Automatize a administração de seu sistema com PowerShell

PowerShell é uma ferramenta multipltaforma, disponível para Windows, Linux e Mac, voltada para automação e configuração de sistema via scripts, bem parecido com o Shell do Linux e Mac. Inicialmente, o PowerShell era apenas um novo prompt de comando para Windows, mais poderoso que o CMD. Agora a Microsoft o transformou em um software de código aberto (coberto pela licença MIT), levando-o para outros sistemas.
Otimizado para lidar com dados estruturados, como JSON, CSV, XML, o PowerShell é especialmente útil para administradores de sistemas e usuários que precisam de recursos avançados para automatizar tarefas. Faça o download e aproveite.
Apesar de levar a fama de substituto do Prompt de Comando do Windows, PowerShell é uma ferramenta muito mais poderosa e flexível. Isso torna o software um complemento ao CMD, e ao mesmo tempo, totalmente diferente deste.
PowerShell possui comandos incorporados do Windows que são chamados de “cmdlets”. COm isso, tornam possível gerenciar o computador através da linha de comando.
Usa os “providers” para oferecer acesso a repositório de dados (registro, repositório de certificados), do mesmo modo que normalmente você acessa o sistema de arquivos.
Com PowerShell alguns recursos de manipulação de objetos podem ser manipulados diretamente ou até mesmo enviados para outras ferramentas e banco de dados. Isso economiza tempo e agiliza analises.
Mesmo com tantos recursos, o PowerShell permite fazer as funções essenciais do Prompt de Comando padrão do Windows, e com isso, pode substituí-lo.
Mas é importante lembrar que o PowerShell é um utilitário de sistema e não pode ou deve ser usado por qualquer pessoa.
- Ferramenta poderosa e flexível
- Possui comandos incorporados do Windows
- Usa os “providers” para oferecer acesso a repositório de dados
- Permite manipulação de objetos diretamente ou o envio para outras ferramentas
- Gratuito
- Não pode ou deve ser usado por qualquer pessoa