Pandemonium

Pandemonium

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Explore um estranho e divertido mundo em Pandemonium

Vitor Adler
por Vitor Adler em 11/10/2013 13h12

Pandemonium é um jogo de aventura em plataforma, para Windows, que foi lançado também para PlayStation 1 em 1996 pela Square Enix. O jogo leva o jogador a um inusitado e cômico mundo onde ele deve lutar para trazer sua cidade de volta ao normal.

Os personagens principais são Fergus, o coringa, e Nikki, a feiticeira, dois estranhos seres que, acidentalmente, lançam um feitiço que acaba por destruir sua cidade, cabendo a eles, então, a difícil tarefa de encontrar a Wishing Engine (algo como “Mecanismo dos Desejos”, em português) para que possam desejar que tudo volte ao normal. Ambos os personagens são jogáveis e o usuário pode escolher com quem jogar antes de cada fase.

A jogabilidade segue um estilo de plataforma bastante familiar, o “2,5D”, que significa um jogo em 2D com elementos 3D (que remete a títulos como Crash Bandicoot e aos primeiros jogos da franquia Tomb Raider), onde o jogador explora uma diversidade de fases onde deve coletar itens, power-ups e descobrir diversos elementos escondidos (que podem vir na forma de itens ou passagens secretas). O jogo também dispõe de chefes enormes em um estilo estranho e exagerado para intensificar ainda mais a experiência do jogo.

Existem, também, níveis bônus que servem como desafio para o jogador. Para ter acesso a essas fases, o usuário deve coletar uma certa porcentagem de todo o tesouro de uma determinada fase. Uma vez que esta porcentagem é alcançada, as fases bônus ficam disponíveis, mostrando conteúdo adicional e colocando um desafio a mais à frente do jogador.

Nossa opinião

Pandemonium é mais um dos jogos que aproveitou a inovadora onda da Sony, que trouxe uma bela novidade com gráficos tridimensionais para o mundo dos consoles, o PlayStation. Ao lado de títulos como Crash e Tomb Raider, Pandemonium tenta se destacar como mais um ícone do estilo plataforma, com um enredo diferente e personagens estranhos, incomuns.

O visual do jogo é bastante caprichado, recheado de cores e com bons gráficos no melhor estilo 3D da época (apesar de ser um jogo de plataforma, onde o jogador só pode ir para frente ou para trás). A interface também é bastante satisfatória, exibindo tudo que o jogador precisa saber o tempo inteiro na tela (como barra de vida, dinheiro, etc).

Há uma storyline que tenta juntar todo enredo “diferente” do jogo em uma trama um tanto quanto inusitada e cheia de humor, mas o jogo falha bastante neste quesito, tanto por que a historinha falha em impressionar o jogador quanto pelo simples fato de que aquilo não é tão engraçado assim. Tudo isso ainda é mais agravado pelos personagens principais pouco carismáticos, que, além de sofrerem por falta de identificação para com o usuário, ainda têm a sua visibilidade dividida pela metade, já que o jogador só pode jogar com um de cada vez, já tem que escolher com quem jogar antes de cada fase (diferentemente de Donkey Kong 2, por exemplo).

Outra falha bastante notável é o trabalho realizado no áudio do jogo. A trilha sonora não é cativante e os efeitos sonoros (como os de pulo ou ataque) são bastante estranhos e, por vezes, podem ser até incômodos, o que configura um grande ponto positivo de um jogo que deveria tirar tais elementos básicos de letra.

Em suma, Pandemonium é um jogo de plataforma mediano mas que se apresenta como uma produção bastante abaixo da média, se comparada com outros títulos famosos do mesmo estilo.

Prós
  • Bons gráficos e interface
Contras
  • Péssimo trabalho de áudo
  • Enredo fraco e personagens pouco carismáticos

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Square Enix Co.,Ltd.

Lançamento

08/08/2011

Nossa Opinião

NOTA tt
6.3

Pandemonium é mais um dos jogos que aproveitou a inovadora onda da Sony, que trouxe uma bela novidade com gráficos tridimensionais para o mundo dos consoles, o PlayStation. Ao lado de títulos como Crash e Tomb Raider, Pandemonium tenta se destacar como mais um ícone do estilo plataforma, com um enredo diferente e personagens estranhos, incomuns.

Opinião dos usuários

Fórum

Pandemonium

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de raciocínio ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de raciocínio