Recalbox é o sistema ideal para um console retrô

Recalbox e seus concorrentes são elementos centrais na febre pelos sistemas de emulação e consoles retrô com pegada faça-você-mesmo que vem ganhando espaço na Internet. O Recalbox dá ao usuário acesso a 40 sistemas de diferentes eras e suporte a até cinco jogadores locais. Com acesso à Internet, o Recalbox recebe atualizações frequentes e chama atenção pela disponibilidade do Kodi, media center que torna o sistema não apenas uma central de games, mas também uma plataforma de entretenimento completa.
Em relação ao uso, as críticas negativas que podem ser direcionadas ao sistema têm a ver com o regime de atualizações: o processo de liberação de novas versões estáveis do Recalbox é um pouco lento, sobretudo se comparado com o grande rival, o Retropie. Essa característica acaba impactando negativamente no suporte a alguns recursos, no caso do Raspberry Pi, e na integração de novos emuladores.
Um exemplo é o Bluetooth: o Raspberry Pi 3 dispõe do componente na placa mas, ao contrário do Retropie, o Recalbox não oferece suporte nativo a esse tipo de rede, exigindo que usuários que queiram jogar com controles sem fio adquiram um dongle USB. Em termos de emuladores, o Retropie já conta com o Dreamcast há algum tempo, plataforma ainda não implementada oficialmente no Recalbox.
Mas o sistema compensa essas omissões oferecendo uma experiência de uso muito mais agradável e amigável do que o grande rival: em nenhum momento, o usuário convencional terá de usar linhas de comando e ver telas de prompt, como é comum no Retropie, de abordagem mais hermética.
Em linhas gerais, o Recalbox é uma ótima escolha, especialmente para quem não tem tanta intimidade com as excentricidades do Linux, ou está começando a mexer com placas, como os Raspberry Pi e Odroid. Simples de usar, estável e bem funcional naquilo que promete, o Recalbox pode ser o coração não apenas de um console retrô com dezenas de sistemas diferentes, mas também uma central de mídia poderosa graças ao Kodi.
- Extremamente simples de usar
- Traz o Kodi Media Center instalado
- Acesso a emuladores de mais de 40 sistemas diferentes
- Liberação de novas versões demora muito
- Ainda não oferece suporte a Bluetooth no Raspberry
- Alguns sistemas não são emulados via Recalbox