Realms of Arkania: Blade of Destiny

Realms of Arkania: Blade of Destiny

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Mate os Orcs e salve a Terra em Realms of Arkania: Blade of Destiny

Thiago Barros
por Thiago Barros em 07/08/2013 16h23

O game Realms of Arkania: Blade of Destiny é um dos mais populares games de RPG do início dos anos 90 e que por ter feito tamanho sucesso ganhou um remake em 2013, uma década depois de seu lançamento, em 1992, na Alemanha, e 1993, em todo o mundo. Na nova versão, compatível com Windows XP, Vista, 7 or 8, os gráficos estão muito mais atrativos, e a jogabilidade ganhou novos recursos.

O primeiro passo a ser dado em Realms of Arkania: Blade of Destiny é, como em todos os role playing games, criar um personagem, escolhendo seu tipo, distribuindo pontos de habilidade e preparando-o da melhor maneira possível para enfrentar os muitos desafios do complexo e desafiador universo do game. Isso é feito de maneira bem rápida, após um vídeo de introdução ser exibido para o gamer.

Com o personagem criado, é hora de explorar o mapa de Thorwal, uma das mais antigas cidades do mundo de Aventuria, onde se passa a história. O enredo do game é simples: um chefe orc reuniu tropas e planeja atacar os humanos. O jogador é contratado por um líder da raça humana para encontrar a Espada do Destino e derrotar os Orcs. Para isso, é preciso encontrar peças de um mapa perdido, montá-lo e achar o artefato.

Tudo isso tem um limite de tempo: dois anos (na contagem do jogo, é claro). Caso você falhe, os Orcs tomarão a Terra. O jogo tem um sistema que não é novidade para os fãs de RPG, com a diferença de muitos movimentos serem feitos em câmeras de primeira pessoa, com interações mais interessantes entre todos os personagens, e as batalhas táticas, em terceira pessoa.

O mapa é enorme, com vários objetivos e side quests, e o game pode ter até 80 horas de duração. É um RPG bem old school, que custa R$ 34,99 no Steam e tem como principal requisito básico um Intel Core2Duo ou AMD X2 CPU, com 2,4 GHz, RAM de 2 GB, placa gráfica com no mínimo 256 MB de VRAM, DirectX 10 e 5 GB de espaço.

Conheça as habilidades de Realms of Arkania

No game, um ponto importante são as habilidades e o usuário que se interessar por fazer o download de Realms of Arkania precisa conhecê-las previamente. Ao total, são sete habilidades (skills): combate, corpo, social, natureza, conhecimentos, criação e intuição. Em cada uma delas, há características próprias.

Cada personagem tem uma combinação destas habilidades já preestabelecidas e, dentro delas, é possível selecionar características próprias. Ao total, o gamer tem como escolher entre 12 tipos de personalidade para seus bonecos, como elfo, druida, bruxo, guerreiro e etc. Por isso, é preciso escolher muito bem.

Nossa opinião

Definitivamente, Realms of Arkania: Blade of Destiny é um game com problemas. Muitos problemas. A começar pelo fato de parecer um jogo ainda não finalizado. Os trailers são empolgantes e, como é o remake de uma série conhecida, muitos usuários podem ficar tentados a adquirirem a versão. Antes disso, é preciso ter ciência de algumas coisas.

O game, certamente, não vale os R$ 34,99 cobrados por ele. Primeiramente, em termos visuais, ele não possui as características necessárias para um lançamento de 2013. Os detalhes de ambientes e personagens não são nada apurados e, apesar de até haver um ou outro cenário interessante, no geral, a experiência não é satisfatória.

Porém, isso não é o pior. A usabilidade não é nada boa. O game não tem um tutorial, a sua língua original é o alemão e há muitas palavras não traduzidas nos diálogos, além de não haver também suporte para o uso de joystick. Em termos de desempenho, a coisa não é também muito animadora, com travamentos frequentes.

O modo de jogo é um só e, apesar da câmera em primeira pessoa dar um ar legal para este game, não ajuda muito na exploração dos locais – que são bem entediantes e com pouquíssima ação. Os combates não empolgam, além de serem demorados, e não há a opção de salvar o game enquanto está rolando uma disputa.

Resumidamente, Realms of Arkania: Blade of Destiny passa longe de ser um dos bons games de RPG que existem para PC atualmente. É um jogo que, claramente, ainda não deveria ter sido lançado. A empresa, periodicamente, vem lançado patches, mas ele não está nem perto de valer o preço cobrado no Steam.

Prós
  • Enredo interessante
  • Remake de um clássico
Contras
  • Visual abaixo do esperado
  • Faltam mais informações de como jogar
  • Travamentos inesperados
  • Objetivos mal definidos
  • Pouquíssima ação

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Crafty Studios

Nossa Opinião

NOTA tt
4.3

Definitivamente, Realms of Arkania: Blade of Destiny é um game com problemas. Muitos problemas. A começar pelo fato de parecer um jogo ainda não finalizado. Os trailers são empolgantes e, como é o remake de uma série conhecida, muitos usuários podem ficar tentados a adquirirem a versão. Antes disso, é preciso ter ciência de algumas coisas.

Opinião dos usuários

Fórum

Realms of Arkania: Blade of Destiny

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de RPG ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de RPG