rosa e azul na interface, com idioma em português. O recurso também oferece as tradicionais ferramentas de comunidades, status, postagem de texto e fotos, além de chats privados com amigos.

 

Nossa opinião

A homenagem aos fãs do Orkut é louvável e simpática. Com a comoção causada com fim dessa rede social, nada mais justo que resgatar a essência visual e os recursos mais marcantes do site criado pelo turco Orkut Büyükkökten. Como um brasileiro foi o idealizador, favorece conhecer os novos recursos, já que a plataforma está toda em português, além de simbolizar a popularidade da rede por aqui.

É preciso notar que o site tem muitos problemas. Um dos mais graves é a imensa demora para processar qualquer operação. Durante os testes, a primeira tentativa de abrir a janela de configurações demorou mais de meia hora, dando bug na sequência. Além disso, nas configurações, só é possível alterar a senha.

Outro ponto que atrapalha é a impossibilidade de enviar um convite para os amigos do Facebook ou Google+. Primeiro porque o Orkuti usa essas redes sociais, segundo porque se torna quase impossível estabelecer uma rede de conhecidos. É preciso que você peça a algum amigo para se cadastrar por conta própria e, então, o procure no serviço.

Há também muitos erros de espaçamento entre caracteres nas mensagens de comunicação com o usuário, o que transmite amadorismo. Menus de ajuda e sugestões simplesmente não abrem, enquanto ícones apresentam comportamento estranho quando clicados – é necessário dar um segundo clique para ocultar barras estendidas. Os recursos, além de copiados de outros lugares, não têm o desempenho esperado.

Depois de algumas horas de uso, a sensação é mais de irritação do que de nostalgia. As falhas são compreensíveis dadas as circunstâncias do desenvolvimento, mas, para o Orkuti se estabelecer como substituto ao Orkut, a ferramenta vai precisar seguir um longo caminho pela frente.

O aplicativo, por outro lado, não apresentou travamentos durante os testes, mas algumas funções podem ser aprimoradas. 

Prós
  • Ideia simpática que agrada fãs do Orkut
  • Presença de comunidades e depoimentos
  • Em português
Contras
  • Extremamente lento
  • Muitos recursos não funcionam
  • Ícones deixam rastros quando clicados
  • Não é possível convidar amigos para entrar

Fotos

Rede social brasileira com a “cara do Orkut” faz aniversário de dois anos; relembre as mudanças.
Estava com saudades da versão brasileira do Orkut? Então saiba que o app está de volta na Google Play.
Google alega violação de direito autoral da marca Orkut, nome de sua finada rede social.
Aprenda a criar álbuns quase idênticos aos da antiga rede social do Google
Versão brasileira do Orkut adiciona ferramentas, montagens divertidas para as fotos e recuperação de dados.
Rede social adiciona ferramenta para escolher temas de fundo e ainda tem mensageiro em tela cheia.
Orkuti, o 'novo Orkut', ganha temas e chat igual ao do WhatsApp Web
Rede social vai presentear com um selo especial o usuário que acessar a plataforma.
Orkuti comemora 1 ano com 600 mil usuários e promete app para iPhone
Equipe trabalhou por um mês e meio para colocar a versão mobile no ar.
Dono da antiga marca Orkut entra com pedido contra rede social brasileira Orkuti
Orkuti apresenta nova interface para perfil de usuários e recursos divertidos que lembram antiga rede social desativada; confira as novidades.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Alex Becher

Nossa Opinião

NOTA tt
6.0

A homenagem aos fãs do Orkut é louvável e simpática. Com a comoção causada com fim dessa rede social, nada mais justo que resgatar a essência visual e os recursos mais marcantes do site criado pelo turco Orkut Büyükkökten. Como um brasileiro foi o idealizador, favorece conhecer os novos recursos, já que a plataforma está toda em português, além de simbolizar a popularidade da rede por aqui.

Opinião dos usuários

Fórum

Orkuti

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais