Quadrant

Quadrant

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Quadrant averigua o quanto o seu celular é potente

Thiago Barros
por Thiago Barros em 23/08/2013 09h49

O Quadrant é um dos mais populares aplicativos de benchmark para dispositivos móveis do mercado. Compatível com praticamente todos os celulares Android, desde sua versão 1.5, ele oferece ao usuário uma maneira de comprovar se o seu smartphone tem mesmo o desempenho que é divulgado.

Os benchmarks nada mais são do que processos de comparação de desempenho entre aparelhos. No caso do Quadrant, entre dispositivos móveis. Para averiguar o quanto seu celular é potente, o aplicativo realiza testes no processador, na memória RAM e também no chip de processamento gráfico.

Mas para utilizá-lo o usuário não precisa saber nada disso. É só instalar o Quadrant, tocar em “Run Full benchmark” e pronto: o programa automaticamente iniciará o processo das avaliações. No total, são oito verificações de CPU, uma de memória, quatro de I/O, uma de gráficos 2D e três de gráficos 3D.

Depois disso, são exibidas na tela algumas imagens em movimento que servem para o usuário ver na prática como o aparelho se comporta na reprodução delas. Assim que a etapa acaba, a pessoa é convidada a enviar os dados para um serviço na web para que possa receber o resultado da avaliação. Toque em “Yes” para prosseguir.

Em alguns segundos, o Quadrant exibirá um gráfico com as performances de aparelhos semelhantes e posicionará o seu gadget entre eles. Quanto mais lá em cima ele estiver, melhor o seu desempenho. O top da lista do aplicativo é o HTC One X, com quase 5 mil pontos marcados.

Para saber mais sobre cada um, é só ir na aba “Result browser”, no menu principal, onde são exibidas informações detalhadas sobre os aparelhos testados no Quadrant. Se você está procurando uma ferramenta para avaliar o desempenho do seu smartphone, confira o Quadrant. Ele está disponível tanto gratuitamente como em versões pagas.

Na edição Advanced, que custa R$ 6,90 no Google Play, e na Professional, que sai por um valor de R$ 57,77, ele oferece mais opções de testes, permitindo que seja o próprio usuário quem escolhe o que deseja avaliar. Esta opção aparece na versão free na aba “Run Custom Benchmark”, mas só pode ser acessada ao comprar o app premium.

Nossa opinião

Para quem deseja se assegurar de que o seu celular “é mesmo tudo isso”, o Quadrant é uma boa opção. Ele é um aplicativo de benchmarking bem interessante, que permite que os usuários testem o quão potentes são os seus dispositivos. O TechTudo avaliou o seu funcionamento em um Samsung Galaxy S3.

Primeiramente, em termos de interface, o Quadrant deixa a desejar. Tudo bem que esta não é uma característica fundamental para seu tipo de programa, mas o fato de ele não ser bem trabalhado visualmente incomoda. É só um fundo preto, com anúncios (no app gratuito) e as opções escritas. Mais nada.

Nas funcionalidades, nota 10 apenas para quem compra o aplicativo, que pode realizar testes customizados. Mesmo assim, no gratuito, o teste completo é o suficiente e seu recurso “Result Browser”, que exibe informações detalhadas dos aparelhos que foram testados com o app, também é muito interessante.

Utilizá-lo não poderia ser mais simples. Ele está disponível apenas em inglês, mas não há qualquer impedimento por conta disso. Basta tocar em “Run full benchmark” e o seu teste será feito automaticamente. Não é preciso configurar nada e nem tocar em alguma opção extra. Só no “Yes” antes de visualizar o resultado e mais nada.

A visualização do resultado, inclusive, também é bem simples e fácil de entender, com o gráfico colorido mostrando a sequência dos melhores desempenhos e com a pontuação do seu smartphone posicionada entre eles. Por todas estas características, já é possível notar que o Quadrant é um bom aplicativo.

No entanto, nada é mais importante do que o desempenho de sua avaliação. Nos testes realizados pelo TechTudo, o processo foi bastante rápido. O único detalhe é que, nunca, uma avaliação feita em sequência da outra é idêntica a anterior. Fizemos cinco testes e, em todos, obtivemos resultados diferentes para o Galaxy S3.

Todos, é claro, ficaram mais ou menos na mesma faixa de pontos, mas variarem entre pouco mais de 3800 pontos e em torno de 4300 pontos. Esta é uma questão polêmica. Afinal, as análises podem ser bem inconsistentes. O app avisa que nem todos os dados são exatos, mas uma variação relativamente grande na pontuação incomoda.

Em suma, vale a pena testar o seu celular com o Quadrant. Os testes são eficientes e rápidos. Sem falar que ele é gratuito. No entanto, não utilize-o como única fonte para a avaliação. Teste também outros apps do tipo, como o AnTuTu, e então tire a conclusão que você deseja sobre o desempenho do seu aparelho.

Prós
  • Simples de usar
  • Roda teste completo mesmo no app gratuito
  • Oferece detalhes sobre diversos aparelhos
Contras
  • Testes customizados só na versão paga
  • Anúncios no app gratuito
  • Visual feio
  • Pontuações alteram muito de uma avaliação para a outra

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Aurora Software

Nossa Opinião

NOTA tt
8.0

Para quem deseja se assegurar de que o seu celular “é mesmo tudo isso”, o Quadrant é uma boa opção. Ele é um aplicativo de benchmarking bem interessante, que permite que os usuários testem o quão potentes são os seus dispositivos. O TechTudo avaliou o seu funcionamento em um Samsung Galaxy S3.

Opinião dos usuários

Fórum

Quadrant

Você ficou com alguma dúvida sobre Utilitários ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Utilitários