Pandemic: The Board Game

Pandemic: The Board Game

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Em Pandemic: The Board Game, salve o planeta de doenças contagiosas

Felipe Velloso
por Felipe Velloso em 07/10/2013 12h27

O Pandemic: The Board Game é um jogo, para iOS, de tabuleiro cooperativo. Como tem se mostrado uma forte tendência, ele deixou o mundo do papel cartonado e das peças de madeira para se tornar um aplicativo no ambiente virtual.

Como membros habilidosos de um time que combate pandemias, você deve manter o planeta a salvo enquanto luta contra quatro doenças contagiosas e tenta descobrir sua cura. Viaje o mundo, trate infecções e evite epidemias, é assim que funciona Pandemic.

Como Jogar

Para ser bem-sucedido é mais que necessário saber trabalhar em equipe. O relógio está contra você e deve evitar que as pragas se espalhem pelo mundo. No início da partida, deve-se escolher um papel (como médico, cientista ou pesquisador) que possui diferentes habilidades.

Ainda durante esta fase inicial do jogo, assim como no tabuleiro, a versão para iPad sorteia nove cartas de infecção que são utilizadas para povoar o mapa com marcadores de doença, e preenchem um rascunho de como será a partida. O sorteio das condições iniciais também torna o jogo sempre novo e diferente dos anteriores.

Durante cada um dos turnos, os jogadores podem realizar quatro ações: remover um cubo de doença, voar até uma cidade em perigo, trocar cartas com outros companheiros e muito mais.

É possível, também, comprar duas cartas novas, que podem tanto ser benéficas (ajudando a viajar ou curar doenças), ou ser algumas das piores coisas do jogo (como nas cartas marcadas epidemias) que aumenta o grau de infecção de diversas doenças.

No final de cada turno, novas cidades serão infectadas com cubos de doença e novas epidemias podem surgir. O usuário sempre deve lutar para impedir que estes eventos não saiam de controle e, também, curar as quatro doenças iniciais antes de o tempo acabar para vencer a partida.

Se alguma cidade ganhar o quarto cubo de doença, um enorme contágio acontece e espalha novos cubos para as cidades adjacentes. Se oito contágios ocorrerem, o tabuleiro fica dominado por cubos de uma mesma cor e os players perdem o jogo.

A versão de iPad ainda não apresenta jogabilidade online. O gamer pode jogar sozinho ou com até outros três jogadores adicionais. Ainda assim, é necessário passar o iPad adiante quando chegar o turno do convidado. Faça o download e confira este jogo desafiador!

Nossa opinião

Pandemic é, sem dúvidas, do ponto de vista visual, uma das melhores versões já trazidas dos tabuleiros para o mundo virtual. Os jogos são idênticos e conseguiram manter sua essência de maneira plena.

Como um jogo cooperativo, ele pode oferecer um pouco de mudança para a maioria dos jogadores que estão acostumados a competir entre si para ganhar uma partida.

Neste aplicativo, todos devem trabalhar juntos para alcançar a vitória. Isso pode trazer muita interação entre os usuários, que precisam discutir estratégias e combinar diversos planos para serem bem-sucedidos.

A dificuldade ajustável do app também é bastante interessante, pois permite que os grupos consigam controlar o seu nível de jogo. E, lentamente, progredir para partidas cada vez mais difíceis.

O principal problema do software é que a luta constante para “vencer” o tabuleiro, faz com que o jogo sempre se comporte de maneira parecida, o que pode causar certo cansaço nos players.

Outro grande defeito é a ausência de um modo online, que disponibilizaria encontrar pessoas dispostas a jogar uma partida a qualquer momento do dia e da noite.

Pandemic: the Boardgame é certamente uma das mais fiéis e melhores “traduções” de um game de tabuleiro para o mundo virtual. Com belos gráficos, interface intuitiva e a opção pelo jogo cooperativo, o título certamente será uma adição positiva para o seu acervo de jogos.

Prós
  • Jogo totalmente cooperativo
  • Interface simples e fácil de aprender
  • Belo visual e muito fiel ao jogo de tabuleiro
Contras
  • Pode se tornar repetitivo
  • Não apresenta um modo de jogo online

Fotos

Um jogo de tabuleiro moderno pode custar até R$ 250, mas sua versão para PC ou iPad sai em média por R$ 20. Confira a lista com os melhores deles.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

F2Z Digital Media

Nossa Opinião

NOTA tt
7.8

Pandemic é, sem dúvidas, do ponto de vista visual, uma das melhores versões já trazidas dos tabuleiros para o mundo virtual. Os jogos são idênticos e conseguiram manter sua essência de maneira plena.

Opinião dos usuários

Fórum

Pandemic: The Board Game

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de aventura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de aventura