Qwiki

Qwiki

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Revolução dos wikis: uma enciclopédia audiovisual inteiramente online

TechTudo
por TechTudo em 05/11/2010 16h31

A maneira como consumimos informação aparentemente acabou de evoluir, graças ao surgimento do Qwiki. De uma forma completamente inovadora, Qwiki se revela como uma enciclopédia virtual com um extenso acervo de verbetes para consulta em formato audiovisual. Ou seja: ao invés de ler um artigo (como você fazia nas antigas enciclopédias), agora você o assiste, com fotos, vídeos e uma narração legendada.

Qwiki é a Wikipedia do futuro Resumindo: Qwiki é a evolução do Wikipedia. É a transformação definitiva daquela coletânea sobre o conhecimento humano que começou como um catálogo de papel, e que hoje se apresenta na forma de pequenos documentários multimídias com interações e links que te levam à outros verbetes.

"Acreditamos que não é só porque a informação é armazenada em máquinas que devemos mostrá-las como se fossem listas de dados de máquinas", dizem os desenvolvedores do site.

Siga o @baixatudo no Twitter e peça o seu convite para o Qwiki. Nós enviaremos um para você assim que pudermos.

Estrutura em desenvolvimento

Convites para o Qwiki, só aqui no Baixatudo Qwiki ainda está em desenvolvimento e, por isso, o seu acesso é restrito aos participantes convidados para versão de testes alpha. E por este mesmo motivo, o site, por enquanto, só oferece a opção de consultas em inglês.

Como é de praxe em todas as versões de testes abertas para o público, os desenvolvedores do Qwiki esperam que você os informe sobre eventuais erros ou insatisfações que encontrar ou perceber durante a navegação no site.

Experimente o futuro

Qwiki traz interatividade e design inovadores para o formato de consulta em enciclopédia "Pense em quando você pergunta ao seu professor sobre o Leonardo Da Vinci, ou ao seu amigo bem-viajado sobre a cidade de Buenos Aires. Essa é a experiência que o Qwiki almeja produzir, disponível quando você quiser, onde quer que você esteja no mundo, e em qualquer dispositivo que você estiver usando",

Qwiki já nasceu com 2 milhões de artigos para consulta e possui um visual bem diferenciado, apesar de guardar suas semelhanças estruturais com os sites de vídeos online (como as páginas do Vimeo em HD). Talvez por acaso, inclusive, o Qwiki parece ser uma resposta natural ao crescente número de tutoriais e videos explicativos e didáticos nesses mesmos sites.

Acervo automatizado

O conteúdo da narração e da legenda utilizada nas apresentações do Qwiki denuncia o uso do Wikipedia como fonte de consulta. Mas fugindo dos longos textos da enciclopédia virtual, o Qwiki apresenta apenas as informações mais importantes dos verbetes, prezando bastante pela duração e pelo ritmo - o que promove uma experiência de uso e aprendizado bastante confortável.

Visualmente, no entanto, a engine do Qwiki constroí seus vídeos em tempo real, buscando referências de imagens, vídeos e gráficos em sites como o próprio Wikipedia, o Fotopedia e até o Flickr. E essa é uma das grandes sacadas do site: justamente por não ser um vídeo pré-produzido e armazenado em algum lugar, o Qwiki se mantém visualmente atualizado sem exigir servidores gigantes.

Otimizações modernas

Qwiki é uma ótima fonte de consulta para trabalhos escolares Assim como os sites de vídeo, o Qwiki também possui um recurso de sugestão de artigos relacionados com temas que possam vir a interessar o espectador enquanto assiste a apresentação de algum verbete do site. No entanto, como o site ainda está em desenvolvimento, algumas sugestões podem lhe parecer estranhas.

Além disso, enquanto o vídeo é reproduzido, a legenda poderá apontar palavras-chave para outras apresentações cujo verbete já possa ser acessada no Qwiki - assim como você já o faz nos artigos do Wikipedia.

Qwiki possui um banco de dados com fotos, gráficos e vídeos nos verbetes E para que você não tenha que carregar páginas desnecessariamente, enquanto procura algum artigo, o Qwiki possui um recurso capaz de mostrar, no próprio campo de busca, os artigos que já podem ser visualizados no seu banco de dados. Tudo isso para que você tenha a melhor experiência de navegabilidade enquanto estiver explorando o ambiente do site.

Fotos

Conheça um pouco mais da história dos primeiros 20 usuários da rede social Facebook e saiba o que mudou nesses últimos dez anos.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Qwiki

Lançamento

08/11/2010

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Internet ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Internet