Pages

Pages

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça o novo Pages: edite texto e crie layouts de páginas

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 23/10/2013 13h03

O Pages é o editor de texto da Apple para Mac OS e iOS. Com ele, você pode criar documentos simples e profissionais, com conteúdo multimídia em poucos minutos. E, ainda, editá-los em grupo em qualquer aparelhos de todo lugar, sem se preocupar com detalhes de sincronização. Há muito tempo criar documentos de texto deixou de ser uma simples “escrita”. Agora é necessário ir além, usar diferentes fontes, tamanhos, cores, inserir imagens, vídeos links e uma série de outros recursos.

Com os dispositivos móveis, a criação e edição de textos não tem mais local fixo, nem é mais feita por apenas uma pessoa. É exatamente para preencher esses requisitos que este programa foi feito. Ele tem tudo que um editor de textos tem e também possui as funcionalidades que você precisa para produzir mais e onde quiser.

Integração com o iCloud

Ao usar a integração com o iCloud, você pode atualizar seus documentos em todos os seus dispositivos, seja um Mac ou aparelhos com iOS, pois o software salva automaticamente seus documentos à medida que você faz as alterações. Além disso, se houver uma conexão de Internet, ele sincroniza com o serviço iCloud. Com o novo formato unificado de arquivos no Mac, iOS e web, seus documentos mantêm a beleza, onde quer que você os abra, pois a ferramenta faz com que seus documentos funcionem perfeitamente em todas as plataformas.

Recursos de edição

Para agilizar seu trabalho, você pode escolher entre mais de 60 modelos criados pela Apple para fazer relatórios, currículos, cartões e cartazes. Há, também, uma barra de ferramentas simplificada que fornece acesso rápido a opções de formatos, mídia, tabelas, gráficos e compartilhamento. Além do novo Format Panel, que é atualizado automaticamente com base na seleção atual. E, se você precisar de uma ajuda, ative as Coaching Tips.

Com esse editor, é possível criar documentos simples e profissionais em pouco tempo. Você pode os formatar com estilos, fontes e texturas, usar o ajuste de texto automático para envolver as imagens, atualizar e reordenar estilos com facilidade ao usar o novo Format Panel. Existe a possibilidade de também inserir fotos, músicas e vídeos do iLife ao usar o Navegador de Mídia, criar e visualizar gráficos 2D, 3D e interativos. E se você possui arquivos de texto simples ou documentos feito no Microsoft Word, pode importá-los e editá-los no Pages.

Ferramentas avançadas de redação

Se precisar de ferramentas avançadas de redação, o aplicativo oferece. Nele, você pode ativar o controle de alterações para marcar a edição de um documento, usar recursos avançados de tipografia como aspas inglesas e ligaduras e configurar com facilidade cabeçalhos, rodapés e corpo do documento.

Há o recurso de usar comentários e destaques para compartilhar ideias e feedback, criar listas automáticas, fazer verificação ortográfica, inserir equações e citações usando a integração com o MathType e o EndNote, mostrar ou oculta as alterações e comentários ao passar o mouse sobre o texto, criar notas de rodapé e visualizar contagens de palavras, caracteres, parágrafos e páginas.

Compartilhamento

Com o recurso AirDrop, você pode enviar seu documento a alguém próximo. É possível compartilhar seus documentos com facilidade disponibilizando um link para o seu trabalho via Mail, Mensagens, Twitter ou Facebook. Assim, todos que tiverem um link para o documento compartilhado terão acesso à sua versão mais recente e poderão editar o conteúdo com você no iCloud.com. Isso se tiverem as devidas permissões, apenas usando um navegador no Mac ou PC.

Versão para iOS

A versão para iOS é bem mais simples de usar e, por conta disso, possui menos recursos. Porém, nem por isso, é menos funcional. Logo ao entrar pela primeira vez no app, é solicitado que você escolha se quer usar ou não o iCloud. Depois, você já pode usar o aplicativo normalmente e usufruir de seus recursos.

Nele, você pode exportar seu documento para os formatos ePub, Microsoft Word e PDF e usar o recurso “Open in Another App” (Abrir em outro APP) para copiar documentos para apps, como Dropbox ou qualquer outro que suporte essa funcionalidade. Se quiser imprimir seu documento, use o AirPrint. Com ele, você seleciona páginas específicas, número de cópias e impressão em frente e verso na hora de mandar para impressão.

Este é um programa muito útil e que possibilita uma edição de textos sem complicações. Por isso, se você lida com documento e quer simplificar sua vida, faça o download de Pages e experimente!

Nossa opinião

Sem duvida alguma o ponto forte do Pages é a sua integração com o iCloud, esse recurso permite iniciar um texto no iPhone, continuar no iPad e terminar no Mac. Essa integração não é exclusividade desse programa, mas como trata-se de um produto da Apple, o recurso é bem ajustado e simplifica muito a vida do usuário. Infelizmente existem relatos de problemas na sincronização do iCloud, por isso é bom não confiar 100% nesse recurso.

Merece destaque a interface “Document Setup” na versão para iOS, que permite uma ótima configuração visual de como ficará o documento. As opções de compartilhamento do Pages, entretanto, ainda ficam devendo. Não há ainda o suporte a serviços de armazenamento na nuvem como o DropBox e Google Docs, o que leva a crer que a Apple quer priorizar sei iCloud.

A integração do Pages não fica apenas no iCloud. Onde é possível, a interface do programa para Mac tem similaridade com as versões para iOS, tornando o uso dele mais natural, sem a necessidade de um reaprendizado. Além disso, algumas operações podem ser feitas apenas arrastando e soltando objetos dentro do documento.

Mas o ponto que coloca o Pages a frente do Word da Microsoft é o preço, pequeno, se comparado ao seu concorrente. Como boa parte dos usuários não chega a utilizar todas as funcionalidades de um editor de texto e o Pages cobre a maior parte das funções básicas, ele torna-se uma boa opção.

Mas nem tudo são flores no mundo dos editores de texto e podem ocorrer diferenças de formatações em documentos do Word quando abertos no Pages, claro, no caminho inverso isso também acontece. Isso passa a exigir do usuário um certo cuidado para não ter estragar um documento.

Prós
  • Integração com o iCloud
  • A interface “Document Setup” permite uma ótima configuração visual do documento
  • Existe uma boa similaridade entre as versões para Mac e iOS
  • Algumas operações podem ser feitas apenas arrastando e soltando objetos dentro do documento
  • O preço é pequeno comparado ao Word da Microsoft
Contras
  • Não confie 100% na sincronização do iCloud
  • Não há suporte a serviços de armazenamento na nuvem alternativos ao iCloud
  • Podem ocorrer diferenças de formatações em documentos do Word quando abertos no Pages

Fotos

Use modelos prontos para fazer seu próprio cartão de visitas pelo celular.
Arquivos deletados podem ser recuperados e visualizados ou editados novamente.
Dica mostra como proteger com senha ou Touch ID documentos importantes no iPhone.
De graça no iOS, o aplicativo Pages auxilia na tarefa.
App permite salvar currículo em PDF e compartilhar por e-mail, redes sociais e mensageiros.
Aplicativo da Apple, estilo Google Docs, está disponível em nova versão beta do serviço da nuvem iCloud.
Maior mudança está no iCloud.com, que agora aceita upload de fotos direto do navegador
Conheça 10 dicas que podem te ajudar a utilizar o máximo que seu Mac pode proporcionar.
Saiba como encontrar um arquivo de texto oculto no Mac OS X que contém a íntegra do famoso discurso de Steve Jobs a Universidade de Stanford.
O editor de textos da Apple consegue ler documentos criados pelo Word, mas o contrário não acontece.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Apple

Lançamento

17/03/2011

Nossa Opinião

NOTA tt
8.5

Sem duvida alguma o ponto forte do Pages é a sua integração com o iCloud, esse recurso permite iniciar um texto no iPhone, continuar no iPad e terminar no Mac. Essa integração não é exclusividade desse programa, mas como trata-se de um produto da Apple, o recurso é bem ajustado e simplifica muito a vida do usuário. Infelizmente existem relatos de problemas na sincronização do iCloud, por isso é bom não confiar 100% nesse recurso.

Opinião dos usuários

Fórum

Pages

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade