Peek

Peek

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Confira uma nova forma de visualizar as notificações no seu Android

Luciana Vieira
por Luciana Vieira em 15/10/2014 11h28

Peek é um aplicativo para Android que traz uma nova tela de notificação ao telefone mais interativa. O aparelho recebe alertas por meio de sensores, e o usuário não precisa mais clicar em botões para acessar um alerta de um e-mail ou de uma mensagem de rede social.

O recurso é semelhante ao que já existe em celulares Moto X, da marca Motorola, que vem com a opção de notificação sem toque na tela. Com o aplicativo, o usuário poderá acionar notificações mesmo que a tela estiver desligada ou bloqueada. No primeiro caso, o Peek aciona os sensores para dar acesso ao telefone. Já no segundo, todo o aplicativo é ativado.

O sistema de liberação do telefone via sensores também vale para quem colocou senhas ou travou o telefone com alguma outra chave de segurança. O Peek consegue dar acesso às funções do aparelho e deixa o sensor ligado por um tempo determinado. Nas configurações, o usuário pode definir o monitoramento de sensores a cada dez segundos para economizar bateria (outros valores de tempo podem ser aplicados).

Interface

Todas as notificações recebidas ficam reunidas no centro da tela. Alertas de mensagens do Whatsapp e e-mails, por exemplo, se acomodam no meio e podem ser acessados apenas contando com o sensor, evitando o toque tradicional requerido pelo Android.

Através de um detector de movimento, o aplicativo é acionado, mas apenas quando "percebe" alguém à volta. A intenção é eliminar o alto consumo de energia, já que a tela acionada requer o uso da iluminação do aparelho.

O app é grátis, funciona em aparelhos Android 4.01 em diante e está em inglês.

Nossa opinião

O Peek garante maior interatividade e dinamismo no acesso às notificações de mensagens pelo celular. A ideia de trazer um sistema de notificações via sensores renova completamente o jeito de checar recados e otimiza o tempo de quem precisa visualizar dezenas de mensagens por dia, filtrado as mais interessantes.

O usuário só precisa esbarrar no telefone para ver recados em mensageiros como Whatsapp. O app consegue identificar quem está perto e acessar o telefone, mesmo se ele estiver com a tela bloqueada ou travado com uma senha. Assim que o celular é liberado, todas as notificações aparecerem no centro da interface.

O ponto alto do app é mostrar alguns detalhes da mensagem ainda na notificação. É possível saber, por exemplo, quem enviou um recado no Facebook, quem mandou um e-mail e até ler alguma parte do texto deixado por um amigo, ao segurar o botão de notificação por alguns segundos.

A interface discreta, com cores sóbrias e em destaque, facilita a leitura de notificações assim que elas chegam. A grande vantagem do app é antecipar parte da mensagem na notificação fazendo com que o usuário sinta se vale ou não a pena ler o recado.

Nas configurações, o Peek deixa o usuário escolher de qual aplicativo quer receber os alertas. Na lista há o Facebook, Gmail e Whatsapp, entre outros. Nesta área, consequentemente, é possível definir se a ideia é fazer com que o app carregue uma enxurrada de notificações vindas de grupos do mensageiro, ou apenas alguns emails de uma conta pessoal.

O serviço é muito simples de usar e ainda traz um novo plano de fundo com um lindo relógio unido a imagens artísticas desfocadas ao fundo. No centro, estão as notificações com os logos representados por cada aplicativo.

Ainda há dificuldades na leitura de notificações em alguns celulares Android e também em alguns momentos de uso. A velha tela do sistema do Google pode aparecer durante uma tentativa de acesso ao app, o que o faz não funcionar. O problema, no entanto, é corrigido, mas incomoda. De qualquer forma, vale a experiência.

Prós
  • Interface excelente
  • Opções de configuração interessantes, como escolhe de apps para exibir notificações
  • Sistema de acesso via sensor, com possibilidade economia de energia para poupar iluminação de tela
Contras
  • App pode não funcionar de vez em quando, travando

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Jesús David Gulfo Agudelo

Lançamento

15/10/2014

Versão

4.01

Nossa Opinião

NOTA tt
9.8

O Peek garante maior interatividade e dinamismo no acesso às notificações de mensagens pelo celular. A ideia de trazer um sistema de notificações via sensores renova completamente o jeito de checar recados e otimiza o tempo de quem precisa visualizar dezenas de mensagens por dia, filtrado as mais interessantes.

Opinião dos usuários

Fórum

Peek

Você ficou com alguma dúvida sobre Personalização ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Personalização