RaiDrive

RaiDrive

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Crie drives virtuais para acessar arquivos na nuvem com o RaiDrive

Pedro Cardoso
por Pedro Cardoso em 02/09/2019 11h24
O RaiDrive é um software para Windows que sincroniza serviços de hospedagem na nuvem com o computador do usuário. A partir de uma janela simples de configuração, o programa cria drives virtuais no sistema que simulam discos rígidos de verdade, para que seja possível acessar e editar os arquivos guardados online sem precisar estar conectado ou abrir o navegador.

O serviço é gratuito e oferece suporte aos principais sites de armazenamento na nuvem, como Google Drive, OneDrive, DropBox e Box.com, mas não trabalha com o iCloud da Apple. Existe um plano de assinatura mensal do serviço que custa US$ 2, cerca de R$ 8, que dá direito a addons e drives ilimitados, uma vez que a conta gratuita limita a oito unidades.

Nossa opinião

O app RaiDrive oferece um tipo de serviço especializado que pode não ser intuitivo para todo tipo de usuário. Entretanto, para quem está acostumado aos padrões de informática, poderá ter acesso a um serviço prático e fácil de configurar, com acesso imediato ao conteúdo hospedado na nuvem.

Desta forma, o software torna-se uma solução funcional para quem trabalha com grandes volumes de arquivos online, seja fotos, vídeos ou documentos, e prefere organizar isso tudo utilizando a interface completa do Windows, com todas as suas ferramentas de edição e organização.

Depois de configurado, o usuário é capaz de subir novos arquivos para nuvem, ou copiar o conteúdo para o seu HDD, com a facilidade de arrastar um arquivo com o mouse, assim como já está acostumado a fazer com suas fotos e documentos no dia a dia.

Mesmo que o RaiDrive tenha um serviço pago agregado, as ferramentas disponíveis na versão gratuita podem ser suficientes para torná-lo útil à maioria dos usuários comuns e suas necessidades básicas de gerenciamento de dados. O Google Fotos, por exemplo, permanece restrito nas duas versões, ou seja, só é possível visualizar as imagens, mas não editá-las.

Entre os pontos negativos do RaiDrive está a ausência do iCloud, o que inviabiliza o usuário de gerenciar os arquivos criados com o seu iPhone ou iPad, e a exigência de inserir no sistema operacional aplicações extras para poder funcionar, como é o caso do Microsoft C++ no processo de instalação.

Prós
  • Interface fácil de configurar
  • Pequeno e leve
  • Funciona em segundo plano
Contras
  • Precisa de instalações extras
  • Não funciona com iCloud

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

OpenBoxLab

Nossa Opinião

NOTA tt
8.5

O app RaiDrive oferece um tipo de serviço especializado que pode não ser intuitivo para todo tipo de usuário. Entretanto, para quem está acostumado aos padrões de informática, poderá ter acesso a um serviço prático e fácil de configurar, com acesso imediato ao conteúdo hospedado na nuvem.

Opinião dos usuários

Fórum

RaiDrive

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade