Rafifa

Rafifa

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça Rafael "rafifa13" Fortes, um dos maiores nomes do FIFA no Brasil

Julio César Puiati
por Julio César Puiati em 08/05/2018 15h25

Rafael "rafifa13" Salles Leite Fortes (Rio de Janeiro, 5 de julho de 1995) é um dos maiores e mais conhecidos jogadores de FIFA no Brasil. É atualmente atleta do Paris Saint-Germain, tornando-se o primeiro brasileiro a defender um clube de futebol europeu no universo do esporte eletrônico. Bicampeão nacional e bastante experiente no cenário competitivo do game desenvolvido pela Electronic Arts, o carioca de 22 anos já participou de dois campeonatos mundiais.

História

Rafifa cultiva a paixão pelos simuladores de futebol desde criança, mas foi apenas a partir de 2011 que o atleta iniciou a sua trajetória em torneios competitivos. Naquela época, o jogador do PSG disputou um campeonato organizado pela LG no Rio de Janeiro. Já a primeira participação em competições oficias da EA Sports veio três anos depois, na FIFA Interactive World Cup (FIWC) 2014. Desde então, rafifa13 disputou mais dois torneios mundiais. Sua última conquista de destaque foi o título das seletivas americanas de 2017.

A estreia no circuito oficial

Rafael Fortes estreou com o pé direito no circuito de torneios oficiais da Electronic Arts. O brasileiro conseguiu a classificação para o evento principal da FIFA Interactive World Cup 2014, disputada no Brasil. A competição em questão é a mais importante do calendário competitivo de FIFA. Durante os dias dois e três de julho, no Rio de Janeiro, rafifa13 enfrentou os melhores jogadores do mundo em partidas de PlayStation 3.

O brasileiro se classificou para os playoffs com 100% de aproveitamento no grupo B formado pelo francês e até então campeão mundial Bruce Grannec, pelo holandês Alban Xhemajli, pelo dinamarquês Anders Bollerup e pelo romeno Marian Avram. A boa campanha, entretanto, foi interrompida nas quartas de final. Rafael perdeu a partida pelo placar de cinco a um e deu adeus ao primeiro campeonato internacional da carreira.

Início no PSG e retorno ao mundial

Rafael Fortes não se classificou para as edições 2015 e 2016 da FIFA Interactive World Cup, mas voltou a participar do mundial da categoria em 2017 após vencer as qualificatórias americanas. Além disso, foi anunciado como reforço do Paris Saint-Germain em março daquele ano, juntando-se aos já contratados August “Agge” Rosenmeier, da Dinamarca, e Lucas “DaXe” Cuillerier, da França. As partidas do mundial foram realizadas entre 16 de 18 de agosto em Londres, na Inglaterra.

Jogando pela plataforma Xbox One, rafifa13 não conseguiu avançar para as partidas de mata-mata da FIWC 2017. O brasileiro caiu no grupo B, composto pelos ingleses Tass e Thee Bullock, pelo francês Rocky, pelo canadense Filthyp95, pelo norteamericano Joey, pelo holandês Dani e pelo catariano AaMeghassib. O representante do Brasil foi eliminado após campanha de duas vitórias, um empate e quatro derrotas.

Eliminação precoce em 2018

Na luta por uma vaga no Pré-Mundial, o carioca de 22 anos não se saiu bem na ESWC 2018 em São Paulo. Novamente no Xbox One, rafifa 13 terminou em último lugar no grupo 1. O jogador acumulou duas derrotas e um empate contra o sul-africano Abu e os conterrâneos Resende e Fifalizar. Com eliminação precoce, Rafael Fortes perdeu a chance de se classificar diretamente para o FIFA 18 Global Series Playoffs, que será disputado entre 28 de maio e três de junho em Amsterdã, na Holanda.

Principais títulos

Campeonato Brasileiro de FIFA 14
Campeonato Brasileiro de FIFA 17
FIFA Ultimate Team Championship: Seletiva das Américas (2017)

Game está em constante crescimento nos esports e já distribuiu milhões de dólares em premiações
Rafifa, Gorilla e mais: confira esquemas usados por pro players para se dar bem no simulador de futebol
FIFA 19: 5 formações e táticas de pro players para o Ultimate Team
Do Fifa 14 ao Fifa 17: lista conta com campeão mundial, atleta do PSG e mais; veja quem está arrasando no cenário profissional
Fifa: conheça os 5 melhores jogadores brasileiros no competitivo
Time francês conta com alto investimeto e presença de brasileiro bicampeão no esports
PSG: 5 curiosidades sobre o time de Neymar Jr nos jogos competitivos 
Conheça as etapas, campeonatos e principais nomes do circuito organizado pela EA Sports

Opinião dos usuários

Fórum

Rafifa

Você ficou com alguma dúvida sobre Atletas ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Atletas